Livros a Não Perder em Agosto | © Bertrand

Livros a não perder | Seleção de agosto 2019 by MHD

[tps_header]

Seja romance, policial, histórico, biográfico, de mistério ou de ficção-científica, a Magazine.HD apresenta-te os livros a não perder em agosto.

Com uma fornada de livros imperdíveis a caminho, distinguimos a seleção literária da MHD em 10 temas, de forma a poderes encontrar imediatamente os livros que mais te cativam. Eis os temas:

1. Ficção

2. Não-Ficção

3. Familar & Bambino (3)

4. Reedições (3)

[/tps_header]

Ficção (Romance & Romance Histórico; Scifi & Fantasia; Ficção Geral; Young Adult; Policial & Suspense)

Se procuras um livro literalmente fora da caixa, então estás no sítio certo! A seleção da MHD de ficção apresenta-te os títulos a não perder este mês, quer procures uma história ardente e pulsante, quer pretendas um dilema recheada de mistério, fantasia e magia. Com a imaginação e o real lado a lado, o resultado só pode ser fantástico!

Não Ficção (Prático; Histórico; Ensaio & Atualidade)

Para os momentos mais práticos e de aprendizagem, a seleção da MHD de não ficção propõe-te criteriosamente as obras imperdíveis este mês, seja para vivenciares o passado ou para enriqueceres o teu quotidiano.

Familiar & Bambino

Há livros intemporais, tal como existem livros para todas as idades. Na secção Familiar & Bambino, a MHD propõe-te a melhor fornada dos livros do mês, prontos para divertir, cativar e incentivar o raciocínio dos leitores mais jovens, mas nem por isso menos importantes!

Reedições

Para quem procura ler finalmente aquele clássico que queria ter adquirido, colecionar diferentes variantes das suas obras favoritas ou substituir um livro a pedir uma reforma, a MHD apresenta as reedições mais marcantes deste mês.

Livros a Não Perder em Agosto
Livros a Não Perder em Agosto | © Bertrand

Preparado para descobrir os livros do mês? Basta virares a página!




FICÇÃO

Se procuras um livro literalmente fora da caixa, então estás no sítio certo! A seleção da MHD de ficção apresenta-te os títulos que não podes perder este mês, quer procures uma história ardente e pulsante ou recheada de mistério, fantasia e magia. Com a imaginação e o real lado a lado, o resultado só pode ser fantástico!

Livros a Não Perder em Agosto — Ficção
Livros a Não Perder em Agosto — Ficção | © Bertrand



FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (1)

Regresso à Casa de Verão
Regresso à Casa de Verão | © Bertrand Editora

‘REGRESSO À CASA DE VERÃO’, de Jude Deveraux (Bertrand Editora)

Sinopse Oficial: Há uma casa de verão no Maine onde a anfitriã, Madame Zoya, concede às suas visitantes a realização dos seus desejos mais profundos. Desta vez, chegam à casa três mulheres com uma coisa em comum: um passado doloroso que cada uma delas gostaria de poder reescrever. Amy, que esconde uma perda terrível apesar do seu casamento perfeito… Faith, uma viúva de 30 anos cujo grande desgosto é ter perdido um grande amor há anos… e Zoë, uma artista que viu a sua vida mudar numa noite de que ela não se recorda. Com os seus poderes místicos, Madame Zoya e a irmã Primrose transportam o trio à Inglaterra do século XVIII para assim mudarem a história dos seus antepassados.

Conseguirão por fim a felicidade que merecem?




FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (2)

A Madrasta
A Madrasta | © Bertrand

‘A MADRASTA’, de Luís Vilas Espinheira (Capital Books)

Sinopse Oficial: Maria Pia Menezes de Albuquerque Monjardino Galvão é uma estilista de alta-costura célebre em Portugal. Após a morte do marido, Pia torna-se uma das mulheres mais ricas de Portugal, invejada por todos, até pelos que a rodeiam.

Lourenço Galvão, enteado de Pia, esconde com a madrasta um enorme segredo que surgiu de um desejo carnal ardente que, misturado com um ódio provocador, os faz questionarem-se constantemente se se odeiam ou se se amam.




FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (3)

A Namorada dos Meus Sonhos
A Namorada dos Meus Sonhos | © Editorial Presença

‘A NAMORADA DOS MEUS SONHOS’, de Mike Gayle (Editorial Presença)

Sinopse Oficial: Will Kelly é um jovem professor, solteiro, romântico e sonhador, apaixonado por cinema, com um miserável salário que apenas lhe permite viver num pequeno e degradado apartamento em Londres. Sente-se deprimido… sobretudo porque ainda não esqueceu a bela Aggi, que o deixou três anos antes. Porém ainda não desistiu de procurar uma nova namorada.

