© Wikimedia Commons

John le Carré faleceu aos 89 anos vítima de pneumonia

O escritor John le Carré, mais conhecido pela sua literatura de espionagem, faleceu aos 89 após ser internado devido a uma pneumonia grave.

O ano 2020 tem sido uma prova de resiliência para todos e infelizmente, o mundo da literatura fica hoje mais triste. John le Carré, conhecido pela sua carreira como escritor e espião na Europa do pós-guerra, faleceu este domingo aos 89 anos.

Nascido como David Cornwell no ano de 1931, iniciou a sua atividade como professor no Colégio de Eton em Windsor e entrou para os serviços de inteligência britânicos anos mais tarde, começando a publicar sob o pseudónimo de John le Carré para não ser reconhecido. A sua experiência pessoal deu vida a muitos dos seus livros que acabaram por se basear no contexto da Guerra Fria, conferindo a cada uma das histórias uma característica única: o realismo dos serviços de espionagem.

Iniciou a sua carreira literária em 1961 com o romance “Chamada para a Morte” mas tornou-se mundialmente reconhecido na terceira obra, “O Espião Que Saiu do Frio”, em 1963. Este livro conta a história de um agente que tenta a todo o custo pôr termo à sua carreira como espião e o seu enorme sucesso não tardou a ser adaptado ao cinema. Em 1965 estreou o filme homónimo, realizado por Martin Ritt, chegando a ganhar alguns dos mais importantes prémios cinematográficos e duas nomeações aos Óscares de 1966.

Mais recentemente, a sua obra “O Gerente da Noite” valeu uma adaptação para televisão em 2016 interpretada pelos atores Hugh Laurie e Tom Hiddleston e muito bem cotada pela crítica. A série arrecadou três Globos de Ouro e o desejo de adaptar o livro “O Espião que Saiu do Frio” no mesmo formato.

Entre os seus romances de espionagem mais lidos, está a célebre trilogia de Smiley, personagem presente em várias das suas obras e representada na saga “A Toupeira”, “O Ilustre Colegial” e “A Gente de Smiley”. Também  “O Alfaiate do Panamá”, “Single & Single”,  “A Rapariga do Tambor” e “O Fiel Jardineiro” são alguns dos livros mais conhecidos deste génio da literatura. Faleceu aos 89 anos no Royal Cornwall Hospital, no Reino Unido, vítima de uma pneumonia grave.

IMAGEM | FALECEU JOHN LE CARRÉ, UM DOS MELHORES ESCRITORES DA SUA ÉPOCA

Tal como pudemos ler no comunicado oficial, o seu agente de longa data, Jonny Geller, descreveu Le Carré como:

Um gigante indiscutível da literatura inglesa. Ele definiu a era da Guerra Fria e destemidamente falou a verdade nas décadas que se seguiram. Perdi um mentor, uma inspiração e o mais importante, um amigo. Não voltaremos a ver seu semelhante”

Até sempre, Le Carré.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *