© Luana Navi

LEO, o artista brasileiro em ascensão fala sobre o seu novo projeto inspirado em São Paulo

Com a pandemia veio para Portugal de forma a relançar a carreira. Abriu concertos de Akon e Tyga, eis o próximo grande nome do hip-hop, LEO.

O hip-hop é um género em constante mutação. O que se sente é facilmente transformado em letra e música cujo temas finais são capazes de inspirar milhares de pessoas. É um género musical difícil de definir devido aos diversos sub-géneros. No entanto, há um artista em ascensão que promete dar que falar e já está a dar tudo dentro da área.

Lê Também:   Grandes Filmes na TV | Semana de 15 a 21 de Janeiro

Eis LEO, um dos artistas sensação no Brasil em 2019. O seu talento captou o olhar de alguns dos melhores artistas mundiais e assim acabou por abrir concertos do Akon e do Tyga. Com a pandemia e outros obstáculos, LEO teve um contratempo, mas está determinado em dar tudo por tudo para chegar onde merece. A MHD falou em exclusivo com o artista sobre o novo projeto, “Child of SP”.

MHD: Conte-nos um pouco sobre si, qual é a sua história?

LEO: Sou originalmente de São Paulo, mas fui criado na Flórida e vivi entre esses dois lugares até aos meus 20 anos. Conheci a música com 14 anos, quando encontrei um violão na minha casa que pertencia a um grande amigo do meu pai, que ficava em nossa casa quando vinha do Texas para o Brasil. Foi a partir daí que tudo começou, aprendi a tocar sozinho e mais tarde, aprendi também a tocar piano. Pratiquei muito, procurando sempre melhorar e descobrir o meu caminho e profissionalizei-me, cresci, abri espetáculos para artistas internacionais como Akon e o Tyga, em São Paulo e, em 2021, assinei com a Sony aqui em Portugal, onde lancei meu primeiro single, Smoke.

Lê Também:   Há más notícias para os fãs de The Good Doctor

Além de tudo isto falo cinco línguas, português, inglês, francês, espanhol e italiano, sendo que as três últimas aprendi sozinho, em períodos que fui obrigado a ficar em casa, como a pandemia. Opto pelo inglês na música, porque é a minha primeira língua, foi aquela com que fui educado na escola e aquela que me tocou primeiro musicalmente.

LEO child of sp rap hip hop entrevista
© Luana Navi



MHD: Como surgiu a ideia para o primeiro single, Smoke?

LEO: Apesar de ser cantor, tocar instrumentos, etc. A minha base musical é e sempre foi o Rap. Eu sou MC antes de qualquer coisa na música. Foi o Rap que me educou, me instruiu, me deu uma nova lente para ver o mundo. O Rap é a voz do povo e, sempre que precisar e eu sentir necessário, usarei o Rap para dizer aquilo que não dá para ser dito no canto. A Smoke foi um som lançado para homenagear o movimento que me criou e me possibilitou a ter bagagem e as referências suficientes para criar novas canções e expandir o horizonte. A Issues faz parte da expansão, desse outro lado que quero mostrar ao público.

LEO child of sp rap hip hop entrevista
© Luana Navi

MHD: Agora há um novo single, Issues, o que é que o público pode esperar?

LEO: Uma mudança drástica para começar. Este é o meu novo projeto, “Child of SP”, que reflete não só o meu percurso, mas a cidade de onde venho e que me criou. Sou um filho de São Paulo, que se apaixonou por Lisboa e escolhi esta cidade para (re)lançar a [minha] carreira. Vai ser a primeira vez que vou mostrar este lado mais sensível, mais sentimental ao público. Hoje somos tão pressionados como artistas a abrirmo-nos ao máximo e expomo-nos muito cedo. Felizmente eu tive o privilégio do tempo, de me preparar e crescer como homem e artista e hoje tenho toda a segurança de quem sou e o que sou como artista. Por isso a Issues é essa demonstração do meu lado mais íntimo, mais sentimental. Foi uma música já escrita em Portugal, pouco depois de chegar cá e inspirada por uma paixão vivida cá.

LEO child of sp rap hip hop entrevista
© Luana Navi



MHD: Quais foram os grandes desafios no relançar da sua carreira?

LEO: A pandemia e um problema de saúde fizeram com que tenha interrompido a carreira, mas usei esse tempo para me preparar, para me descobrir e compreender melhor aquilo que quero ser como artista e, por mais incrível que pareça, eu sinto que agora está a ser mais fácil. Quando lancei a Smoke eu não tinha experiência como tenho hoje. Hoje conheço a indústria, tive uma experiência fundamental com a produtora. Pude também entender a luta do imigrante em Lisboa, uma cidade tão multicultural que me mostrou outras perspectivas e visões, outras lutas. Tive pessoas maravilhosas que se cruzaram no meu caminho que hoje trabalham exclusivamente comigo. Hoje eu estou mais preparado do que nunca. Eu sei exatamente para onde quero ir.

LEO child of sp rap hip hop entrevista
© Luana Navi

MHD: Quais são os próximos planos?

LEO: Muito trabalho. Muitos espetáculos que anunciaremos em breve, para 2024, via o meu Instagram. Novos temas e histórias que já estão prontos e sairão em breve. Acho que acima de tudo é continuar a impressionar e a tocar as pessoas com a música. Essa é a missão.

Lê Também:   Este icónico filme com Robert de Niro e Jodie Foster acaba de chegar à Prime Video

MHD: Por fim, palco de sonho?

LEO: Aqui na Europa, eu diria o Camp Nou, Estádio do Barcelona.

VIDEOCLIPE | CHILD OF SP, O NOVO PROJETO DE LEO

Já conhecias este artista?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *