Livros a Não Perder em Fevereiro | © Oficina do Livro | Editorial Planeta | Saída de Emergência

Livros a não perder | Seleção de fevereiro 2020 by MHD

[tps_header]

Seja romance, policial, histórico, biográfico, de mistério ou de ficção-científica, a Magazine.HD apresenta-te os livros a não perder este fevereiro.

Com uma fornada de livros imperdíveis a caminho, distinguimos a seleção literária da MHD em 10 temas, de forma a poderes encontrar imediatamente os livros que mais te cativam. Eis os temas:

1. Ficção

2. Não-Ficção

3. Familar & Bambino (2)

4. Reedições (3)

[/tps_header]

Ficção (Romance & Romance Histórico; Scifi & Fantasia; Ficção Geral; Young Adult; Policial & Suspense)

Se procuras um livro literalmente fora da caixa, então estás no sítio certo! A seleção da MHD de ficção apresenta-te os títulos a não perder este mês, quer procures uma história ardente e pulsante, quer pretendas um dilema recheada de mistério, fantasia e magia. Com a imaginação e o real lado a lado, o resultado só pode ser fantástico!

Não Ficção (Prático; Histórico; Ensaio & Atualidade)

Para os momentos mais práticos e de aprendizagem, a seleção da MHD de não ficção propõe-te criteriosamente as obras imperdíveis este mês, seja para vivenciares o passado ou para enriqueceres o teu quotidiano.

Familiar & Bambino

Há livros intemporais, tal como existem livros para todas as idades. Na secção Familiar & Bambino, a MHD propõe-te a melhor fornada dos livros do mês, prontos para divertir, cativar e incentivar o raciocínio dos leitores mais jovens, mas nem por isso menos importantes!

Reedições

Para quem procura ler finalmente aquele clássico que queria ter adquirido, colecionar diferentes variantes das suas obras favoritas ou substituir um livro a pedir uma reforma, a MHD apresenta as reedições mais marcantes deste mês.

Livros a Não Perder em Fevereiro
Livros a Não Perder em Fevereiro | © Oficina do Livro | Editorial Planeta | Saída de Emergência

Preparado para descobrir os livros do mês? Basta virares a página!




FICÇÃO

Se procuras um livro literalmente fora da caixa, então estás no sítio certo! A seleção da MHD de ficção apresenta-te os títulos que não podes perder este mês, quer procures uma história ardente e pulsante ou recheada de mistério, fantasia e magia. Com a imaginação e o real lado a lado, o resultado só pode ser fantástico!

Livros a Não Perder em Fevereiro
Livros a Não Perder em Fevereiro | © Oficina do Livro | Editorial Planeta | Bertrand Editora

Preparado para descobrir a ficção do mês? Basta virares a página!




FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (1)

O Leitor
O Leitor | © Edições Asa

‘O LEITOR’,  de Bernhard Schlink (Edições Asa)

Sinopse Oficial: Em 1960, Michael Berg é iniciado no amor por Hanna Schmitz. Ele tem 15 anos, ela 36. Ele é apenas um adolescente. Ela é uma mulher madura, bela, sensual e autoritária. Mas este período de felicidade incerta tem um fim abrupto quando Hanna desaparece subitamente.

Só voltarão a encontrar-se anos mais tarde. Michael é estudante de Direito e Hanna está em tribunal, acusada de um crime hediondo. Enquanto a observa, o jovem percebe que, ao recusar defender-se, Hanna pode estar a guardar um segredo que ela considera mais vergonhoso do que o assassínio. Inicia-se então uma reflexão metódica e dolorosa sobre a legitimidade de uma geração, a braços com a vergonha, julgar a geração anterior, responsável por crimes de guerra.

Aclamado pelo seu erotismo latente e pelos desafios morais que coloca ao leitor, este prodigioso e perturbante romance sobre os destinos da Alemanha está traduzido em 39 línguas e foi galardoado em 1997 com os prémios Grinzane Cavour, Hans Fallada e Laure Bataillon. Em 1999 venceu o Prémio de Literatura do Die Welt. Foi adaptado ao cinema em 2008 e vencedor do Óscar para melhor atriz, atribuído a Kate Winslet.




FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (2)

As Provadoras de Hitler
As Provadoras de Hitler | © Dom Quixote

‘AS PROVADORAS DE HITLER’, de Rosella Postorino (D. Quixote)

Sinopse Oficial: Prússia Oriental, outono de 1943. Hitler esconde-se na Wolfsschanze – a Toca do Lobo -, o seu quartel-general oculto na floresta. As perspetivas de vencer a guerra começam a esboroar-se e os seus inimigos aproximam-se cada vez mais.
Dez mulheres são escolhidas.
Dez mulheres para provar a comida de Hitler e protegê-lo de ser envenenado.

Rosa Sauer, de 26 anos, perdeu tudo para esta guerra. Os pais morreram e o marido luta na frente russa. Sozinha e sem dinheiro, Rosa toma a fatídica decisão de deixar Berlim devastada pelos bombardeamentos para morar com os sogros no campo, em busca de refúgio. Mas uma manhã, as SS vêm dizer-lhe que foi recrutada para ser uma das provadoras de Hitler: três vezes por dia, ela e nove outras mulheres são levadas para as proximidades da Wolfsschanze, para provar as refeições do Führer. Forçadas a comer o que pode matá-las, na atmosfera turva destes banquetes perversos, as provadoras e os militares das SS traçam alianças insólitas – mas o que é insólito quando se vive no limite? E quando, na primavera de 1944, chega ao quartel o tenente Ziegler, instaurando um clima de terror, um inesperado vínculo nasce entre ele e Rosa.




FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (3)

A Última Carta
A Última Carta | © Suma de Letras

‘A ÚLTIMA CARTA’, de Cecelia Ahern (Suma de Letras)

Sinopse Oficial: Faz sete anos que o marido de Holly Kennedy morreu — seis, desde que ela leu a sua última carta, na qual ele lhe pedia que encontrasse coragem para forjar uma nova vida. Holly orgulha-se da forma como tem evoluído e crescido. Até que recebe a mensagem: «Precisamos desesperadamente da sua ajuda, Holly. Estamos a ficar sem ideias e…» — ela respira fundo, em busca de energia — «… todos nós estamos a ficar sem tempo.» Os membros do Clube P. S. Eu amo-te, inspirados nas últimas cartas do seu marido, Gerry, querem que Holly os ajude a escrever as suas próprias mensagens de despedida para os que lhes são queridos. Holly vê-se atraída, de novo, para um mundo que se esforçou tanto por deixar para trás. Relutante, começa a relacionar-se com o clube, mesmo quando a amizade deles ameaça destruir a paz que ela acredita ter alcançado. Porque cada uma dessas pessoas espera de Holly a ajuda para deixar algo significativo àqueles que mais ama, ela embarcará numa jornada notável que a desafiará a questionar se abraçar o futuro implica trair o passado e o que significa amar alguém para sempre…




FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (4)

A Melhor Máquina Viva
A Melhor Máquina Viva | © Companhia das Letras

‘A MELHOR MÁQUINA VIVA’, de José Gardeazabal (Companhia das Letras)

Sinopse Oficial: Anders Kopf é um jovem aspirante a escritor que decide mergulhar na pobreza por um ano e afastar-se de um passado doloroso. É um exercício temporário cujo objectivo é melhorar a literatura. Com os seus novos companheiros faz um batismo de pobreza, pratica roubos colectivos em matadouros, partilha refeições suspeitas e sofre injustiças pedagógicas. Durante todo esse tempo, reescreve a sua própria história de orfandade e de crime.

