Os melhores jogos de terror para experimentar no Halloween
Se gostas de um bom jogo de terror, apaga as luzes, fecha as cortinas, coloca os teus headphones e aproveita ao máximo o teu Halloween.
O ano é 1982. A Sony lança o primeiro CD Player no Japão e revoluciona a indústria da música para sempre. A Disney estreia “Tron“, um filme de ficção-científica que seria marcante pelos seus efeitos-visuais. E foi também neste ano que “Haunted House” se tornaria no primeiro jogo de terror da história.
Apesar de “Mystery House” (1980), desenvolvido para o Apple II, já incluir alguns temas que atualmente ligamos ao género do terror, nomeadamente, a descoberta de cadáveres numa mansão, é “Haunted House” que ficaria conhecido por inaugurar de facto este tipo de jogo. Assim, o título da Atari 2600 é uma das principais razões de podermos escondermo-nos no nosso quarto e apreciar um bom jogo de terror, seja ele aterrorizante pela história, pelo visual ou até pela mecânica.
Existem centenas de bons projetos que poderíamos partilhar contigo, e aconselhamos-te a passar pelas secções de terror da Steam ou das consolas para descobrires as melhores promoções e até projetos indie que muitas vezes nos surpreendem. Por aqui, vamos partilhar alguns dos nossos favoritos no que toca a títulos recentes.
Alien: Isolation
- Plataforma recomendada: PlayStation 5, Xbox Series X/S, Steam (Windows, masOS)
Disparado um dos melhores jogos de terror já feitos, “Alien: Isolation” é um título desenvolvido pela Creative Assembly e publicado pela SEGA, que te mergulha numa situação semelhante à do filme original de Ridley Scott, estreado em 1979. O jogador é Amanda, a filha de Ellen Ripley, uma jovem que se vê presa numa estação espacial chamada Sevastopol com uma criatura alienígena que a persegue constantemente.
O elemento mais aterrorizante de “Alien: Isolation“, é o facto da criatura estar sempre a seguir-te. Sim! Os barulhos que vais ouvindo no sistema de ventilação não são apenas efeitos sonoros mas o próprio Alien. Apesar de não estar programado para te atacar sempre, ele sabe a localização do jogador e segue-o a uma “distância segura” que o torna numa ameaça constante.
The Texas Chain Saw Massacre
- Plataforma recomendada: PlayStation 5, Xbox Series X/S, Steam (Windows)
Se procuras algo para experimentares com outros jogadores, sejam eles amigos ou desconhecidos, então aconselhamos-te “The Texas Chain Saw Massacre“. O projeto da Sumo Nottingham e da Gun Interactive acontece cinco meses antes dos eventos do filme de 1974, realizado por Tobe Hooper, e segue Ana Flores. Após o desaparecimento da sua irmã, Maria Flores, Ana decide investigar o caso com a ajuda dos seus amigos mas o grupo acaba capturado pelos Sawyer.
O jogador é convidado a escolher encarnar um dos assassinos, inclusivamente o icónico Leatherface (Bubba), ou um dos sobreviventes. Estes últimos terão de descobrir uma forma de escapar da casa, podendo apenas esconder-se ou fugir, tornando a experiência em algo de facto assustador.
The Mortuary Assistant
- Plataforma recomendada: PlayStation 5, Xbox Series X/S, Steam (Windows)
Neste jogo não existe um assassino constantemente atrás de ti, mas garantimos-te que “The Mortuary Assistant” vai marcar o teu Halloween pela positiva. O título foi desenvolvido pela DarkStone Digital e publicado pela DreadXP, explorando o “dia-a-dia” de uma assistente numa mortuária. Contudo, preparar cadáveres não é a única coisa que terás de fazer.
Na verdade, a tua tarefa é não apenas a de cuidar dos corpos mas também perceber quais estão possuídos antes que o demónio te possua a ti. O jogo é bastante sinistro e está repleto de pequenos “jump scares”, alguns aterrorizantes pelo quão imperceptíveis são – um terror psicológico bastante interessante.
Resident Evil Village
- Plataforma aconselhada: PlayStation 5, Xbox Series X/S, Steam (Windows), macOS
“Resident Evil 4” é um dos favoritos dos fãs (e daqui da casa), no entanto, “Resident Evil Village” recebe o bolo de melhor jogo para experimentar no Halloween. Desenvolvido pela Capcom, o título regressa a Ethan Winters, desta vez obrigado a mergulhar numa aldeia misteriosa após o assassinato de Mia e o rapto da sua filha.
Os ambientes são sombrios e enevoados, oferecendo o pano de fundo perfeito para o Halloween. O jogo obriga-te a enfrentar vampiros, lobisomens e outras criaturas assustadoras (estamos a olhar para ti… Casa Beneviento – if you know, you know).
Silent Hill 2 Remake
- Plataforma aconselhada: PlayStation 5, Steam (Windows)
Era impossível fazer um “melhores jogos de terror” em 2024 sem mencionar “Silent Hill 2 Remake“. Desenvolvido pela Bloober Team, empresa cuja reputação nem sempre é a melhor, o novo título da Konami surpreendeu todos com ambientes que chegam mesmo a otimizar o terror sentido no original.
O jogador é James Sunderland, um homem que chega a Silent Hill com o objetivo de encontrar a sua esposa, Mary. Contudo, o que ele encontra são criaturas infernais e personagens cujas histórias são tão misteriosas quanto a cidade à sua volta.
Outlast (1 & 2)
- Plataforma recomendada: PlayStation 5, Xbox Series X/S, Steam (Windows), macOS
Atualmente com um grande desconto na Steam, “Outlast” é um dos jogos mais aterrorizantes dos últimos anos e vale muito a pena ser jogado ou revisitado. Desenvolvido e publicado pela Red Barrels, o título atira-te para dentro de um hospital psiquiátrico cujos pacientes são essencialmente “assassinos”. O jogador é um jornalista que terá de investigar o segredo da instituição ao mesmo tempo que tenta sobreviver.
Os espaços escuros e muitas vezes apenas visíveis através da visão noturna da câmara de filmar (objeto que consome pilhas, oferecendo-lhe um tempo relativamente limitado de uso), torna tudo assombroso. Os jump scares e as perseguições são também fantásticas e garantimos pesadelos após a tua sessão.
Inscryption
- Plataforma recomendada: PlayStation 5, Xbox Series X/S, Steam (Windows), macOS
Para terminar, deixamos-te aqui um jogo diferente e mais virado para os amantes das cartas. Desenvolvido pela Devolver Digital e publicado pela Daniel Mullins Games, “Inscryption” é do género roguelike deck-building, e leva o jogador até uma cabana onde terá de vencer vários jogos para sobreviver e passar à fase seguinte.
Não te vamos aqui explicar muito da narrativa pois este é um grande ponto forte do jogo. O gameplay é também fácil de aprender, mesmo para quem nunca jogou este tipo de título, garantindo que todos se conseguem divertir. Claro, o ambiente é bastante sinistro e perfeito para uma noite spooky de Halloween.
Lembramos que a maioria das plataformas está com promoções especiais de Halloween e descontos enormes que não podes mesmo perder! Qual o teu jogo de terror favorito?