É o fim de semana do seu aniversário e Will está sozinho e desanimado no seu apartamento. Resta-lhe o seu precioso telefone que lhe permite sair da desesperante solidão e criar o elo com pessoas que conhece, entre as quais: Alice, que se lembra do seu aniversário; Simon, que não se lembra; Kate, a anterior inquilina do seu pobre apartamento; e, claro, a incomparável Aggi, o amor da sua vida… será?

Uma leitura deliciosa, cativante e cheia de humor que conquistou leitores em todo mundo.




FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (4)

A Cereja Dela
A Cereja Dela | © Bertrand

‘A CEREJA DELA’, de Penelope Bloom (Quinta Essência)

Sinopse Oficial: William:
Como é que conheci a Hailey? Bem, um cavalheiro não se deve gabar… Felizmente, de cavalheiro não tenho nada. Primeiro, paguei para ter a cereja dela. A seguir, desflorei-a. Depois disso? Deixei-lhe o meu cartão de visita e saí cheio de atitude. Pode dizer-se que houve ali faísca…

Hailey:
Como é que conheci o William? Ele entrou na minha confeitaria, comprou uma tarte de cereja, roubou uma jarra de flores (ainda não percebi porquê) e deixou-me o cartão dele.
Antes que vos diga o que fiz ao cartão, quero esclarecer um ponto: O William não podia ter aparecido num momento pior. A confeitaria estava a falhar. O meu horrível ex não me deixava em paz. Ah, e eu era uma virgem de 25 anos, o que fazia de mim alvo do massacre dos meus amigos… Resolver esse probleminha com o William seria como matar uma mosca com um martelo. Um tanto excessivo…mas…tão bom. William era super sexy – a ponto de levar as mulheres a fazerem tolices. A ponto de me provocar pensamentos parvos… Por isso…liguei-lhe.
Talvez tenha sido um erro. Talvez estivesse a abrir a porta a um desastre. Percebi logo que estava em apuros quando ouvi a sua risadinha sensual ao telefone e ele disse: Fazes entregas em casa?




FICÇÃO — YOUNG ADULT (1)

Caro Evan Hansen
Caro Evan Hansen | © Editorial Presença

‘CARO EVAN HANSEN’, de Val Emmich, Benj Pasek, Steven Levenson e Justin Paul (Editorial Presença)

Sinopse Oficial: Quando uma carta que ninguém deveria ter visto, aproxima Evan Hansen de uma família em sofrimento pela perda de um filho, ele depara-se com a oportunidade de uma vida: o desfrutar do sentimento de pertença. Ele tem apenas de fingir que Connor Murphy, um rapaz manifestamente perturbado que frequentava a mesma escola, era o seu grande amigo secreto. de um momento para o outro, Evan deixa de ser invisível – até mesmo para a rapariga dos seus sonhos.

E os pais de Connor acolhem-no como se Evan lhes pertencesse, desesperados para, através dele, saberem mais sobre a existência enigmática do seu recém-falecido filho. à medida que Evan se embrenha na espiral de revolta, arrependimento e confusão da família Murphy, ele tem consciência de que o que está a fazer é errado.

Mas se está a ajudá-los, o que terá isso de errado?
Agora que deixou de ser atormentado pela ansiedade causada pelo desapontamento nos olhos da sua mãe, este novo Evan encontrou um objetivo. E também confiança. Cada dia da sua vida é surpreendente. Até que surge o risco de tudo vir a ser desvendado e Evan confronta-se com um obstáculo: ele próprio.

Uma pequena mentira leva a verdades complexas nesta emocionante narrativa sobre sofrimento, autenticidade, e capacidade de luta para usufruir do sentimento de pertença numa idade de ligações efémeras e isolamento profundo.

Adaptado a partir do musical Dear Evan Hansen, um dos maiores êxitos em cena na Broadway, os direitos deste livro foram adquiridos por editoras de mais de 15 países.




FICÇÃO — YOUNG ADULT (2)

As Coisas Mais Delicadas
As Coisas Mais Delicadas | © Editorial Presença

‘AS COISAS MAIS DELICADAS’, de Matthew Quick (Editorial Presença)

Sinopse Oficial: Aos 18 anos, Nanette O?Hare é a típica rapariga bem-comportada. Porém, ela nunca sentiu realmente fazer parte de um grupo, sufocando num permanente desconforto com diversas atitudes das amigas e com os padrões sociais estabelecidos. Mas tudo muda quando, no último ano do colégio, ela recebe um livro do seu professor preferido, o clássico O Ceifador da Pastilha Elástica.

Nesse momento, Nanette fica fascinada com a mensagem de que ela pode ser de facto quem é. Nanette torna-se amiga do recluso autor e apaixona-se por Alex, um jovem poeta que também é fã do livro. Encantada com este novo mundo que se abre, ela vai, pela primeira vez, tomar as suas próprias decisões. No entanto, aos poucos Nanette percebe que a liberdade pode ser um desejo arriscado e começa a questionar se a rebeldia não tem um preço demasiado elevado.




FICÇÃO — SCIFI & FANTASIA (1)

Amazónia
Amazónia | © Grupo Bertrand Círculo

AMAZÓNIA‘, de James Rollins (Bertrand Editora)

Sinopse Oficial: Em busca de respostas, enfrentam o horror.
Uma expedição científica embrenha-se no coração da exuberante floresta amazónica e desaparece sem deixar rasto. Do grupo fazia parte Gerald Clark, um ex-agente das Forças Especiais dos EUA que perdera o seu braço esquerdo na Guerra do Iraque. Subitamente, quatro anos volvidos, Gerald Clark reaparece. Saído da selva e a arder em febre, morre em poucas horas sem esclarecer como entrou naquele lugar selvagem apenas com um braço para de lá sair com os dois intactos.

Por isso, uma equipa de cientistas e de soldados, nomeados pelo governo dos Estados Unidos, é enviada para a Amazónia para desvendar o mistério que a reaparição de Clark colocava. Nathan Rand, filho do cientista que orientava a expedição científica, continua a manter a esperança de reencontrar o pai com vida. Essa expectativa reaviva-se quando Kelly O’Brien, membro da equipa de busca e salvamento, o convida para integrar o grupo e assim seguir o rasto do pai desaparecido.

Nas profundezas da selva, a natureza, e as suas mais imprevisíveis mutações, aguarda-os e ambos se veem mergulhados num mundo secreto de perigos inimagináveis…




FICÇÃO — SCIFI & FANTASIA (2)

A Companhia Negra
A Companhia Negra | © Saída de Emergência

‘A COMPANHIA NEGRA’, de Glen Cook (Saída de Emergência)

Sinopse Oficial: Durante incontáveis gerações, a Companhia Negra, a mais famosa e temida irmandade de mercenários, serviu grandes senhores. Mas os dias de glória há muito que ficaram para trás. A trabalhar para o governador de uma ilha insignificante, estes veteranos limitam-se a fazer aquilo para que são pagos, enterrando com os seus mortos o desencanto que os atormenta.

Entretanto, depois de séculos de enclausuramento, a Senhora ressurgiu. Alguns acreditam que ela é a única que mantém o mundo a salvo de um mal maior. Outros temem que ela seja a encarnação desse mesmo mal.
Quando surge a profecia de que, algures, nasceu uma jovem que irá livrar o mundo da Senhora e dos seus exércitos impiedosos, a Companhia Negra terá de escolher um lado.
E assim começa uma das sagas de fantasia mais originais e disruptivas de sempre.




FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (1)

O Anjo Caído
O Anjo Caído | © Bertrand Editora

‘O ANJO CAÍDO’, de Daniel Silva (Bertrand Editora)

Sinopse Oficial: O risco de um conflito de proporções apocalíticas.

Depois de ter sobrevivido por um triz à sua mais recente missão, Gabriel Allon, o herói dos serviços secretos israelitas, refugiou-se por detrás dos muros do Vaticano, onde se encontra a restaurar uma das obras-primas de Caravaggio. Mas certa manhã, bem cedo, é chamado à Basílica de São Pedro por monsenhor Luigi Donati, o influente secretário particular de Sua Santidade o Papa Paulo VII.

Debaixo da magnífica abóbada de Miguel Ângelo foi encontrado um cadáver de uma mulher bonita. a polícia do Vaticano suspeita de suicídio, mas Gabriel não concorda. E, segundo parece, o mesmo se passa com Donati, que receia que uma investigação pública possa provocar um novo escândalo no seio da Igreja e, por isso, chama Gabriel para que este descubra discretamente a verdade.

Com uma advertência: «Regra número um no Vaticano», diz Donati, «Não faça demasiadas perguntas.» Gabriel descobre que a mulher morta tinha desvendado um segredo perigoso, ameaçando deste modo uma organização criminosa que anda a pilhar tesouros da Antiguidade e a vendê-los a quem oferecer mais dinheiro.

Mas não se trata apenas de ganância. Um agente misterioso planeia uma sabotagem capaz de mergulhar o mundo num conflito de proporções apocalípticas…




FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (2)

Nove Perfeitos Desconhecidos
Nove Perfeitos Desconhecidos | © Bertrand

‘NOVE PERFEITOS DESCONHECIDOS’, de Liane Moriarty (ASA)

Sinopse Oficial: Se alguém lhe garantisse uma transformação total em apenas 10 dias, você aceitava?
Nove pessoas aceitam. Os seus motivos são diferentes mas todas embarcam num retiro de luxo. Esperam massagens, meditação e dieta detox. Estão longe de imaginar o desafio que têm pela frente.

Frances Welty é uma escritora bestseller em plena crise de inspiração (entre outras). Quer recuperar a alegria de viver.
Ben e Jessica ganharam 22 milhões de dólares na lotaria. Já não lutam para esticar o dinheiro até ao fim do mês mas passaram a lutar um com o outro. Querem salvar a sua relação.
Napoleon, Heather e Zoe sofreram uma tragédia familiar. Querem perdoar-se a si mesmos e reencontrar a paz (possível).
Tony é um ex-jogador de futebol que perdeu aquilo que mais amava.
Carmel é uma mãe (exausta) de quatro filhos que foi trocada por uma mulher mais nova.
Lars é um advogado gay que se debate com um dilema impossível…

Será que estas nove pessoas vão encontrar a solução para os seus problemas?
Ou será melhor fugirem enquanto podem?

É que Masha, a diretora do retiro, tem para os seus clientes um plano que nenhum deles conhece…




FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (3)

Casas de Vidro
Casas de Vidro | © Relógio D’Água

‘CASAS DE VIDRO’, de Louise Penny (Relógio D’Água)

Sinopse Oficial: Num frio dia de novembro, uma misteriosa figura aparece na povoação de Three Pines, provocando incómodo, alarme e confusão a quem a vê.O Superintendente-Chefe Armand Gamache percebe que qualquer coisa está profundamente errada, mas só pode observar, esperando que os seus piores receios não se concretizem.

No entanto, quando a misteriosa figura desaparece e é descoberto um cadáver, Gamache tem de se lançar nas investigações.Nos primeiros dias do inquérito, e meses mais tarde quando o processo de acusação começa, Gamache tem de enfrentar as consequências das suas decisões e ações.




FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (4)

Abismo
Abismo | © Quetzal Editores

‘ABISMO’, de Yrsa Segurdardóttir (Quetzal Editores)

Sinopse Oficial: À medida que a intriga progride, as personagens ganham grande densidade e mistério.
O segundo volume da série DNA, que consagrou a dupla formada pelo detetive Huldar e a psicóloga infantil Freyja, conta a história do aparecimento de uma cápsula do tempo, doze anos após a violação e o assassínio de uma rapariga em Hafnarfjördur. Dentro da cápsula são encontradas cartas escritas por crianças que, em idade escolar, imaginam como será a Islândia em 2016, e o que acontecerá nesse ano. Mas, no meio delas, é encontrada uma mensagem anónima, com uma lista de iniciais das pessoas que virão a ser assassinadas no mesmo ano.

Só quando partes de corpos recentemente decepados começam a ser descobertas nos sítios mais insólitos é que surge a hipótese de que estas possam estar relacionadas com os nomes da lista e com um crime antigo a que se seguiu outro crime – um processo corrupto. Este livro impressionou críticos e leitores, e atingiu o primeiro lugar de vendas na Islândia.




FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (5)

A Rapariga Que Viveu Duas Vezes
A Rapariga Que Viveu Duas Vezes | © Dom Quixote

‘A RAPARIGA QUE VIVEU DUAS VEZES’, de David Lagercrantz (D. Quixote)

Sinopse Oficial: A Rapariga Que Viveu Duas Vezes – SEXTO E ÚLTIMO VOLUME DA SÉRIE MILLENNIUM iniciada por Stieg Larsson – é uma narrativa atual, que combina escândalos políticos e jogos de poder com novas tecnologias, genética, expedições dramáticas ao cume do Evereste, e “fábricas” de trolls que criam e difundem notícias falsas, responsáveis por influenciar resultados de eleições ou denegrir a imagem de proeminentes figuras públicas.

Um final épico, em que não faltam o humor e situações levadas ao extremo por Lisbeth Salander que, como sempre, na defesa dos seus princípios, não olha a meios nem recorre a métodos convencionais.




FICÇÃO — FICÇÃO GERAL (1)

A Mesa dos Gatos-Pingados
A Mesa dos Gatos-Pingados | © Relógio D’Água

‘A MESA DOS GATOS-PINGADOS’, de Michael Ondaatje (Relógio D’Água)

Sinopse Oficial: No começo dos anos 50 do século XX, um rapaz de onze anos embarca num navio com destino a Inglaterra. Durante as refeições, senta-se à “mesa dos gatos-pingados”, um grupo composto por adultos e outros dois rapazes. À medida que o navio atravessa os mares, os rapazes saltam de uma aventura para outra.Existem, porém, outras distrações menos inocentes. Durante a noite, os rapazes espiam um prisioneiro algemado.

O crime que cometeu e o seu destino são um mistério que os atormentará para sempre.Enquanto a narrativa alterna entre o convés e o porão do navio, Ondaatje tece uma história sobre as diferenças entre a terna inocência da infância e o fardo de se ter de entender demasiado cedo o modo como a vida funciona.O vencedor do Golden Man Booker Prize escreve mais um romance eletrificante e mordaz, uma história sobre as descobertas proibidas da juventude e a jornada de uma vida que começa, de forma inesperada, com uma viagem marítima.




FICÇÃO — FICÇÃO GERAL (2)

O Sangue de Roma
O Sangue de Roma | © Saída de Emergência

‘O SANGUE DE ROMA’, de Simon Scarrow (Saída de Emergência)

Sinopse Oficial: Cato e Macro estão de regresso em mais uma emocionante aventura.
O Império Parto invadiu a província romana da Arménia, derrubando o rei Rhadamistus. Este é um monarca ambicioso e impiedoso, mas é leal a Roma. O general Corbulo tem como missão recuperar o poder, ao mesmo tempo que prepara as tropas para a guerra com o poderoso Império Parto.
Mas o exército que lidera não está preparado para um conflito tão violento, e a chegada de Cato e Macro, veteranos de várias campanhas, é saudada por Corbulo.

Restaurar um rei deposto é um jogo perigoso. E a brutalidade de Rhadamistus para com os que o derrubaram é a faísca para uma rebelião que irá testar até ao limite a bravura e a vontade do exército romano. Mas, neste jogo de sombras e interesses, nem todos os inimigos estão no campo de batalha…




FICÇÃO — FICÇÃO GERAL (3)

O Custo de Vida
O Custo de Vida | © Relógio D’Água

‘O CUSTO DE VIDA’, de Deborah Levy (Relógio D’Água)

Sinopse Oficial: Qual é o preço que uma mulher paga por abalar antigas convenções e quebrar as hierarquias sociais que a tornaram uma personagem menor num mundo que nunca foi organizado em seu proveito?

A autora reflete sobre o que é viver com significado, valor e prazer, procurando a liberdade última, que é a de escrever a nossa própria vida, refletindo ao mesmo tempo sobre a obra de artistas e pensadores como Simone de Beauvoir, James Baldwin, Elena Ferrante, Marguerite Duras, David Lynch e Emily Dickinson.




FICÇÃO — FICÇÃO GERAL (4)

O Lorde Pagão
O Lorde Pagão | © Saída de Emergência

‘O LORDE PAGÃO’, de Bernard Cornwell (Saída de Emergência)

Sinopse Oficial: Lealdades divididas, batalhas sangrentas e intrigas mortais na luta para unir uma nação.
No início do século X, Inglaterra está em tumulto. Depois da morte de Alfredo é o seu filho Eduardo quem reina. Wessex sobrevive, mas a paz tem os dias contados: os dinamarqueses, no norte, liderados pelo viking Cnut Espada Longa, preparam-se para invadir o condado e não descansarão enquanto não conseguirem a coroa de esmeraldas.

Uhtred, outrora o melhor e mais importante guerreiro de Alfredo, não goza agora do favor do novo rei, e prepara um ousado plano para reconquistar a antiga casa de família, a grande fortaleza da Nortúmbria, Bebbanburg.
Mas Cnut Espada Longa está a reunir um exército. Quando os seus senhores da guerra respondem à chamada, as lealdades serão testadas e muitos homens tombarão na mais sangrenta batalha entre saxões e dinamarqueses.
Conseguirá Uhtred, o proscrito, tomar nas suas mãos as rédeas do destino de toda uma nação?




FICÇÃO — FICÇÃO GERAL (5)

As Batalhas do Caia
As Batalhas do Caia | © Bertrand

‘AS BATALHAS DO CAIA’, de Mário Cláudio (D. Quixote)

Sinopse Oficial: Nos seus tempos de cônsul em Inglaterra e França, Eça de Queirós endereçou a Ramalho Ortigão algumas cartas sobre um romance que tencionava escrever, prevendo o seu êxito retumbante e deliciando-se com o escândalo que provocaria na sociedade portuguesa, que detestaria ver a Pátria retratada como uma nação miserável à boleia do mundo e humilhada por uma invasão espanhola, mesmo que isso acabasse por regenerá-la.

É a partir dessas cartas e de um conto que Eça deixou incompleto («A Catástrofe») que Mário Cláudio constrói o presente romance, colocando, aliás, no centro da intriga, o escritor oitocentista lutando quotidianamente com as angústias da criação literária.

Mas, se em vida a obra ficou pelo caminho, na ficção ela vai-se cumprindo página a página, para gáudio dos leitores que, assim, poderão assistir aos últimos vinte anos da vida de Eça, doente e cansado como o seu Portugal decadente, e à grande prosa de Mário Cláudio que, dialogando magistralmente com a obra queirosiana, nunca corre o perigo de se deixar contaminar.




FICÇÃO — FICÇÃO GERAL (6)

A Revolta de Atlas
A Revolta de Atlas | © Marcador

‘A REVOLTA DE ATLAS — O HOME QUE QUERIA PARAR O MOTOR DO MUNDO, 3º VOLUME’, de Ayn Rand (Marcador)

Sinopse Oficial: Na mitologia grega, o titã Atlas recebe de Zeus o castigo eterno de carregar sobre os ombros o peso dos céus.

Neste romance de Ayn Rand, os pensadores, os inovadores e os indivíduos criativos suportam o peso de um mundo decadente enquanto são explorados por parasitas que não reconhecem o valor do trabalho e da produtividade e que se valem da corrupção, da mediocridade e da burocracia para impedir o progresso individual e da sociedade.

Mas até quando irão aguentar?

Mistura de thriller nas altas esferas e de reflexão filosófica sobre o Estado e o indivíduo, A Revolta de Atlas resume a filosofia de Ayn Rand numa história que integra de forma magistral questões relacionadas com a ética, a metafísica, a epistemologia, a política, a economia e o sexo.

Se quer ler um único livro e entender a visão de mundo de Rand, este é o livro.




NÃO FICÇÃO

Para os momentos mais práticos e de aprendizagem, a seleção da MHD de não ficção propõe-te criteriosamente as obras imperdíveis este mês, seja para vivenciares o passado ou para enriqueceres o teu quotidiano.

Livros a Não Perder em Agosto — Não Ficção
Livros a Não Perder em Agosto — Não Ficção | © Bertrand



NÃO FICÇÃO — PRÁTICO (1)

Socorro! Os Miúdos Estão Offline
Socorro! Os Miúdos Estão Offline | © Bertrand

‘SOCORRO! OS MIÚDOS ESTÃO OFFLINE’, de Verity Davidson (IN)

Sinopse Oficial: Como é possível manter os mais novos afastados dos ecrãs e evitar que eles se queixem que não têm nada para fazer?
Este é o livro que vai ajudar nessa missão!

Está equipado com ideias simples e brilhantes para fazer atividades com os mais novos e criar grandes memórias.

Nestas páginas está toda a inspiração necessária para inventar jogos ao ar livre, diversões dentro de casa, trabalhos manuais e jogos em grupo.

Um guia essencial para os pais, educadores ou animadores.




NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO (1)

O Rapto de Edgardo Mortara
O Rapto de Edgardo Mortara | © Bertrand

‘O RAPTO DE EDGARDO MORTARA’, de David I. Kertzer (Editorial Presença)

Sinopse Oficial: O extraordinário caso da detenção de um rapaz judeu, de seis anos, às ordens do Vaticano, em 1858, que contribuiu para o colapso do poder temporal do Papa.

Bolonha: crepúsculo, Junho de 1858. Batem à porta da casa de Momolo Mortara, um comerciante judeu. Entram dois oficiais, a mando da Inquisição, para levarem Edgardo, de seis anos de idade, filho de Momolo. Ao ver a criança a ser arrancada dos braços do pai, a mãe desfalece.

Motivo do rapto: Edgardo tinha sido batizado em segredo, por uma criada da família. Segundo a lei dos estados pontifícios, o rapaz passara assim a ser um católico, o que tornava lícito que fosse retirado à família e levado para um mosteiro especial onde a sua conversão seria concluída.

É com esta cena chocante que o historiador David I. Kertzer, galardoado com diversas distinções, inicia o seu relato da verdadeira história de como o rapto desta criança esteve na origem do colapso do Vaticano enquanto poder secular.

Kertzer retrata a angústia de uma família de modestos comerciantes, o ritmo da vida quotidiana no gueto judeu de Bolonha, e explora também, através da evocação das campanhas revolucionárias de Mazzini e Garibaldi, e de figuras como Napoleão III, a emergência da Itália como um estado moderno e nacional.

Comovente e esclarecedor, “O Rapto de Edgardo Mortara” lê-se como um thriller histórico e dá-nos a conhecer, de forma rigorosa, o modo como esta tragédia humana mudou o curso da História.




NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO (2)

Três Mulheres
Três Mulheres | © Editorial Presença

‘TRÊS MULHERES’, de Lisa Taddeo (Editorial Presença)

Sinopse Oficial: Uma fascinante narrativa sobre a vida sexual de três mulheres americanas, fundamentada num rigoroso trabalho jornalístico, empreendido por Lisa Taddeo. o desejo emociona-nos e atormenta-nos; controla os nossos pensamentos, destrói as nossas vidas, porém, pouco falamos sobre ele. Qual força submersa em nós, o desejo não sido devidamente explorado.

Lisa Taddeo numa interessante pesquisa jornalística, realizada ao longo da última década, viajou pelos Estados Unidos onde conheceu mulheres comuns de diferentes origens e regiões, e traz-nos agora um retrato profundo e inovador do desejo.

Começamos por conhecer Lina, no Indiana. Dona de casa, dois filhos. Após dez anos de casamento, já não há sinais de paixão no seu marido. Os seus dias são preenchidos com tarefas domésticas, como cozinhar para um homem que a rejeita. Carente de afeto, Lina sofre de ataques de pânico diários. Quando reencontra um velho amigo nas redes sociais, rapidamente inicia um caso extraconjugal.

Maggie é uma estudante de dezassete anos, no Dakota do Norte. Tem um romance com o seu professor de Inglês, já casado. Apesar de Maggie alimentar esperanças de uma vida em comum, ele termina a relação entre ambos no dia em que faz trinta anos. Passados alguns anos, Maggie não tem um curso, nem carreira, nem sonhos de vida e pensa vingar-se…

Sloane, dona de um restaurante bem-sucedido, é casada e feliz. Mas o marido gosta de a observar a ter relações com outros homens e mulheres. Ele seleciona os parceiros, só para ela ou a três. Ela tem de garantir a satisfação de todos. ao longo dos anos, Sloane tem-se questionado sobre onde termina o desejo do marido e começa o dela. Até que surge um novo parceiro sexual – que traz um segredo que irá finalmente forçar Sloane a refletir acerca de tudo aquilo que define o estilo de vida do casal.

Três Mulheres é o retrato inovador do desejo erótico, expondo a fragilidade, a complexidade e as desigualdades com que a mulher se confronta no relacionamento sexual. Uma obra sem precedentes escrita com grande profundidade e um poder emocional intenso.




NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO (3)

As Grandes Decisões da História que Correram Mal
As Grandes Decisões da História que Correram Mal | © Clube do Autor

‘AS GRANDES DECISÕES DA HISTÓRIA QUE CORRERAM MAL’, de Bill Fawcett e William R. Forstchen  (Clube do Autor)

Sinopse Oficial: Ao longo da História, muitas decisões fundamentais desencadearam acontecimentos contrários aos desejados.

Esta obra analisa, com algum humor e sagacidade, os principais eventos que começaram como boas ideias e acabaram por fracassar.

Eis alguns exemplos de más escolhas:

– Júlio César: a nomeação de um ditador;
– Viquingues e o continente por explorar;
– Preste João e o destino das cruzadas;
– A repressão que criou a Cosa Nostra;
– Hitler e Mussolini: a aliança envenenada;
– Armada Invencível: desvio para a destruição;
– Oscar Wilde: um excesso sem perdão;
– Estaline: treinando com os inimigos;
– Pearl Harbor: ignorando os sinais;
– Ialta: da paz à Cortina de Ferro;
– Kennedy: uma questão de privacidade;
– Guerra do Golfo: ganhar, e perder, em 100 horas.




NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO (4)

Jorge Amado - Uma Biografia
Jorge Amado – Uma Biografia | © Dom Quixote

‘JORGE AMADO — UMA BIOGRAFIA’, de Joselia Aguiar (D. Quixote)

Sinopse Oficial: Com acesso exclusivo a documentos de família e cartas de parentes, amigos e outros escritores, além de exaustivas entrevistas e pesquisas no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos, o livro retraça a história de um dos mais populares escritores do século XX.

Um homem que, saído da Bahia, se tornou cidadão do mundo, amigo de personalidades como Sartre e Saramago, foi traduzido para dezenas de idiomas. Autor de clássicos da literatura que apaixonaram também muitas gerações de leitores portugueses, como Capitães da Areia, Tieta do Agreste, Jubiabá, Dona Flor e seus dois Maridos e Gabriela, Cravo e Canela, com livros que se tornaram sucesso do cinema e da televisão, Jorge Amado tem aqui a sua vida – de homem, de celebridade – recontada com elegância, precisão e fluência quase romanesca.




FAMILIAR & BAMBINO (1)

Lendas (uma seleção)
Lendas (uma seleção) | © Porto Editora

‘LENDAS (UMA SELEÇÃO), de Gentil Marques (Porto Editora)

Sinopse Oficial: Esta obra apresenta uma seleção de lendas populares que te permitirá fazer uma longa e fascinante viagem às origens do nosso país.
Do rico património histórico e cultural português, surgem estas maravilhosas lendas, que contam histórias sobre mouras encantadas, reis corajosos, mulheres destemidas, monstros assustadores, guerreiros valentes, amores profundos e batalhas inesquecíveis!
A coleção Educação Literária reúne obras de leitura obrigatória e recomendada no Ensino Básico e Ensino Secundário e referenciadas no Plano Nacional de Leitura.




FAMILIAR & BAMBINO (2)

A Ilha do Tesouro de Dr. R. L. Stevenson
A Ilha do Tesouro de Dr. R. L. Stevenson | © Bertrand

‘A ILHA DO TESOURO DE DR. R. L. STEVENSON’, de Geronimo Stilton (Editorial Presença)

Sinopse Oficial: Os grandes clássicos da literatura sempre fascinaram os leitores, por isso, o Geronimo Stilton achou que era hora de narrar uma das histórias mais famosas do mundo – A Ilha do Tesouro!

Depois de receber um mapa misterioso de uma ilha desconhecida, o jovem Jim embarca numa caravela em busca de um fascinante tesouro.

Depois de uma longa e perigosa jornada pelos mares tropicais, Jim e a sua tripulação chegam a uma ilha selvagem cujos habitantes rebeldes não lhes darão descanso.

Depois de uma série incrível de eventos, mistérios impenetráveis e batalhas envolventes, será que Jim consegue regressar a Inglaterra com o ambicionado tesouro?

Esta é uma grande história de aventura repleta de personagens inesquecíveis!




