"Limpeza Cerebral" | ©LeYa/Lua de Papel

Limpeza Cerebral, em análise

Os autores de “Limpeza Cerebral” propõem um plano para que consigas conectar-te contigo e com os outros e seres mais feliz. Afinal, tudo o que precisas é… conexão.

Com uma escrita clara, sucinta e muito direta “Limpeza Cerebral” tem o mérito de não recorrer a fórmulas mágicas, sacrifícios devotos ou investimentos avultados. Através de um método disciplinado e sincero, relembra-nos que as soluções são simples e estão ao alcance de todos. Infelizmente, é no pôr em prática que geralmente tudo se torna mais complexo. Por essa razão, os autores propõem um primeiro contacto estruturado, o Plano de Dez Dias, e um conjunto realista de receitas. Porque não aceitar o desafio?

Limpeza Cerebral, Lua de Papel
Os benefícios da limpeza cerebral, segundo os autores ©Lua de Papel/ Imagem do livro “Limpeza Cerebral”

O título original “Brain Wash” remete-nos para o conceito de lavagem cerebral, por isso apreciamos a ajustada tradução para limpeza cerebral, a primeira etapa do processo sugerido pelos autores para atingirmos a desejada conexão com o que nos rodeia.

A editora do livro em Portugal, a Lua de Papel, coloca-o na secção de Saúde, mas podia também ser considerado para a de desenvolvimento pessoal, uma vez que indica percursos para cada indivíduo progredir para um maior equilíbrio individual.

Algo que é logo esclarecido no prefácio desta edição, um enquadramento em relação ao atual contexto de pandemia da Covid-19, que propõe que todos continuemos a ter a capacidade de escolher “como queremos ser no mundo” e que quando investimos no pensamento e na saúde, “damos o melhor de nós mesmos em tudo o que fazemos e podemos lidar melhor com os desafios futuros”.

O desempenho do nosso cérebro está a ser seriamente manipulado, levando a comportamentos que nos deixam mais solitários, ansiosos, deprimidos, desconfiados, propensos a doenças e a ganhar ainda mais peso. Ao mesmo tempo, sentimo-nos desligados de nós mesmos, dos outros e da sociedade em geral.”

Na primeira parte do livro os autores,  Dr. David Perlmutter e o seu filho Austin, descrevem o problema de como todos vivemos intoxicados, com a síndrome de desconexão, sempre à procura de recompensas, sem empatia e “sequestrados pela Alta Tecnologia”.

Na segunda parte são partilhados os modos como podemos sair dessa ´roda do hamster´. Por fim, temos acesso ao “Plano de 10 Dias” para pôr em prática a limpeza cerebral, bem como a um conjunto de receitas para dar os primeiros passos na necessária mudança de alimentação.

Lê Também:
Livros a não perder | Seleção de março 2021 by MHD

Os autores defendem que, ao somar estas práticas no nosso quotidiano, vamos conseguir conectar-nos com o córtex pré-frontal, responsável pelas funções superiores do nosso crânio como fazer planos, expressar empatia, tomar decisões ponderadas e ter um comportamento social positivo.

Em oposição, na decorrência do stress da vida moderna estamos a ser comandados pela amígdala, o centro emocional do cérebro, que promove ações provocadas por impulsos, pelo medo ou por necessidade de gratificação instantânea.

Precisamos de ligação- com o nosso meio envolvente, com os outros, e com os nossos próprios pensamentos e ações conscientes. É tão simples como isto.”

Exatamente devido à capacidade de facilmente nos identificarmos com a mensagem podemos considerar que o livro não traz nada de novo. De facto, todos temos noção de que precisamos melhorar os nossos hábitos alimentares e de sono, praticar exercício físico e meditação.

Sabemos também que devemos aumentar o nosso contacto com a Natureza, consumir com consciência e ter interações sociais positivas. A mais-valia de “Limpeza Cerebral” é ser um alerta resumido de todas essas mensagens parceladas e de como a essência da felicidade humana está sobretudo no modo como estamos ligados a nós próprios e aos que nos rodeiam.

Já leste outros livros do Dr. David Perlmutter? Qual é a tua opinião sobre este autor?

Limpeza Cerebral, em análise
Limpeza Cerebral | LeYa/Lua de Papel

Book Title: Limpeza Cerebral

Book Description: "Limpeza Cerebral" explica como o excesso de informação e dependência digital estão a minar os cérebros dos indivíduos, retirando-lhes faculdades. O livro propõe um programa de detox mental de dez dias – com receitas. O seu prefácio enquadra o Covid-19 nas questões cerebrais, referindo que veio aumentar os problemas de ansiedade e solidão. O autor, o neurologista David Perlmutter, é considerado pioneiro em alertar o mundo para o que ele considera serem os perigos do consumo do glúten e como este se reflete negativamente na saúde, tendo escrito os bestsellers internacionais "Cérebro de Farinha" e "Cérebro de Fibra".

Book Author: Dr. David Perlmutter e Dr. Austin Perlmutter

Book Format: Hardcover

Publisher - Orgnization: Lua de Papel

Publisher Logo: lua de papel logotipo

  • Susana Nogueira - 71
71

Limpeza Cerebral, em análise

Trata-se de uma análise clara e fundamentada dos problemas de isolamento, sono, alimentação, dependência tecnológica e sedentarismo que afetam as sociedades atuais.

Seguem-se depois as formas como é possível combater esses problemas, um esquema funcional para materializar os planos e um conjunto de receitas para iniciar a mudança alimentar.

A mensagem fundamental dos autores defende que é nas ligações positivas com os meio envolvente, com os outros, com os próprios pensamentos e ações conscientes que o ser humano encontra a felicidade.

 

 

Pros

  • Apresentação de medidas práticas para alterar hábitos com o Plano de 10 Dias e as receitas
  • A ligação entre hábitos-cérebro-pensamento claro-boas decisões
  • A mensagem fundamental de que é a conexão que torna os seres humanos mais felizes

Cons

  • Sensação de já termos lido as mesmas mensagens em muitos outros livros semelhantes
  • Apesar das soluções apresentadas, é preciso uma motivação extra para as colocar em prática

 

Sending
User Review
0 (0 votes)
Comments Rating 0 (0 reviews)

Leave a Reply

Sending