© Zamrznuti tonovi via Shutterstock, ID 2137897061

Livros deste Março a não perder

Depois de um mês de Fevereiro muito focado em lançamentos de livros políticos ou sobre os temas mais debatidos durante as nossas eleições, tivemos um mês de Março com lançamentos muito interessantes

Os dados indicam que os portugueses estão a ler mais, uma tendência que apareceu depois do confinamento de COVID. No entanto, depois de um janeiro e fevereiro com muitos lançamentos, março foi um mês mais calmo, mas também mais diversificado, com tantos livros a recomendar que tivemos de fazer dois artigos. Este é para os adultos!

Lê Também:   Gostas de ler? Estes são os 10 melhores livros contemporâneos de Ficção Científica

Aqui ficam as nossas sugestões para todos aqueles que queiram encher as prateleiras lá de casa com este “Livros deste março a não perder”:

O CÓDIGO DA CRIANÇA

©Planeta

Cada pai e mãe conhece melhor a sua criança do que ninguém, é o que se costuma dizer. Mas será possível conhecerem ainda mais? Esta acaba por ser a ideia principal deste livro. Cada criança é única e muito faz parte de si, do seu código genético, da sua personalidade que nos terem de aceitar a adaptar o nosso dia a dia e decisões de maneira que seja possível educar mas também aceitar. Este é um livro que nos tenta ajudar na ansiedade de todos os dias, naquela luta constante com as crianças para que isto seja feito ou este comportamento seja atingido. Sendo, claramente, um dos melhores livros de Março, a autora consegue explicar o complicado de forma simples e acreditamos que qualquer pai deva ler este livro e tentar ligá-lo à sua vida e aos seus filhos. Certamente encontrará semelhanças e cenários onde atuar.




O OCIDENTE

 

Este é um livro que tenta desafiar alguns conceitos atualmente bastante instaurados sobre a nossa História mas também sobre o que é o Ocidente, como moldou a História, o que manipulou, alterou e o seu impacto na evolução da nossa sociedade, quer social, quer política. Afinal de contas, o Ocidente é mais do que uma direção espacial, é uma ideia, um conceito que para muito é melhor do outros paradigmas implementados por todo o mundo. Afinal, de onde vem este conceito? Como foi criado e como o podemos compreender para criarmos um futuro melhor? Um livro que agradará aos fãs do género.




Lê Também:   Final Fantasy XVI, em análise

O TIGRE DE SHARPE

O novo livro de Bernard Cornwell é uma leitura mais leve do que o normal neste escritor. Mais rápido mas com uma enorme capacidade de levar o leitor para os cenário da narrativa, facilmente nos sentimos na Índia, Portugal, Espanha, entre outro locais. Com um bom enredo e personagens interessantes, a história aprofunda-se enquanto nos mostra como era a sociedade, política e religião nos anos 1800, naquele que é o primeiro livro da saga Sharpe. Se gostas de intriga, política e muita estratégia militar, este livro, que tem como pano de fundo as invasões de Napoleão, irá agradar-te.

Lê Também:   Assassinos da Lua das Flores, uma barbárie americana



RAMA

Após o primeiro livro da saga, o mundialmente conhecido e aplaudido Rendez-vous com Rama, chega agora o segundo livro, onde Arthur C. Clarke explora a aparição de uma nova nave espacial que levará a humanidade a aprofundar ainda mais os temas que realmente são importantes, quer físico, quer biológicos e, principalmente, filosóficos. Qual é o nosso lugar no Universo? O que mais poderá existir? Ou qual deverá ser a nossa abordagem e comportamento neste enorme e imensamente diversificado universo? Numa saga que por vezes quase parece profética e que nos faz pensar se algo parecido um dia poderá acontecer, Clarke demonstra porque foi um dos maiores escritores de FC com um enredo intenso e cheio de momentos e personagens que não esquecemos facilmente.




PAX

Tom Holland, o famoso historiador está de regresso às nossas prateleiras com mais um livro, desta vez focado no auge do Império Romano, explora a era mais brilhante deste extenso império. A escrita simples, mas incrivelmente detalhada, leva qualquer leitor que goste do género a mergulhar numa Roma que dominou o mundo conhecido, muito graças a uma paz interna que era sustentada por uma violência extrema nas suas fronteiras, com conquistas e destruição a permitirem uma expansão notável das tropas romanas. O resultado? Talvez o melhor livro que lemos neste mês de março que a cada páginas consegue ser incrivelmente vívido e que nos oferece mais detalhes sobre uma das épocas mais exploradas pelos historiadores. Fantástico!




QUANDO AS MONTANHAS CANTAM

Aqui está um dos maiores fenómenos literários dos últimos meses e que foi a escolha dos leitores do The New York Times. Vamos ser diretos. Esta é uma história emocional sobre famílias divididas e um país em guerra. é uma história de sobrevivência e esperança, mas também de medos e perdas. Não querendo revelar nada, podemos garantir que quem começar a ler estas páginas irá encontrar um romance que tem tanto de belo como de devastador pelo cenário em que se passa. Personagens fascinantes, momentos que não esquecemos e que nos tocarão emocionalmente, este livro será uma das melhores leituras de ficção de 2024.




DO 25 DE ABRIL DE 1974 AO 25 DE NOVEMBRO DE 1975

E a melhor forma de terminarmos a nossa lista de março é com um livro sobre a data mais importante do mês seguinte. Como sempre, março e abril são meses em que o 25 de abril é tema, e aqui estamos a falar da nossa História mais próxima e que ainda muito nos diz. Irene Pimental volta, uma vez mais, a fazer um excelente livro, cheio de conhecimento baseado numa detalhada investigação sobre alguns dos episódios menos conhecidos entre o 25 de abril e o 25 de novembro. Mas não é por serem menos conhecidos que serão menos importantes, e para qualquer português, este livro deveria estar na sua estante, porque são destes episódios que a nossa História foi e será feita.

Já leste algum destes livros?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *