© 2022 MARVEL.

Invasão Secreta, primeiras impressões

A nova série da Marvel Studios afinal não é uma série de super-heróis. Mas tem extraterrestres. Ainda que prometa caras novas, será que esta nova aposta é o suficiente para reavivar o interesse nas séries do universo? “Invasão Secreta” estreia na Disney+ e continua a dar seguimento a um projeto que já lançou Wanda, Falcão e o Soldado de Inverno para os pequenos ecrãs.

Depois dos grandes filmes que ao longo de anos foram juntando e criando crossovers entre as histórias de super-heróis, como Homem de Ferro, Capitão América, Viúva Negra ou até mesmo Black Panther, a Marvel Studios tem uma nova aposta no mundo das séries de televisão.

Secret Invasion Invasão Secreta
Samuel L. Jackson regressa à MCU mas com companhia já conhecida © 2023 MARVEL.

Invasão Secreta” apresenta-se como a mais recente produção conjunta da Marvel Studios com a Disney+ mas desta vez com um toque diferente. Sendo das poucas que ainda nos remete para os filmes de Vingadores, esta surge um tanto distante de títulos como “WandaVision” ou “Falcon and the Winter Soldier“. Aliás, a nova série surge mesmo depois de novas personagens serem apresentadas, como “Ms Marvel“, “She Hulk” ou “Moon Knight“. Mas o que difere é o protagonista: Nick Fury. Todos o conhecem e todos sabem que ele não é um super-herói!

Lê Também:   Hawkeye, primeira temporada em análise

Ainda que surja intercalada, esta, para já, revela-se uma boa surpresa. Pelo menos a julgar pelos primeiros dois episódios a que a Magazine.HD já teve acesso.

Com um foco numa personagem adorada, mas que não é um super-herói, “Invasão Secreta” é a história do icónico Nick Fury. O agente da S.H.I.E.L.D., que os fãs já gostaram de ver em tantos filmes, é a personagem central e é ele que dá o mote para esta nova história. E… que história! (ou pelo menos avizinha-se vá).

Marvel Studios Secret Invasion
Cobie Smulders é uma vez mais Maria Hill, acompanhando a jornada do seu mentor, Nick Fury | Photo by Des Willie. © 2023 MARVEL.



A performance de Samuel L. Jackson nos vários filmes da MCU, ao longo dos últimos dez anos, nunca foi efetivamente extraordinária. Calma! Não estamos a dizer que foi péssima, mas convenhamos, não teve tempo de antena suficiente para se expressar. Mas aqui tudo muda. Em “Invasão Secreta” Nick Fury está de volta (bem, relativamente) ao mundo dos super-heróis e extraterrestres, mas já não é a mesma pessoa, ou agente. O Blip aconteceu, ele mudou, e muita coisa mudou, inclusive a sua relação com o governo e a S.H.I.EL.D.

Pelos dois primeiros episódios é possível ver desde cedo que Samuel L. Jackson desenvolve a personagem e apresenta-a com uma profundidade nunca conseguida antes. Um ponto bónus na nossa opinião e que faz o balanço ideal com o coração da série: um thriller dramático com ficção científica e uma relativamente interessante história de espiões e agentes.

Lê Também:   Invasão Secreta | Conhece as novas personagens

Quanto aos novos atores do universo, a nossa opinião ainda é tremida. Olivia Colman traz um certo humor peculiar como uma agente do MI6 com valores duvidosos, mas o que vimos dela, de Emilia Clarke e Kingsley Ben-Adir ainda não nos convenceu na íntegra. Clarke pouco mostra, e voltamos a sentir-nos em “Guerra dos Tronos” quando a personagem apenas procura vingança; já Ben-Adir parece estar num impasse de mostrar qualquer tipo de emoção, com uma personagem carrancuda, sem expressão e que falta algum carisma.

Olivia Colman
Olivia Colman junta-se à MCU como Agente Especial Sony Falsworth | Photo by Gareth Gatrell. © 2023 MARVEL.

Mas não fosse uma série Marvel, “Invasão Secreta” agracia-nos com as personagens favoritas de outras histórias. Nunca negamos aparições de Cobie Smulders como Maria Hill, Martin Freeman como Everett K. Ross, Ben Mendelsohn como Talos ou Don Cheadle como James Rhodes.

O que também nos cativou? Não há um claro vilão na história. É uma história que envolve a raça humano, poder, ambição, promessas (quebradas a maioria), extraterrestres e mística. E sim, há extraterrestres na história, alguns com motivos mais vingativos que outros mas pelo que já vimos, nem sabemos se serão os verdadeiros vilões. Se é que alguma vez possam ser. Há demasiado em jogo, e muitos segredos para desvendar e perceber o que se passa realmente na vida de Fury e o impacto que pode vir a ter no mundo. Há extraterrestres sim, mas não há a mística dos super-heróis que têm de co-existir na sociedade com quem não percebe os seus poderes.

Porém, enquanto série stand-alone, “Invasão Secreta” não resulta, porque precisamos do contexto que apenas quem viu “Captain Marvel” consegue. “Invasão Secreta” não está feita para potenciais novos fãs, mas para os fãs mais leais da saga. E, ainda que tenha muita ligação ao passado, é uma lufada de ar fresco porque o herói não é o protagonista, as relações humanas estão em foco e as personagens são desenvolvidas de forma bastante interessante. A nova série da Marvel Studios, a nosso ver, é uma ligação às histórias de Wanda, Falcão, Soldado de Inverno e de um dos vingadores, Hawkeye. E, quem sabe, até um género de mini fase, que antecede às séries dos novos super-heróis.

Secret Invasion Invasão Secreta
© 2023 MARVEL.

E fiquem com a nota: há logo surpresas nos dois primeiros episódios, por isso mal podemos ver o nos espera durante a temporada inteira!

“Invasão Secreta” abre as estreias de 21 de junho na Disney+, não sendo claro se será temporada única ou com possível continuação.

Quais é que são as tuas expectativas para esta nova série da Marvel Studios? Ainda ficas entusiasmado(a) com estes projetos ou já estás no grupo dos que se cansaram deste universo?

TRAILER | INVASÃO SECRETA É UMA SÉRIE DISNEY+

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *