Liga da Justiça: O bom, o mau e o dispensável
[tps_header]
“Liga da Justiça” é o mais recente filme do Universo da DC e tem dado que falar por gerar tanta controvérsia junto dos fãs.
[/tps_header]
SPOILER ALERT!
A Magazine.HD informa que este artigo pode conter informações sobre o filme “Liga da Justiça”.
Já viram “Liga da Justiça”? Então certamente já têm uma opinião formada sobre quais os melhores e os piores momentos do filme. Podemos mesmo dizer que ao longo do filme foi possível destacar bons momentos, maus momentos e aqueles que consideramos ser completamente evitáveis. A verdade é que “Liga da Justiça” não tem recebido as melhores críticas. O que é bastante estranho uma vez que um filme com alguns do maiores super-heróis de sempre não tinha como não falhar.
Ainda assim, algo não esteve bem. A equipa juntou-se, ainda que desfalcada, com uma missão simples: Destruir Steppenwolf e salvar a terra. Uma missão aparentemente fácil uma vez que a humanidade estava na mãos de verdadeiros heróis.
Os fãs não quiserem perder pitada e apesar das piores críticas foram ao cinema. E nós também lá estivemos. Por isso criámos uma lista com o melhor, o pior e o evitável deste que prometia ser um filme de sucesso.
Curiosos?
LIGA DA JUSTIÇA: O BOM
Nem tudo foi mau no filme do Universo da DC, “Liga da Justiça”. Ao contrário do que muitos possam pensar existem momentos que merecem o nosso destaque por terem sido relevantes. Destacamos algumas personagens, as imagens e o humor como algo de bastante positivo.
FLASH
Muitos dos fãs que acompanham as séries da DC estavam um pouco cépticos em relação ao trabalho de Ezra Miller. O ator que interpreta Flash não só tinha que ser “the fastest man alive”, como tinha que ser um Flash totalmente diferente de Grant Gustin. O papel não era de todo fácil, mas Miller conseguiu trazer-nos um Barry Allen completamente divertido.
À semelhança de Gustin, em “Liga da Justiça” podemos assistir a um Barry muito divertido, empático e fascinado por conhecer Batman e Superman. Quem não estaria? O nosso Flash esteve imparável e um dos momentos que destacamos como bom é quando o herói ajuda Wonder Woman. Desde as imagens gráficas ao soundtrack a cena foi simplesmente incrível!
MOMENTOS DE HUMOR
Jason Mamoa conseguiu deixar de lado Kal Drogo no papel de Aquaman. E este é um herói diferente daquele que nos é apresentado nas bandas desenhadas. No entanto é impossível não destacar a cena em que o herói está sentado em cima do laço da verdade de Wonder Woman. O resultado: Uma verdade bastante cómica. Para muitos este momento foi dos mais engraçados de todo o filme.
Aliás o filme supreendeu pela positiva o que diz respeito aos momentos de humor. E isso foi um ponto que não podíamos deixar de referir.
O REGRESSO DE SUPERMAN
Seria impossível referir os melhores momentos do filme sem falar do regresso de Superman. O filme começa com Clark e isso deixou-nos ansiosos por saber quando e como é que ele iria voltar.
A verdade é que voltou e se juntou à equipa para salvar a humanidade. Este regresso permitiu unir a equipa e torná-la mais forte. Afinal, sem Clark seria muito mais difícil vencer Steppenwolf.
CRÉDITOS FINAIS
Os filmes de super-heróis estão a habituar-nos a ficar na sala de cinema mesmo depois dos créditos finais. E assim foi. Milhares de pessoas por todo o mundo ficaram sentadas enquanto minutos e minutos de créditos passavam. Mas esta espera valeu muito a pena!
Após os créditos finais reencontrámos Lex Luthor que fez um novo amigo: Slade Wilson. Estas curtas imagens abriram-nos o apetite em relação a novos filmes. Para nós, aqueles breves momentos foram mais expressivos, divertidos e entusiasmantes de que muitos minutos do próprio filme.
LIGA DA JUSTIÇA: O MAU
As críticas ao filme não têm sido muito positivas. A verdade é que muitos acreditam que o filme foi um pouco forçado. A história tinha potencial e as personagens também. Por isso não ficou claro como é que este filme não teve o sucesso que seria esperado. Há quem culpe o guião, outros as interpretações e a verdade é que não se consegue chegar a consenso sobre o que realmente falhou.
A Magazine.HD tem algumas ideias de momentos que podem estar por trás destas críticas. Estes são os momentos maus de “Liga da Justiça”.
BATMAN
Batman é um dos heróis mais aclamados de sempre. A sério, quando “Batman V Superman” estreou havia fãs a aplaudir no cinema sempre que o homem morcego acertava em Superman. Ele sempre foi um vigilante, um homem pronto para a justiça e para a ação. No entanto se houve algo que falhou foram os momentos de ação em que podíamos ver Batman.
Não quer dizer que quando ele aparecia era mau, não era, mas a verdade é que quando a equipa se juntou Bruce ficou para segundo plano. E quando achávamos que Batman nos podia surpreender e aparecer isso não acontece. Na cena final Batman foi totalmente ofuscado por Wonder Woman e Superman.
HISTÓRIAS PARALELAS
“Liga da Justiça” apresentou-nos novos heróis. Já conhecíamos Wonder Woman de Gal Gadot, Superman de Henry Cavill e o Batman de Ben Affeck. Desta vez ficámos a conhecer um novo Flash, Aquaman e Cyborg. No entanto foi muito persistente a forma como no filme nos foram apresentadas estas novas personagens.
As cenas foram constantemente cortadas para que nos fosse contada uma nova história. A ideia era que todos aqueles que não conheciam o background destas personagens ficassem a par das suas histórias. No entanto a maneira como estas histórias paralelas foram apresentadas não foi a melhor. Tornou-se cansativo e repetitivo. Afinal, noc
A CARA DO SUPERMAN
Superman regressa em “Liga da Justiça”. Sim, Clark volta dos mortos e regressa como o herói que todos conhecemos. No entanto desde o primeiro momento em que apareceu que se tornou claro que algo não estava bem com a personagem. E, já sabemos o porquê.
Henry Cavill, ator que dá vida à personagem tinha um bigode durante as gravações do filme. Bigode que foi retirado na pós edição do filme. O resultado: Um superman plástico e pouco expressivo.
STEPPENWOLF: O VILÃO?
Steppenwolf foi o vilão a derrotar em “Liga da Justiça”. Movido pela vingança contra Amazonas, povo de Atlantis e os Humanos o “vilão” pretendia destruir a terra. No momento em que primeiro apareceu foram poucos aqueles que se intimidaram pelo inimigo número 1 dos nossos heróis. Para sermos realistas questionamos se era mesmo necessário uma equipa de super-heróis para derrotar alguém como Steppenwolf.
Afinal ele é tão maléfico que teve que raptar vários cientistas para descobrir a Mother Box. E claro que no meio de todas estas mentes brilhantes estava o contínuo, o único que fez frente ao vilão. Portanto, poucos se sentiram ameaçados e até hoje não sabemos se ele era assim tão mau, afinal a cena do rapto surge no meio do filme e ficamos sem saber efectivamente quantas pessoas foram vítimas.
As motivações do vilão não ficaram claras para os espectadores e apesar de aparecer muito o que é que ficamos realmente a conhecer de Steppenwolf? Nada. O vilão tornou-se num cliché.
BRUCE WAYNE NÃO CONHECE AQUAMAN?
O Aquaman que nos é apresentado neste filme pouco tem a ver com aquele que ficámos a conhecer nos livros de banda desenhada. E não é que Jason Momoa não estivesse bem no papel, porque ele esteve. Foi forte, corajoso, engraçado e um herói em todos os sentidos da palavra. Talvez por isto Batman não o tenha conhecido quando foi à sua procura.
Sejamos sinceros qual o sentido de Batman ir ao local onde sabe que Aquaman está e não o reconhecer? Ele já o tinha visto em imagens. Sabia que ele era um homem extremamente alto, com cabelo longo, musculado e com um comportamento fora do normal. Como é que ele não percebeu quem tinha à sua frente? Ridículo.
LIGA DA JUSTIÇA: O DISPENSÁVEL
Ficámos tristes quando soubemos Jeremy Irons odeiou ser Alfred em “Batman V Superman: Dawn of Justice.” O ator revelou não ter compreendido o papel. O que nos leva a pensar que de facto existem cenas, diálogos e personagens que não fazem assim tanta falta à historia.
Em “Liga da Justiça” existiram alguns momentos que pouco acrescentaram à história.
FLASHBACK, FLASHBACK, FLASHBACK
Num filme com a duração de “Liga da Justiça” era mesmo assim tão importante existirem tantas referências ao passado? Nós percebemos que seja importante contextualizar o espectador e explicar a história das personagens. O que já tinha sido feito em “Batman V Superman”. Na altura muitos dos fãs defenderam o filme da criticas negativas dizendo que todos os momentos mais lentos e explicativos em “BVS” se devia à necessidade do estúdio de apresentar novas personagens e a sua história.
Após os créditos finais ficámos logo a conhecer as novas personagens de “Liga da Justiça”. Os momentos em que durante o filme foram apresentadas cenas do passado são dispensáveis. Vejamos, já conhecíamos a história de Wonder Woman era necessário uma introdução tão extensa sobre as Amazonas? Talvez não.
O mesmo acontece com Aquaman, No momento em que Steppenwolf aparecee nos é contada a história da Mother Box ficámos logo a saber a relação que esta tinha com os Humanos, Atlantis e Amazonas. Portanto quando Aquaman luta ao lado dos seus, torna-se indiferente saber que ele era o príncipe. Essa mensagem já tinha sido passada ao longo do filme através dos diversos diálogos.
O mesmo acontece com Cyborg e Flash. Mesmo que não se conheça a história das personagens os momentos perdidos a apresentá-las, a mostrar onde estavam até Bruce entrar em contacto com elas é completamente dispensável para a história.
A LOIS
Então Superman regressa, tudo parece estar bem mas ele revolta-se contra Batman. Já estávamos à espera disso. Bruce também e por isso trouxe Lois Lane para o plano. Até aqui tudo parece fazer algum sentido. Lois trás Clark à razão e ele torna-se no Superman que todos conhecemos.
A partir deste momento não havia necessidade de trazer mais da história de Lois e de Clark. O momento em que a personagem acompanha Superman até casa e lhe diz que cheira bem … para nós nada acrescentou à história. O que nos faz pensar na razão pela qual foi a cena gravada. E, simplesmente não entendemos.
[tps_footer][/tps_footer]
[/tps_footer]