FAMILIAR & BAMBINO (3)

Peregrinação de Fernão Mendes Pinto
Peregrinação de Fernão Mendes Pinto | © Porto Editora

‘PEREGRINAÇÃO DE FERNÃO MENDES PINTO’, de Aquilino Ribeiro (Porto Editora)

Sinopse Oficial: A narrativa de Fernão Mendes Pinto entrelaça de forma admirável a ficção e a realidade. Este clássico da nossa literatura é uma história que junta o melhor do século XVI: piratas, paisagens exóticas, naufrágios, tesouros… e muita aventura!
Não deixes de ler as incríveis viagens de António de Faria por mares desconhecidos e lugares extraordinários, nas quais nem sempre as coisas são aquilo que parecem!
A coleção Educação Literária reúne obras de leitura obrigatória e recomendada no Ensino Básico e Ensino Secundário e referenciadas no Plano Nacional de Leitura.




REEDIÇÕES (1)

Histórias dos Sete Reinos
Histórias dos Sete Reinos |© 11×17

‘HISTÓRIAS DOS SETE REINOS’, de George R. R. Martin (11×17)

Sinopse Oficial: Nos últimos dias do reinado do Rei Daeron, com os Sete Reinos em paz e a dinastia real dos Targaryen no seu apogeu, conhecemos a história de um jovem escudeiro de nome Dunk que parte em busca de fama e glória num dos mais famosos torneios de Westeros. Mas ele desconhecia que o destino pode pregar estranhas partidas e que o caminho para a honra e a nobreza em Westeros está ladeado não só de perigos, mas também de amizade e coragem. Quando conhece Egg, um rapaz misterioso e inteligente, mal sabe que os laços estreitos que forma com ele irão mudar a sua vida para sempre.

Com Histórias dos Sete Reinos, George R. R. Martin transporta-nos para o mundo fascinante e repleto de intrigas de Westeros, com a mesma mestria com que escreveu a sua obra-prima: A Guerra dos Tronos.




REEDIÇÕES (2)

O Livreiro
O Livreiro | © Bertrand

‘O LIVREIRO’, de Mark Pryor (Clube do Autor)

Sinopse Oficial: Neste empolgante romance (que prenderá os leitores da primeira à última página), encontramos a história de um terrível segredo escondido durante décadas nas páginas de um livro há muito desaparecido.

Hugo Marston decide comprar um livro raro numa banca de obras antigas. Poucos minutos depois, Max é raptado. Vivamente surpreendido com o ato, Marston, chefe de segurança da embaixada americana em Paris, nada consegue fazer para impedir o raptor, mas inicia então uma investigação destinada a encontrar o livreiro, recrutando a ajuda do seu amigo Tom, um agente da CIA.

A busca de Hugo revela que Max é, afinal, um sobrevivente do Holocausto que mais tarde se converteu num caçador de nazis.

Estará o rapto ligado ao sombrio passado de Max ou aos misteriosos livros raros que vendia?




REEDIÇÕES (3)

O Segredo Mais Bem Guardado
O Segredo Mais Bem Guardado | © 11×17

‘O SEGREDO MAIS BEM GUARDADO’, de Jeffrey Archer (11 x 17)

Sinopse Oficial: 1945. Na Câmara dos Lordes, a votação para a atribuição da fortuna dos Barrington acabou em empate. Harry regressa à América para promover o seu novo romance, ao passo que a sua amada Emma parte à procura da menina que foi encontrada abandonada no gabinete do seu pai na noite em que ele foi assassinado. Quando chegam as eleições gerais, Giles Barrington tem de defender o seu lugar na Câmara dos Comuns e fica horrorizado ao descobrir que os conservadores decidem ficar contra ele. Mas é Sebastian Clifton, filho de Harry e Emma, que acaba por influenciar o destino do tio.

Em 1957, Sebastian ganha uma bolsa de estudo para Cambridge, e assim entra em cena uma nova geração da família Clifton. Depois de ser expulso da escola, Sebastian é apanhado numa fraude internacional de obras de arte que envolve uma escultura de Rodin que vale muito mais do que a soma conseguida em leilão.

Será que ele se torna milionário? Irá Cambridge? Correrá perigo de vida? O Segredo Mais Bem Guardado responde a todas estas perguntas, mas levanta muitas mais…

Quais são os teus livros a não perder em agosto?

[tps_footer]

[/tps_footer]

4 thoughts on “Livros a não perder | Seleção de agosto 2019 by MHD

  • Obrigado pela referência! Fico contente que tenha apreciado a leitura do meu segundo romance! Um grande abraço e continuação de boas leituras!

  • Olá, Luís
    O prazer é nosso, em poder destacar obras como a sua. Votos de sucesso e continuação de bom trabalho!

  • Boa tarde, tenho uma dúvida em relação ao livros do Daniel Silva. Deve se ler por alguma ordem cronológica ou as historias não tem correspondência entre si.
    obrigado desde já

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *