© ViDI Studio via Shutterstock, ID 2207066767

Livros deste fevereiro a não perder

Depois dos meses antes do Natal em que as editoras tentam lançar vários livros que se transformem em prendas, chegam agora os melhores livros de fevereiro, e estas são as nossas sugestões.

Os dados indicam que os portugueses estão a ler mais, uma tendência que apareceu depois do confinamento de COVID. Fevereiro tornou-se num mês interessante para os leitores que procuram algo mais político com as eleições à porta, mas a verdade é que tivemos um mês com vários livros, dos mais diferentes géneros, que nos despertaram a atenção.

Lê Também:   Gostas de ler? Estes são os 10 melhores livros contemporâneos de Ficção Científica

Aqui ficam as nossas sugestões para todos aqueles que queiram encher as prateleiras lá de casa com este “Livros deste fevereiro a não perder”:

PAI, SÓ MAIS CINCO MINUTOS

Começamos esta lista com um livro bastante divertido que explora como os pais e filhos sentem o tempo de forma diferente, principalmente na hora de acordar ou de ir dormir. Um livro recomendado para qualquer leitor que tenha uma criança em casa, com ilustrações muito giras e uma narrativa bastante alegre. Se querem explicar aos vossos filhos que mais cinco minutos na cama a dormir é sempre bom, vejam este livro.




A LUA DE JOANA

Quer se seja um leitor compulsivo ou apenas alguém que de vez em quando lê um livro, dificilmente nunca ouviu falar desta obra. “A Lua de Joana” é um livro poderosíssimo que chega agora à sua 30ª edição, algo incrível para o mercado literário português. Perante este feito, e também perante a qualidade da obra, era obrigatório incluí-lo na nossa lista. Um livro forte que explora o luto, solidão e necessidade de se falar sobre algo, mesmo que seja só para nós mesmos. Focado numa narrativa que aprofunda o tema das drogas e suicídio, entre outros, é muito difícil não ficarmos profundamente marcados com estas páginas.




Lê Também:   Final Fantasy XVI, em análise

QUANDO O VATICANO CAIU

Para quem procura um thriller intenso, cheio de mistério e investigação, este livro é uma boa escolha. Tendo como base a ideia de que as forças Nazi conseguem invadir o Vaticano, o que temos aqui é uma leitura compulsiva, bem sustenta em diálogos rápido e capítulos que nos deixam sempre com vontade de ler o próximo. Com personagens muito interessantes e muitos locais que iremos reconhecer nestas páginas, este livro, de um autor português, é uma das melhores surpresas deste mês e certamente irá estar nos Tops de vendas nos próximos tempos.

Lê Também:   Assassinos da Lua das Flores, uma barbárie americana



PORQUE FALHA A POLÍTICA

Este é, claramente, um dos livros mais recomendados do lançamentos de fevereiro. Num mês em que o tema eleições foi o centro das notícias em Portugal, este livro chega na altura certa, com uma visão muito interessante sobre as vantagens e desvantagens que certos modos de se fazer política acabam por ser inerentes. Com uma linguagem simples e sem se tornar demasiado pesado, o autor explorar o delicado equilíbrio entre vários aspetos que tentamos alcançar na nossa sociedade ocidental, quer sejam direitos, deveres ou qualidade de vida. Uma leitura de elevada qualidade que nos ajuda a perceber melhor como teremos de olhar este conceito de “política” e como a usar para nosso benefício e progresso.




PAIS SUFICIENTEMENTE BONS

Vivemos numa era em que se tenta atingir a perfeição, quer seja visualmente, mas também profissionalmente ou nas redes sociais. Num mundo cada vez mais competitivo, os pais querem, em muitos casos, que os filhos também atinjam uma perfeição a nível académico que os ajude no futuro. Contudo, este é um tema fraturante e que está sempre presente na mente de um pai ou mãe. Quão perfeita deve ser a criança, mas também os seus pais? Até onde devemos ir, e porquê, nesta busca pela perfeição? E, acima de tudo, o que é ser um filho neste mundo? E um pai? Este é um livro que me surpreendeu e que aconselho a todos os pais que estejam a tentar perceber que pais querem ser, mas também que filhos querem ter e quais as exigência para cada caso.




CASA DE FAMÍLIA

A primeira surpresa deste livro foi a sua qualidade gráfica. As ilustrações têm um detalhe quase fascinante em que deixamos de ler para apreciar o que está desenhado. A história é interessante, explorando o dia a dia de uma família e como é feita a gestão numa casa com tantos filhos (nesta história são 12). Enquanto o fui lendo, fui percebendo que é um livro diferente do que normalmente se mostra a uma criança, sendo bastante focado no que as próprias imagens irão transmitir indiretamente, quase como se fossem histórias dentro de histórias. Uma narrativa calma, bem pensada e que agradará a pais e crianças e que ajuda a mostrar alguns aspectos do que é uma família e que poderá ser fascinante para qualquer criança aprender.




O PRAZER DA CIÊNCIA

Não só pela qualidade, mas também por ser um tema que gosto imenso, este livro é provavelmente a melhor leitura que tive em fevereiro. O autor, um premiado físico, explora oito ideias simples de como a ciência nos pode ajudar, no nosso dia a dia, a aproveitarmos melhor a nossa vida. Com uma escrita direta e bastante bem estruturada, a leitura foi um abrir de olhos para alguns temas e aspetos que nos tocam todos os dias e que, em muitos casos, nem sequer ligamos. Como pode a ciência, em coisas simples da nossa vida, ajudar-nos a sermos melhores, mais felizes, mais seguros, mais descontraídos, mais focados, ou simplesmente mais conhecedores do que nos rodeia e de nós próprios? Se ficaram curiosos, provavelmente irão gostar destas páginas.

Lê Também:   Filmes sobre o 25 de abril para celebrar a Revolução dos Cravos



TEAM PHOENIX


Para finalizar, e como tentamos sempre chegar a todo o tipo de leitores, os fãs de manga/anime poderão ter aqui uma nova saga para ler e que, nestes primeiro livros, explora temas bastante interessantes e maduros, mas de forma leve. Não querendo revelar nada do enredo, até porque existem aqui algumas surpresas que gostei bastante para uma primeira fase de uma saga, destaco as personagens (algumas parecem-me ter aqui uma forma muito boa para serem aprofundadas e amadurecidas) e o mundo criado cheio de detalhes e muito ainda para ser explorado. Se procuram uma nova saga de Manga focada num público mais adolescente, esta pode ser uma boa escolha e já conta com três bons livros!

Já leste algum destes livros?



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *