Ralf Roletschek, via Wikimedia Commons

LEGO celebra 90 anos de construções

Parabéns LEGO Group! São 90 anos de construções e brincadeiras, com muita criatividade à mistura. Através de pequenas peças dos mais diversos tamanhos, criam-se autênticos monumentos. Neste marco importante, relembramos a história que trouxe felicidade a miúdos e graúdos. 

Em 1932, o jovem carpinteiro dinamarquês Ole Kirk Kristiansen, pegou nas suas ferramentas e construiu o primeiro carro de madeira da empresa, que viria a chamar-se “LEGO”, inspirado nas palavras “Leg Godt”, que significa “brincar bem” em dinamarquês. Especializou-se em brinquedos de alta qualidade, com o mesmo propósito de hoje, promover a diversão e aprendizagem através das brincadeiras. Começou com vários tipos de veículos, patos e ioiôs. Só mais tarde, Ole aventurou-se em experiências com tijolos de construção de plástico. Foi o seu filho Godtfred que acrescentou os pequenos tubos/saliências que fazem as peças encaixarem-se e permanecer juntas. Assim, em 1958, nasceu as peças LEGO que hoje conhecemos.

Lê Também:
LEGO vai lançar set inspirado em The Office

Desde daí, as famosas peças LEGO já integraram mais de 18 mil sets de LEGO, com algumas temáticas inspiradas em “Harry Potter”, “Star Wars” e “O Senhor dos Anéis“. Além disso, as peças de plástico também chegaram ao mundo digital, através de dezenas de jogos e filmes.

Para celebrar o 90º aniversário, a empresa dinamarquesa comemora o primeiro Dia Mundial da Brincadeira, com novas pesquisas sobre os tempos de lazer das famílias. Assim sendo, os estudos concluem quem mais de 80% das famílias querem ter dias com mais brincadeiras. O estudo LEGO Play Well 2022 inquiriu 55 mil pais e crianças de 30 países, e concluiu-se, que apesar da importância atribuída à brincadeira, as famílias têm dificuldades a estabelecer prioridades.

LEGO
Ole Kirk Christiansen / © LEGO

Nesse sentido, quase todos os pais acreditam que a brincadeira ajuda as crianças a desenvolver competências para a vida, como a comunicação, a capacidade de resolução de problemas e a confiança. Além disso, torna a família mais feliz e forte. No entanto, as famílias sentem que falta algo. Dos pais e crianças inquiridos, 34% sente que a família não brinca em conjunto o suficiente. Sendo que os maiores entraves à brincadeira em família são as responsabilidades diárias, as tarefas caseiras, e, simplesmente, por não terem tempo suficiente.

Lê Também:
Lego Star Wars: The Skywalker Saga | 3 batalhas que ficaram de fora

Nesse sentido, no dia 10 de Agosto, no 90º aniversário da LEGO, a empresa dinamarquesa preparou comemorações lúcidas por todo o mundo. Vai ser inaugurado um novo e entusiasmante espaço em West Harlem, Nova Iorque, inspirado pelas crianças do bairro e as suas ideias. O intuito é criar mais brincadeira na comunidade. Um pouco por todo o mundo, as lojas da LEGO vão receber as famílias com atividades de construção divertidas e ligadas ao aniversário. 

Além disso, e em colaboração com a ADIDAS, a empresa dinamarquesa vai levar atividades lúdicas às principais ruas de Londres, Nova Iorque e Berlim. Para quem não está em nenhum destes locais, poderá participar em desafios de construção online e com o quiz “What Brick Are You?”, disponível no site oficial da LEGO e nas redes sociais da empresa.

Em Portugal, ainda com a primeira loja da LEGO em construção, os espaços LEGO Fan Factories vão ter várias atividades especiais, com destaque para o espaço do Marshopping Matosinhos, com a construção de uma figura de LEGO Super Mario em tamanho gigante.

Lê Também:
LEGO Con 2022 | Resumo do Evento

Vai ser uma celebração à altura da marca, e sempre com o mesmo objetivo. Segundo Thomas Kirk Kristiansen, bisneto de Ole Kirk Kristiansen e Chairman do LEGO Group, “Quer se trate de 1932, 2022 ou do nosso 100.º aniversário, em 2032, temos sempre como objetivo continuar o legado de Ole, ajudando todas as famílias, onde quer que estejam no mundo, a brincar bem.”.

TRAILER | CRIANÇAS E ADULTOS, TODOS GOSTAM DE LEGO

Quantos sets tens por casa? Vais participar nas celebrações?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.