Eeva Wiseman é uma bela capitalista que herdou do pai um antigo matadouro, relíquia macabra do século XX. Administra com agilidade maternal o seu império de negócios, na sombra voraz da globalização, ao mesmo tempo que ressuscita da ressaca de um grande acidente e de um desaparecimento absoluto.

O que têm Kopf e Eeva a oferecer um ao outro? Entre o amor e a amizade, qual a melhor máquina? A liberdade e o sexo; a pobreza e a abundância; o triângulo homem, mulher, animal, são estas as várias máquinas modernas que alimentam a literatura.




FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (5)

As Cartas Perdidas de Auschwitz
As Cartas Perdidas de Auschwitz | © Topseller

‘AS CARTAS PERDIDAS DE AUSCHWITZ’, de Anna Ellory (Topseller)

Sinopse Oficial: Poderá o amor iluminar os tempos mais sombrios? Pouco depois da queda do Muro de Berlim, em 1989, Miriam regressa a casa para cuidar do pai em estado terminal. Quando se apercebe dos números tatuados no pulso de Henryk, escondidos pela bracelete do relógio, Miriam descobre que o pai fora prisioneiro de Auschwitz. Como poderá esta parte da sua vida ter ficado escondida durante tantos anos? E quem é Frieda, por quem Henryk tanto chama?

Ao procurar mais pistas sobre o passado da família, Miriam encontra entre os pertences da mãe um uniforme de uma prisioneira de Ravensbrück, um campo de concentração feminino na Alemanha. Escondidas nas bainhas do vestido estão dezenas de cartas de Frieda para Henryk, que, além dos seus relatos pessoais, narram a perturbadora história das Coelhas, mulheres usadas como cobaias em experiências médicas.

Intrigada por um passado que lhe foi ocultado e desesperada por fugir aos seus próprios demónios, Miriam decide descobrir a verdade sobre a sua família. Porém, ao reconstituir uma história de amor escondida durante décadas, depara-se com uma realidade de sofrimento e de perda. São as vozes das mulheres narradas nas cartas, a sua coragem e resiliência, que a inspiram a recuperar as rédeas da sua vida.




FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (6)

Os Leões da Sicília
Os Leões da Sicília | © Editorial Presença

‘OS LEÕES DE SICÍLIA — A SAGA DA FAMÍLIA FLORIO’, de Stefania Auci (Editorial Presença)

Sinopse Oficial: No momento em que desembarcam em Palermo, na Sicília, vindos da Calábria, em 1799, os irmãos Paolo e Ignazio Florio olham de frente para a vida com tenacidade e ambição, decididos a serem os mais ricos e os mais poderosos. E, em breve, fazem da sua loja de especiarias a melhor da cidade, dedicam-se à comercialização do enxofre, compram propriedades a nobres falidos, criam a sua companhia de navegação…

Quando Vincenzo, filho de Paolo, passa a dirigir a Casa Florio, a dinâmica continua: nas adegas Florio, transformam o marsala – um vinho para gente pobre – num néctar digno da mesa de um rei; um método revolucionário de conservar o atum – enlatado e em óleo – traz-lhes ainda mais riqueza… Palermo assiste à expansão dos Florio com espanto, mas depressa são alvo de inveja e desprezo e continuam a ser vistos como estrangeiros e simplórios, apesar da sua determinação profunda a ascenderem socialmente.

E, não obstante serem homens excecionais, são ao mesmo tempo frágeis, ainda que não o queiram admitir, e precisam de ter a seu lado mulheres igualmente excecionais: como Giuseppina, a mulher de Paolo, que sacrifica tudo, incluindo o amor, pela estabilidade da família; ou Giulia, a jovem milanesa que entra como um furacão na vida de Vincenzo e se torna o seu porto seguro.

Entrecruzando o percurso da ascensão empresarial e social dos Florio com as tumultuosas histórias da sua vida íntima, durante os anos mais agitados da História de Itália do século XIX, Stefania Auci apresenta uma poderosa saga familiar, de tal modo viva e pulsante que parece contemporânea.




FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (7)

Sete Guardanapos
Sete Guardanapos | © Quinta Essência

‘SETE GUARDANAPOS’, de Zara Raheem (Quinta Essência)

Sinopse Oficial: Leila adora os pais mas sente uma dificuldade crescente em aceitar as exigências deles. Embora vivam nos Estados Unidos, os seus pais mantêm-se fiéis aos costumes da sua Índia natal. E ambos consideram que já foram demasiado modernos com a filha… agora que Leila fez 26 anos, não querem que ela se arrisque a ficar para tia.

Leila, por seu lado, sonha em encontrar o tal e tem uma criteriosa lista de atributos e qualidades que o namorado perfeito terá de possuir. Não está disposta a ficar com qualquer um!
O problema é que os pais lhe fizeram um ultimato: Leila tem 3 meses (apenas!) para encontrar o amor, senão terá mesmo de se submeter a um casamento arranjado…

No seu desespero, ela vai tentar de tudo: deste o speed dating (valha-nos Deus!) aos encontros às cegas (só podia estar cega, mesmo!), sempre em vão… Mas o tempo escasseia! Terá ela expectativas demasiado altas? O que será de si se o homem perfeito não aparecer?

Ao longo do seu inspirador (e hilariante!) percurso, repleto de momentos constrangedores, aventuras para esquecer e dissabores, Leila vai descobrir muito sobre si mesma, sobre o amor, e sobre as coisas pelas quais vale mesmo a pena lutar…




FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (8)

A Coragem de Cilka
A Coragem de Cilka | © Editorial Presença

‘A CORAGEM DE CILKA’, de Heather Morris (Editorial Presença)

Sinopse Oficial: A beleza salvou-lhe a vida – e condenou-a.

Em 1942, com apenas 16 anos, Cilka Klein é levada para o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau. O comandante do campo, Johann Schwarzhuber, sente-se de imediato atraído pela beleza dos seus longos cabelos e decide separá-la das outras prisioneiras. Cilka depressa aprende que o poder pode ditar a sobrevivência.

Após a libertação, Cilka acaba por ser condenada pelos russos por ter colaborado com os nazis e é enviada para Vorkuta, um desolado e horrendo campo de trabalhos forçados na Sibéria, no Círculo Polar Ártico. Inocente, mas de novo prisioneira, Cilka enfrenta novos desafios, igualmente aterradores, numa batalha diária pela sobrevivência. Trava amizade com uma médica de Vorkuta e aprende a cuidar dos prisioneiros doentes esforçando-se para tratar deles, sob condições inimagináveis. Mas é ao cuidar de um homem chamado Aleksandr que Cilka descobre que, apesar de tudo, ainda há espaço no seu coração para o amor.

Baseado em factos conhecidos sobre o período em que Cilka Klein esteve detida em Auschwitz e nos testemunhos de prisioneiras nos campos de trabalhos forçados na Sibéria, A Coragem de Cilka é a continuação da narrativa do bestseller internacional O Tatuador de Auschwitz. É uma obra de cortar o fôlego, uma poderosa homenagem ao triunfo da resiliência, um romance que nos leva às lágrimas. Mas é também uma história que nos deixa estarrecidos e encorajados pela feroz determinação de uma mulher que, contra todas as probabilidades, sobreviveu.




FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (9)

Paixão de Lisboa
Paixão de Lisboa | © Oficina do Livro

‘PAIXÃO DE LISBOA’, de Rebecca Scott Cabral (Oficina do Livro)

Sinopse Oficial: Quando a vida perfeita de Josie em Londres fica repentinamente virada do avesso, esta inglesa inexperiente resolve aceitar, com algum ceticismo, e apenas para arejar as ideias, a oportunidade de um emprego em Lisboa. Será que o que vai encontrar em Portugal é mais do que a soma de tudo o que perdeu?

Esta não é uma história de amor e, no entanto, ao mesmo tempo, é exatamente isso. Uma história de amor pela vida, de amor-próprio, de amor por sexo, de amor por Lisboa, nascida a partir de tantas outras histórias de jovens mulheres, oriundas de vários pontos do Mundo, que se perderam e se reencontraram nas ruas sinuosas e nos recantos secretos da capital portuguesa.

Num registo hábil e sensual, Paixão de Lisboa mostra-nos uma cidade poderosa capaz de causar dor e prazer, deslumbramento e desespero, a todos os forasteiros que tentam decifrar os seus segredos e se veem impotentes para transformar a sua natureza – mas que, inevitavelmente, acabam eles próprios por se verem transformados pela cidade.




FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (10)

A Parteira Alemã
A Parteira Alemã | © Editorial Planeta

‘A PARTEIRA ALEMÃ’, de Mandy Robotham (Editorial Planeta)

Sinopse Oficial: Alemanha, 1944. Anke Hoff, prisioneira do campo de concentração de Ravensbrük faz o que pode para manter vivas as suas companheiras grávidas e os bebés recém–nascidos. Mas quando o seu trabalho é notado, é escolhida para uma tarefa bem mais perigosa.

Eva Braun está grávida do filho do Führer Anke é retirada do campo para Berghof, casa refúgio de Hitler, para trazer ao mundo o filho de Eva Braun. Se recusar, a sua família morrerá. A viver uma vida que nunca poderia ter imaginado, Anke apaixona-se por um oficial alemão e cedo o casal é confrontado com os perigos desta relação proibida.




FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (11)

Aprender a Falar com as Plantas
Aprender a Falar com as Plantas | © Dom Quixote

‘APRENDER A FALAR COM AS PLANTAS’, de Marta Orriols (Dom Quixote)

Sinopse Oficial: Paula Cid é uma neonatologista de 42 anos. Apaixonada pelo seu trabalho e mergulhada na rotina de um relacionamento que dura há quinze anos, perde o companheiro num acidente poucas horas depois de ele a ter convidado para um almoço em que lhe disse que havia outra mulher na sua vida e ia sair de casa.

Juntamente com o choque de uma morte estúpida e prematura, Paula terá, pois, de enfrentar o desgosto de ter sido abandonada e de lidar não apenas com o luto, mas sobretudo com o ressentimento e o rancor. “Aprender a Falar com as Plantas” confirmou Marta Orriols, que já tinha publicado contos, como uma das autoras espanholas mais interessantes da atualidade. Vencedor dos prémios Òmnium e L’Illa dels Llibres, o romance revela os pormenores da alma feminina, levando-nos em segundos da dor à ternura, do sorriso à emoção mais dramática.




FICÇÃO — YOUNG ADULT (1)

Recomeçar
Recomeçar | © Editorial Presença

‘RECOMEÇAR’, de Mona Kasten (Editorial Presença, tradução Maria das Mercês Peixoto)

Sinopse Oficial: Começar de novo – é este o desejo mais profundo de Allie Harper quando parte para Woodshill, no Oregon, para frequentar a universidade e esquecer os fantasmas do passado. Ultrapassada a fase complicada de arranjar um lugar para viver, ela encontra um apartamento que a satisfaz, mas que – o que não estava nos seus planos – terá de ser partilhado com Kaden White, um bad boy tatuado, sensual e arrogante, seu colega universitário.

Kaden começa logo por lhe impor uma lista de regras, entre as quais: nós os dois não iremos envolver-nos seja em que circunstâncias for. Ou Allie aceita essas regras ou terá de sair! Para ela, tudo isso parece simples. Quem iria envolver-se com uma pessoa intratável como Kaden? Mas à medida que ela o vai conhecendo, vai-se apercebendo de que, por detrás da rude fachada de Kaden, este esconde segredos amargos. E, para os dois jovens, torna-se cada vez mais difícil ignorar a forte atração que surge entre ambos.

Entretanto, as regras começam a esbater-se…




FICÇÃO — YOUNG ADULT (2)

A Educação dos Gafanhotos
A Educação dos Gafanhotos | © Dom Quixote

‘A EDUCAÇÃO DOS GAFANHOTOS’, de David Machado (Dom Quixote)

Sinopse Oficial: No Verão de 2001, David e Marco celebram o fim do curso com uma viagem pelos Estados Unidos, para fugirem das rotinas, das convenções, das famílias e para, à sua maneira, gozarem a independência.

A Educação dos Gafanhotos é a história dessa marcante aventura: das dificuldades que os dois jovens amigos têm de ultrapassar, das conversas insólitas que travam com quem vão conhecendo, das longas noites passadas em bares da América profunda, das personagens que, a todo o instante, encarnam. É também o relato do abalo provocado neles pelo ataque terrorista do 11 de Setembro.

Na senda da viagem fascinante de Índice Médio de Felicidade, com a maturidade de Debaixo da Pele, o presente romance é um retrato de uma juventude em plena efervescência, para quem a literatura é um passaporte para a liberdade e a quem a realidade por vezes troca as voltas.




FICÇÃO — YOUNG ADULT (3)

Isto Só Acontece nos Filmes
Isto Só Acontece nos Filmes | © Topseller

‘ISTO SÓ ACONTECE NOS FILMES’, de Holly Bourne (Topseller)

Sinopse Oficial: Serenatas românticas, beijos à chuva e declarações de amor épicas… Isto só acontece nos filmes! A Audrey não quer saber de amor nem de paixões piegas. A vida dela já tem drama que chegue! Para fugir ao caos que se instalou em casa, ela arranja um trabalho no cinema local, sem imaginar que é precisamente aqui que vai encontrar um drama chamado Harry.

O Harry é um aspirante a realizador de cinema e encaixa em todos os clichês lamechas dos grandes romances. Rosas vermelhas, velas e charme de bad boy, ele vai tentar de tudo para conquistar a descrente Audrey. Mas, por favor, poupem-na! É bem sabido que o amor da vida real não é como nos filmes, certo? Ou talvez a Audrey se surpreenda…

Isto Só Acontece nos Filmes recebeu excelentes críticas e é um romance sobre romance, um grito feminista aos estereótipos impostos às jovens raparigas e uma leitura absolutamente hilariante.




FICÇÃO — SCIFI & FANTASIA (1)

Depois do Dilúvio
Depois do Dilúvio | © HARPER COLLINS

‘DEPOIS DO DILÚVIO’, de Kassandra Montag (Harper Collins)

Sinopse Oficial: Há pouco mais de um século, o nosso mundo sofreu uma transformação tremenda. Depois de anos em que o mar subiu lentamente de nível, abrindo caminho sobre o continente, a água acabou por apagar do mapa as maiores cidades costeiras dos Estados Unidos da América, seguindo depois para o interior, até só sobrar um arquipélago de cumes montanhosos onde proliferam colónias rodeadas por mar aberto.

Myra, uma mulher teimosa e independente, e Pearl, a sua precoce filha de sete anos, pescam com o seu barco, o Pássaro, e só pisam terra para fazer trocas de provisões e de informação nos poucos redutos remanescentes de civilização. Há sete anos que Myra chora a perda da sua filha mais velha, Row, que foi raptada pelo pai depois de um dilúvio monstruoso lhes ter engolido a casa no Nebrasca. Tempos depois, durante um confronto violento com um desconhecido, Myra descobre subitamente que Rowfoi vista num acampamento distante perto do Círculo Polar Ártico. Ignorando a sua cautela habitual, Myrae Pearl embarcam numa viagem perigosa através dos gélidos mares do norte, agarradas à esperança de que Row ainda lá esteja.

Na sua viagem, Myrae Pearl unirão forças a um barco maior, um navio onde Myra surpreendentemente se vê a criar laços com os restantes tripulantes. Mas os segredos, a luxúria e a traição ameaçam-lhes o sonho. Depois de os seus destinos sofrerem uma reviravolta chocante e sangrenta, Myra tem de enfrentar o dilema de perceber se o salvamento de Row justifica colocar Pearl e os seus companheiros de viagem em risco.




FICÇÃO — SCIFI & FANTASIA (2)

A Quinta
A Quinta | © Saída de Emergência

‘A QUINTA’, de Joanne Ramos (Saída de Emergência)

Sinopse Oficial: Golden Oaks é um retiro luxuoso onde as mulheres encontram todo o tipo de serviços: refeições orgânicas, professores de fitness, massagens diárias – e tudo a custo zero. De facto, quem aqui reside ainda recebe uma elevada quantia de dinheiro. A contrapartida? Durante nove meses não pode deixar o espaço, os seus movimentos são monitorizados e tem de cortar os laços com a sua vida anterior enquanto se dedica a uma única tarefa: produzir o bebé perfeito para os clientes super-ricos.

Jane, uma imigrante das Filipinas, está desesperada por um futuro melhor quando, depois de um processo rigoroso, é selecionada para ser “Hospedeira” em Golden Oaks – ou na Quinta, como os residentes lhe chamam. Mas grávida, frágil e preocupada com o bem-estar da sua família, Jane está determinada a contactar os seus. No entanto, se deixar a Quinta, perde a recompensa financeira que poderia mudar a sua vida para sempre.

Apaixonante e provocador, A Quinta explora as tensões entre ambição, mérito, dinheiro e maternidade e levanta questões cruciais sobre os sacrifícios que as mulheres estão dispostas a fazer para melhorar os futuros daqueles que amam.




FICÇÃO — SCIFI & FANTASIA (3)

O Ano do Oráculo
O Ano do Oráculo | © Topseller

‘O ANO DO ORÁCULO ‘, de Charles Soule (Topseller)

Sinopse Oficial: O que faria se conhecesse o futuro?

Will Dando leva uma vida bastante normal, para alguém com quase 30 anos. Até ao dia em que acorda de um sonho que lhe revela 108 profecias. E esta informação pode bem transformá-lo no homem mais poderoso do mundo.

Sabendo estar na posse de algumas informações comprometedoras, decide esconder-se sob o pseudónimo de Oráculo, veiculando uma seleção de previsões através do Site, uma página de Internet que rapidamente se torna viral e desperta a curiosidade de todo o tipo de pessoas e organizações.

Atraídas pelo fascínio de conhecer o seu próprio futuro, milhares de pessoas contactam o Oráculo, mas o Site acaba também por chamar a atenção de grandes empresas, dispostas a pagar milhões pelo acesso exclusivo a uma previsão que as possa beneficiar. Tudo isto obriga Will a confrontar-se com as suas dúvidas. O que fazer com o conhecimento que recebeu? E de onde terão surgido as misteriosas previsões?

Com poucas pessoas em quem confiar, a única hipótese de Will é desvendar o significado oculto das previsões, ao mesmo tempo que tenta sobreviver e evitar uma catástrofe mundial.




FICÇÃO — SCIFI & FANTASIA (4)

Um Mar Sem Estrelas
Um Mar Sem Estrelas | © Casa das Letras

‘UM MAR SEM ESTRELAS’, de Erin Morgenstern (Casa das Letras)

Sinopse Oficial: Muito abaixo da superfície da Terra, na margem do Mar Sem Estrelas, existem inúmeros túneis e recintos cheios de histórias. As entradas que conduzem a este santuário costumam estar escondidas, às vezes no chão das florestas, outras vezes no interior de uma casa, ou mesmo à vista, sem se dar por elas. Mas aqueles que as procuram encontram-nas. As suas portas aguardam-nos.

Zachary procura a sua porta, embora não saiba. Segue um canto de sereia silencioso, uma certeza inexplicável de que está destinado a encontrar outro sítio. Quando descobre um livro misterioso nas prateleiras da biblioteca da universidade, começa a ler e sente-se cativado pelas histórias de prisioneiros que procuram amor, cidades perdidas e acólitos sem nome. De repente, um virar de páginas leva Zachary a uma história da sua própria infância, incrivelmente escrita naquele livro antigo.

Uma abelha, uma chave e uma espada impressas no livro conduzem Zachary a duas pessoas que mudarão o curso da sua vida: Mirabel e Dorian. Estes desconhecidos guiam-no através de bailes de máscaras e histórias sussurradas em salões clandestinos até à sede de uma sociedade secreta, onde as maçanetas estão penduram em fitas e, por fim, através de uma porta pintada que se abre magicamente para entrar num lugar que ele sempre desejara.

Entre túneis sinuosos repletos de livros, salões de baile e margens escuras como vinho, Zachary cai num mundo inebriante, permeado de romance e mistério. Mas trava-se uma batalha pelo destino daquele lugar e, embora haja quem sacrifique tudo para protegê-lo, outros estão determinados a destruí-lo.




FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (1)

Os Outros
Os Outros | © Editorial Presença

‘OS OUTROS’, de C.J. Tudor (Editorial Presença)

Sinopse Oficial: Uma rapariga pálida num quarto branco…

Ao conduzir uma noite para casa, Gabe vai atrás de um velho carro, quando vê a cara de uma menina aparecer na janela.
Ela diz uma palavra: papá.
É a sua filha de cinco anos, Izzy.
E nunca mais a vê.

Três anos mais tarde, Gabe passa os dias a conduzir na auto-estrada à procura do carro que levou a filha, recusando-se a desistir. Apesar de todos pensarem que Izzy está morta. Fran e a filha, Alice, também estão na auto-estrada. Não estão à procura. Estão em fuga. Tentando manter-se um passo à frente das pessoas que lhes querem fazer mal. Porque Fran sabe a verdade. Ela sabe o que aconteceu à filha de Gabe. Sabe quem é o responsável e o que lhe farão a si e a Alice se a apanharem.




FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (2)

O Último Oráculo
O Último Oráculo | © Bertrand Editora

‘O ÚLTIMO ORÁCULO’, de James Rollins (Bertrand Editora)

Sinopse Oficial: Em Washington, D.C., um sem-abrigo morre nos braços do comandante Gray Pierce, atingido pela bala de um assassino. Mas a morte deixa para trás um mistério ainda maior: uma moeda ensanguentada uma relíquia antiga relacionada com o oráculo grego de Delfos. Enquanto perseguidores implacáveis procuram o artefacto roubado, Gray Pierce descobre que a moeda é a chave para desvendar uma conspiração que remonta à Guerra Fria e ameaça os próprios alicerces da Humanidade.

Desde os templos da Grécia Antiga aos mausoléus mais deslumbrantes, dos bairros pobres da Índia às ruínas radioativas da Rússia, dois homens têm de correr contra o tempo para resolver o mistério que remonta ao primeiro grande oráculo da História o oráculo grego de Delfos.

Mas uma questão permanece: Será o passado suficiente para salvar o futuro? Mestre na arte de combinar a intriga histórica e religiosa com as aventuras mais alucinantes, James Rollins traz de volta a Força Sigma para lutar contra um grupo de cientistas sem escrúpulos que lançaram um projeto de bioengenharia capaz de conduzir a Humanidade à sua extinção.




FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (3)

A Casa de Papel - Escape Book
A Casa de Papel – Escape Book | © Editorial Planeta

‘A CASA DE PAPEL — ESCAPE BOOK’, de Ivan Tapia (Editorial Planeta)

Sinopse Oficial: Um Escape book baseado na A Casa de Papel, a série espanhola vencedora de um Emmy internacional, com mais de 7.5 milhões de seguidores nas redes sociais. Os enigmas estão construídos a partir de fotogramas das três temporadas da série.




FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (4)

Laranja de Sangue
Laranja de Sangue | © Topseller

‘LARANJA DE SANGUE’, de Harriet Tyce (Topseller)

Sinopse Oficial: «Só mais uma noite. Depois acabo com isto

A vida de Alison parece perfeita. Tem um marido dedicado, uma filha adorável, uma carreira em ascensão como advogada e acaba de lhe ser atribuído o primeiro caso de homicídio. Só que Alison bebe. Demasiado. E tem vindo a negligenciar a família. Além de que esconde um caso amoroso quase obsessivo com um colega que gosta de ultrapassar os limites.

«Eu fi-lo. Matei-o. Devia estar presa
A cliente de Alison não nega ter esfaqueado o marido e quer declarar-se culpada. No entanto, há algo na sua história que não parece fazer sentido. Salvar esta mulher pode ser o primeiro passo para Alison se salvar a si própria.

«Estou de olho em ti. Sei o que andas a fazer
Mas alguém conhece os segredos de Alison. Alguém quer fazê-la pagar pelo que fez. E não irá parar até ela perder tudo o que tem.

Um thriller envolvente, com um final absolutamente inesperado e chocante, protagonizado por uma personagem muito empática.




FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (5)

A Assassina da Roda
A Assassina da Roda | © Editora Guerra & Paz

‘A ASSASSINA DA RODA’, de Rute de Carvalho Serra (Guerra & Paz)

Sinopse Oficial: O mais horrendo dos crimes: o massacre de inocentes. Um romance de factos verídicos. Julho de 1772. Na Casa da Suplicação, em Lisboa, agitam-se as hostes perante ruas fervilhantes de um povo acicatado pelos terríveis actos cometidos por uma assassina. Luiza de Jesus é acusada de ter assassinado 33 crianças, expostas na roda da Misericórdia de Coimbra. O que pode ter levado uma jovem mulher a matar impiedosamente inocentes? Quem é ela afinal? Estas perguntas desassossegam o espírito do intendente Pina Manique, seu julgador. Deambulando entre Lisboa, Coimbra, Figueira de Lorvão e até a Galiza, será possível encontrar respostas? Tradição e mística milenar poderão, afinal, coexistir?

Um romance histórico de intensa emoção, baseado em factos verídicos: aqui, as nossas convicções sobre verdade, mentira, miséria e ostentação são postas definitivamente à prova. Os horríveis e sanguinários pormenores da execução pública desta assassina serão suficientes para que a «memória de semelhante monstro» não desapareça?




FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (6)

A Última Vez que te Vi
A Última Vez que te Vi | © HARPER COLLINS

‘A ÚLTIMA VEZ QUE TE VI’, de Liv Constantine (HarperCollins)

Sinopse Oficial: Segredos, mentiras, traição… e homicídio. A doutora Kate Englishtem tudo. Não só é herdeira de uma enorme fortuna como ainda tem um marido bonito e uma filha lindíssima, uma carreira de sucesso e uma belíssima mansão de fazer inveja a qualquer um. Mas tudo isso está prestes a mudar. Numa noite, a mãe de Kate é encontrada morta, assassinada na sua própria casa. A seguir, Kate recebe uma mensagem: se achas que agora estás triste, espera e vais ver…

Evidentemente, nem tudo o que parece é na alta sociedade de Baltimore e à medida que os escândalos, infidelidades e traições são expostos, a tensão aumenta sem precedentes. O assassino pode ser qualquer um: um amigo, um vizinho, a pessoa amada, um familiar. E a Kate é a próxima na lista.




FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (7)

Até ao Último Suspiro
Até ao Último Suspiro | © Bertrand Editora

‘ATÉ AO ÚLTIMO SUSPIRO’, de Mary Higgins Clark (Bertrand Editora)

Sinopse Oficial: A gala do Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque é considerada uma das mais glamorosas festas de angariação de fundos do mundo. É uma noite de confraternização irrepetível, recheada de ricos e famosos que se exibem vestidos pelos mais notáveis estilistas. Muitas pessoas seriam capazes de matar para receberem um convite para esta festa. Há três anos, Virginia Wakeling, administradora do Metropolitan Museum of Art e um dos seus doadores mais generosos, foi encontrada morta, na rua, junto ao museu.

Apurou-se que presumivelmente foi empurrada do telhado durante a gala, mas a polícia nunca acusou ninguém pelo seu assassínio. A suspeita sempre pairou sobre o namorado de Virginia, muito mais jovem do que ela, mas há uma multidão de outros suspeitos.

Um caso não resolvido que constitui um novo desafio para a produtora televisiva Laurie Moran, que, quanto mais se embrenha no assassínio mais se confronta com o perigo que pode rodear um convite para a gala do Metropolitan….




FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (8)

Teatro de Fantoches
Teatro de Fantoches | © Topseller

‘TEATRO DE FANTOCHES’, de M.W. Craven (Topseller)

Sinopse Oficial: Haverá algo pior do que ser queimado vivo?

Um assassino em série anda à solta. Ele raptou, mutilou e queimou homens nos círculos de pedra pré-históricos do condado de Cúmbria. Não deixou pistas, e a polícia está desorientada. Quando o nome do inspetor Washington Poe é encontrado gravado nos restos carbonizados da terceira vítima, ele é chamado a participar na investigação.

Poe não se quer envolver, mas o cruel assassino tem um plano e, por alguma razão, o inspetor faz parte dele. Acaba, então, por formar equipa com a brilhante, mas socialmente desajustada, analista de dados Tilly Bradshaw, e juntos irão identificar pistas que só Poe consegue seguir.

À medida que o número de corpos carbonizados aumenta, Poe percebe que há muito mais em jogo do que poderia imaginar. E, num final chocante que destrói tudo aquilo em que acreditava sobre si mesmo, o inspetor descobre que há coisas ainda piores do que ser queimado vivo….




FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (9)

Cerimónia Mortal
Cerimónia Mortal | © Edições Chá das Cinco

‘CERIMÓNIA MORTAL’, de J.D. Robb (Edições Chá das Cinco)

Sinopse Oficial: Eve Dallas, tenente da polícia de Nova Iorque, é encarregada de uma missão secreta: investigar a morte de um colega. Nunca hesitando em cumprir o dever e colocá-lo acima das lealdades pessoais, ela acha que está pronta para tudo. Mas estará mesmo? Quando um cadáver é deixado à porta de sua casa, Eve sabe que só com toda a sua força e inteligência poderá sobreviver.

Estará ela preparada para o caso mais complicado e perigoso da sua carreira? Poderá o seu marido, Roarke, ajudá-la quando a jovem começar a questionar as suas crenças sobre o que está certo e errado? É que confrontar a forma mais sedutora de maldade não será fácil… nem mesmo para Eve Dallas.




FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (10)

A Mensagem
A Mensagem | © Quetzal Editores

‘A MENSAGEM’, de Mai Jia (Quetzal Editores)

Sinopse Oficial: É na paisagem deslumbrante de Hangzhou, perto de Xangai, que decorre a ação de A Mensagem, durante a II Guerra Mundial e a ocupação japonesa da China: um espião chinês atua nas fileiras nipónicas e mina a sua confiança decifrando códigos através de verdadeiros passes de mágica. Serve-se de códigos matemáticos, operações de contraespionagem e mensagens truncadas que apaixonam o submundo das agências de informação. Numa derradeira tentativa para desmascarar a toupeira chinesa, os japoneses passam também a enviar mensagens falsas. Cairá o espião na armadilha?

Este é o desafio lançado por Mai Jia, o celebrado autor de Cifra, cujos livros vendem milhões de exemplares e — tal como A Mensagem — foram já adaptados ao cinema e a séries de televisão.




FICÇÃO — FICÇÃO GERAL (1)

O Silencieiro
O Silencieiro | © Cavalo de Ferro

‘O SILENCIEIRO’, de Antonio Di Benedetto (Cavalo de Ferro)

Sinopse Oficial: Um jovem subchefe de secção, que vive nos subúrbios e planeia escrever um livro, não suporta o ruído do mundo, fruto do progresso — as máquinas, os rádios, os automóveis. Silenciar a fonte desse ruído imposto e exasperante transforma-se numa luta obsessiva.

Na tentativa de fugir a esse incómodo, arrasta a mãe e a noiva numa interminável busca por um lugar inacessível aos sons. No entanto, a tortura continua; na verdade, não há fuga possível, pois que aos ruídos exteriores se vão juntando e sobrepondo os ruídos metafísicos, de origem obscura e íntima, e, com eles, a impossibilidade de viver.

Publicado em 1964, O Silencieiro é um dos pontos altos da literatura em língua castelhana do século XX. Romance curto e sóbrio, mas rico em matizes, do registo familiar ao descritivo, do reflexivo ao lírico, constitui um exemplo perfeito da prosa lacónica e subtil de Antonio Di Benedetto, um escritor de culto, sem precursores nem sucessores.




FICÇÃO — FICÇÃO GERAL (2)

Histórias para Dias de Chuva
Histórias para Dias de Chuva | © Pergaminho

‘HISTÓRIAS PARA DIAS DE CHUVA — CONTOS E PENSAMENTOS PARA ACONCHEGAR O CORAÇÃO’, de Naela Ali (Pergaminho)

Sinopse Oficial: «Naquela noite, o céu estava repleto de estrelas. Eu e ele sentámo-nos lado a lado. De mão dada. No terraço do nosso café favorito. Onde nos podíamos esconder por um bocado, onde existiríamos apenas nós e as nossas histórias. E por vezes tocavam algumas canções antigas. Falávamos sobre vidas. A sua, a minha e as possibilidades da nossa. Estávamos na verdade a falar de coisas de que já faláramos antes. Estávamos apenas a repetir as coisas, uma e outra vez. Como nos tínhamos conhecido, as canções de que mais gostávamos, e contávamos as mesmas piadas repetidamente. Tal como diz a canção dos Pet Shop Boys, “nunca nos sentíamos aborrecidos…”.

– Ei, amas -me? – perguntou ele assim do nada. Com os olhos a brilharem de tal forma que dardejaram nos meus. Como se estivesse pronto para me devorar. – É claro que amo. – Podemos ficar assim para sempre? Bem, isso era algo a que eu não podia responder, para ser honesta. Para sempre era algo demasiado forte para ser pronunciado.»

Cada história de amor é diferente, mas todas as histórias de amor são iguais: o primeiro toque, os primeiros beijos, os primeiros dias juntos, a conquista, a perda, a saudade, o desamor; os sonhos, as esperanças, as ilusões e desilusões; os amores que nos falham e os amigos que nunca falham, ou viceversa. Histórias para Dias de Chuva são histórias que todos já vivemos ou conhecemos, mas a que queremos sempre voltar.




FICÇÃO — FICÇÃO GERAL (3)

António Tá Certo
António Tá Certo | © Editora Guerra & Paz

‘ANTÓNIO TÁ CERTO’, de António Tavares-Teles (Guerra & Paz)

Sinopse Oficial: Neste romance biográfico, o autor divide-se em dois. João e António encontram-se em dois momentos das suas vidas, o primeiro ainda jovem, o segundo já na casa dos setenta. As suas histórias correm lado a lado, intercalando-se e levando o leitor por dois caminhos. Com João, recua aos tempos da ditadura, ao percurso até ao exílio, marcado por homens de coragem, outros menos, por amizades, amores e afectos. Com António, encara de frente a morte. Não é por engano que os dois se cruzam, sem nunca se encontrarem, nas lutas mais essenciais de um homem que viveu e morreu como quis.

Este foi o último livro de António Tavares-Teles. Autor e editor falaram ao telefone sobre a edição. O manuscrito chegou pelo correio ao editor, dois dias depois do falecimento de António Tavares-Teles.




NÃO FICÇÃO

Para os momentos mais práticos e de aprendizagem, a seleção da MHD de não ficção propõe-te criteriosamente as obras imperdíveis este mês, seja para vivenciares o passado ou para enriqueceres o teu quotidiano.

Livros a Não Perder em Fevereiro
Livros a Não Perder em Fevereiro | © Oficina do Livro | Nascente | Clube do Autor

Preparado para descobrir a não ficção do mês? Basta virares a página!




NÃO FICÇÃO — PRÁTICO (1)

A Coragem de Ser Imperfeito
A Coragem de Ser Imperfeito | © Nascente

‘A CORAGEM DE SER IMPERFEITO’, de Brené Brown (Nascente)

Sinopse Oficial: É comum reprimirmos emoções como o medo, a mágoa ou a desilusão para nos defendermos a todo o custo de eventuais erros e fracassos. Essa atitude leva-nos muitas vezes a fechar as portas ao amor e aos outros. Se é assim que vive, então não está a ter as experiências marcantes que dão significado à vida.

Durante 12 anos, Brené Brown desenvolveu uma pesquisa pioneira sobre a imperfeição humana cujas conclusões apresenta neste livro.

Abordando os temas da vulnerabilidade, medo, vergonha e imperfeição, a autora expõe as suas principais ideias e estratégias de sucesso, e faz grandes revelações, desafiando-nos a mudar a maneira como vivemos e nos relacionamos.




NÃO FICÇÃO — PRÁTICO (2)

Rockonomics
Rockonomics | © Temas e Debates

‘ROCKONOMICS — O QUE A INDÚSTRIA DA MÚSICA NOS PODE ENSINAR SOBRE ECONOMIA E SOBRE A VIDA’, de Alan B. Krueger (Temas e Debates)

Sinopse Oficial: Alan B. Krueger, que chefiou o Conselho Económico do Presidente dos EUA, serve-se da indústria da música, desde artistas rock a executivos do mundo da música, de agentes a promotores, para explicar os princípios da economia e as forças que modelam a nossa vida económica.

Os economistas reconhecem que, com frequência, a indústria da música é um bom indicador do estado da economia; é uma das primeiras a serem afetadas pela inovação tecnológica, e a análise da forma como os músicos compõem e vendem novas canções e como planeiam digressões mostra-nos o que aguarda as empresas e os funcionários de outras indústrias que se esforçam por se adaptar.




NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO (1)

Reconquista
Reconquista | © Clube do Autor

‘RECONQUISTA — A HISTÓRIA APAIXONANTE DA RECONQUISTA CRISTÃ’, de Jose Ignacio de La Torre (Clube do Autor)

Sinopse Oficial: O ano 711 marcou profundamente a Península Ibérica. Uma sucessão de fatores provocaram o caos no reino visigodo, permitindo a invasão peninsular do crescente poder islâmico. Em poucos anos todo o território ibérico estava praticamente sob o seu controlo. Ainda assim, os cristãos conseguiram reorganizar-se, mas os séculos seguintes foram de guerras, avanços e recuos. Granada, por exemplo, resistiu até 1492, quase oitocentos anos depois da chegada dos muçulmanos à Península Ibérica.

Este livro é sobre o longo processo de recuperação do território sob controlo muçulmano desde o ano de 711, com cerca de mil batalhas ao longo de vários séculos. “Reconquista” apresenta um relato político-militar desde a invasão muçulmana da Península até à conquista de Granada pelos Reis Católicos no século XV.




NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO (2)

Estado Crítico
Estado Crítico | © Vogais

‘ESTADO CRÍTICO | HISTÓRIAS DO LIMIAR DA VIDA HUMANA’, de Dr. Matt Morgan (Vogais)

Sinopse Oficial: Um olhar comovedor e perspicaz ao mundo da medicina e das pessoas que foram mudadas por ela, para sempre.

O Dr. Matt Morgan é médico de medicina intensiva ¿ aquele a cujas mãos especializadas vão parar as pessoas a quem algo correu terrivelmente mal. Pode ter sido um acidente ou uma doença grave: estar gravemente doente significa que um ou mais dos seus órgãos vitais falhou e a sua vida está em perigo. Nessas alturas, é preciso ter fé na capacidade de a equipa médica tomar decisões de vida ou morte sob pressão extrema para desvendar os mistérios do corpo humano e diagnosticar com urgência uma doença misteriosa.

Neste livro, o Dr. Matt Morgan guia-nos pela UCI, onde nos apresenta alguns dos casos mais interessantes e memoráveis em que trabalhou, como o estudante de 17 anos com uma infeção misteriosa, ou o jovem pai que caiu inanimado no chão vítima de um AVC fulminante, ou o homem a quem no espaço de horas o coração parou 20 vezes, ou ainda a grávida que se viu na iminência de ter de escolher entre salvar a sua vida ou a do seu bebé.

Ficamos a conhecer não só as suas histórias, mas também como funciona o mundo impressionante do corpo humano. Nem todas as histórias têm finais felizes, mas todas celebram a resiliência do espírito humano.




NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO (3)

O Lado Negro da Mente
O Lado Negro da Mente | © Bertrand Editora

‘O LADO NEGRO DA MENTE’, de Kerry Daynes (Bertrand Editora)

Sinopse Oficial: «Toda a minha carreira se baseia no trabalho que desenvolvo com indivíduos que cometeram crimes graves e no apoio que presto às vítimas na sua tentativa de superar o trauma. Vítima ou criminoso, lido com seres humanos nos seus momentos de maior desespero.»

 Bem-vindo ao quotidiano de uma psicóloga forense. Não há dois dias iguais. Não há pacientes previsíveis. O trabalho é muitas vezes perigoso e quase sempre inquietante.
Kerry Daynes trabalha de perto com alguns dos criminosos mais violentos e desafiantes das prisões e hospitais psiquiátricos do Reino Unido – e também com as vítimas dos seus crimes. O seu dia é passado olhos nos olhos com o lado negro da mente humana, a tentar entender as ações brutais de homens e mulheres que foram condenados pelo sistema judicial e a ajudá-los a encetar o caminho para se tornarem cidadãos respeitadores da lei.

Mas olhar para o abismo todos os dias tem os seus custos, e o testemunho lúcido e rico de Daynes mostra-nos os perigos pessoais e profissionais que ela incorre e as experiências e pessoas que mais a influenciaram como psicóloga forense. O Lado Negro da Mente é uma viagem inesquecível às causas do comportamento humano mais extremo e a um conjunto de sistemas mal adaptados para lidar com ele.




NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO (4)

O Amor em Portugal na Idade Média
O Amor em Portugal na Idade Média | © Manuscrito Editora

‘O AMOR EM PORTUGAL NA IDADE MÉDIA’, de ana Rodrigues Oliveira (Manuscrito Editora)

Sinopse Oficial: Em que consistiria o amor para o homem da Idade Média? Que significado teria o casamento? Envolveriam os casamentos medievais algum sentimento?

Estas são algumas das perguntas a que a historiadora Ana Rodrigues Oliveira responde ao longo de um livro fundamental para fazermos o retrato do amor no Portugal medieval.

A palavra amor era plural: abrangia o afeto, a amizade, o desejo, a paixão, o erotismo e a sexualidade (hétero e homo). Mas, na época medieval, o amor estava enquadrado na legislação civil e canónica: por um lado, a lei prescrevia quem se devia amar (e como) e, por outro, interditava práticas, pessoas, sentimentos e formas de amar. no entanto, não terá havido na História uma época tão fértil em adultérios e paixões extramatrimoniais quanto a Idade Média.

Ao longo deste livro, encontramos muitos amores proibidos e muitas ligações perigosas, o que demonstra que a afetividade e a sexualidade não se conformaram com as austeras disciplinas impostas pela Igreja e pelo poder régio. A realidade do amor medieval (e da sexualidade) revela-se menos austera, menos reprimida e menos uniforme do que pensávamos.




NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO (5)

As Literaturas em Língua Portuguesa
As Literaturas em Língua Portuguesa | © Gradiva

‘AS LITERATURAS EM LÍNGUA PORTUGUESA — DAS ORIGENS AOS NOSSOS DIAS’, de José Carlos Seabra Pereira (Gradiva)

Sinopse Oficial: Português é língua de muitas culturas e muitas literaturas, pelo menos tantas quantos os países que a falam (bem mais do que eles, em boa verdade). Fiquemo-nos pela literatura: a aprendizagem da língua portuguesa tem de andar de par com um olhar sobre os textos e escritores que dela fizeram uso, em África, ou melhor, nas várias Áfricas, por serem plurais os territórios do Português e suas literaturas, no Oriente, particularmente em Macau, em Timor e na India, e no Brasil.

Faltava essa dimensão universal ao olhar sabiamente traçado na História da Literatura Portuguesa, de António José Saraiva e Óscar Lopes, saída em 1959. Além de que lhe faltava um olhar diferente sobre um mundo novo, que muito mudou o mundo desde esse longínquo 1959. E também um olhar que pudesse ser percebido pelos milhares de aprendentes do Português em todas as longitudes, com os seus condicionalismos próprios: um público heterogéneo, com patamares de conhecimento muito assimétricos, com interesses diversificados. Ou seja: uma obra acessível, mas rigorosa, útil a quem se limita à superfície das coisas, mas não menos instrumental para quem pretende descer mais fundo na sua reflexão e no seu conhecimento.

Tal é o roteiro deste As Literaturas em Língua Portuguesa, traçado pela mão experiente e conhecedora de José Carlos Seabra Pereira.




NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO (6)

Animal
Animal | © Desassossego

‘ANIMAL — A HISTÓRIA VERÍDICA DO PORTUGUÊS QUE SE TORNOU NO ASSASSINO MAIS TEMIDO DA MÁFIA’, de Casey Sherman (Desassossego)

Sinopse Oficial: Joe Barboza sabia que havia duas maneiras de entrar no mundo da Máfia: ser siciliano ou cometer um assassinato por encomenda. Ambicioso e determinado, apesar das suas origens portuguesas o jovem não olhou a meios (ou mortes) para ascender na hierarquia da Cosa Nostra e se tornar numa lenda… nas ruas e nos tribunais. Vivendo na época mais mortífera da história da Máfia nos Estados Unidos, Barboza tinha uma satisfação doentia nos seus crimes e rapidamente se tornou difícil para a Máfia controlar o seu “Animal”. Traído e obrigado a fugir, negociou um acordo com dois agentes corruptos do FBI que transformaria o sistema de justiça criminal americano para sempre.

De falsos testemunhos e manipulação de provas para enviar mafiosos para o corredor da morte à criação do Programa de Proteção de Testemunhas, especialmente para o proteger, Joe “Animal” Barboza será sempre um dos maiores nomes da história americana do crime. E esse legado de brutalidade é narrado neste livro por Casey Sherman, o mais respeitado autor de crime real da América.




NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO (7)

A Primeira Viagem em Redor do Mundo
A Primeira Viagem em Redor do Mundo | © Oficina do Livro

‘A PRIMEIRA VIAGEM EM REDOR DO MUNDO’, de Antonio Pigafetta (Oficina do Livro)

Sinopse Oficial: Em agosto de 1519, Fernão de Magalhães içou âncoras do porto de Sevilha, ao serviço da Coroa espanhola. Tinha início a primeira viagem em redor do Mundo, que descobriria novas rotas de navegação e alteraria todos os mapas da Terra existentes até então. Comandava cinco navios e 237 homens.

Embarcado como representante da corte de Veneza na expedição espanhola, Antonio Pigafetta sobreviveu à terrível viagem e celebrizou-se como cronista da grande aventura. Cruzaram aquele que seria batizado de estreito de Magalhães, descobriram o maior oceano da Terra (o Pacífico), passaram pela Ásia – onde Magalhães foi tragicamente morto por nativos filipinos -, contornaram a África e então regressaram a Espanha, em setembro de 1522.

A armada havia sido reduzida a um só navio, o Victoria, e 18 homens famintos, entre eles Pigafetta.




NÃO PRÁTICO — ENSAIO & ATUALIDADE (1)

O Domínio de Angola
O Domínio de Angola | © Oficina do Livro

‘O DOMÍNIO DE ANGOLA’, de Estelle Maussion (Oficina do Livro)

Sinopse Oficial: Cada família tem a sua história. No caso da família dos Santos é uma história extraordinária, em que entram um pai autoritário, uma filha milionária, um filho presidiário, um general ameaçador e um número enorme de intriguistas. O cenário é Angola, onde a grande maioria da população vive com menos de dois dólares por dia, e em particular a sua capital, Luanda, conhecida durante muito tempo como a Dubai de África.

Depois de ter chegado ao poder quase por acaso, o patriarca distribui os recursos do país entre os seus próximos ao longo de trinta e oito anos. Com isto torna-se o todo-poderoso de um clã que em pouco tempo se tornou muito rico. Os seus membros são intocáveis e o seu reino anuncia-se eterno.

Até ao dia em que é forçado a passar o testemunho. O novo homem forte, que, no entanto, faz parte da mesma família política, quer mudar as coisas. O seu alvo é o sistema dos Santos. Reviravoltas, golpes baixos e manipulação são os ingredientes de uma saga familiar de tirar a respiração. Uma história em que, infelizmente, tudo é verdade.




FAMILIAR & BAMBINO (1)

O Nascimento dos Deuses
O Nascimento dos Deuses | © Gradiva

‘O NASCIMENTO DOS DEUSES’, de Luc Ferry (Gradiva)

Sinopse Oficial: Saídos do caos primordial, Geia, a terra, e Úrano, o céu, unem-se incansavelmente e dão vida aos primeiros deuses do panteão grego: os Titãs, mas também os três primeiros Ciclopes (Raio, Relâmpago e Trovão) e os Hecatonquiros, seres imortais devotados à guerra e dotados de uma força sem par. Receando que ocupem o seu lugar, Úrano encerra os filhos no ventre da mãe, mas o mais novo, Crono, consegue libertar-se. Imbuído do mesmo receio que o seu pai, Crono engole os próprios filhos, e é novamente o mais novo, Zeus, que consegue fugir. Este liberta os seus irmãos e irmãs, dando então início à guerra dos deuses, entre os olímpicos conduzidos por Zeus e os titânicos guiados por Cronos — uma guerra terrível que decidirá se será o caos ou a harmonia a reinar no cosmos….




FAMILIAR & BAMBINO (2)

Os Cinco e a Ilha do Tesouro
Os Cinco e a Ilha do Tesouro | © Oficina do Livro

‘OS CINCO E A ILHA DO TESOURO’, de Enid Blyton (Oficina do Livro)

Sinopse Oficial: Pela primeira vez, o Júlio, o David e a Ana vão passar férias a casa da tia Clara, onde conhecem a prima Zé, uma verdadeira maria-rapaz. Acompanhados pelo fiel cão Tim, partem à descoberta de um tesouro indicado num velho mapa que encontraram na ilha de Kirrin. Mas têm de ser rápidos, pois os cinco não são os únicos na caça ao tesouro…




REEDIÇÕES (1)

George R. R. Martin
George R. R. Martin | © Saída de Emergência

‘O DESPERTAR DA MAGIA’ & ‘A FÚRIA DOS REIS’, de George R. R. Martin (Saída de Emergência)

Esta nova edição limitada a 3000 cópias tem um design exclusivo e único no mundo. Em capa dura e com fitilho, as capas contêm referências a cada uma das casas de” A Guerra dos Tronos“.

Sinopse Oficial — “O Despertar da Magia”: A guerra pelo Trono de Ferro segue sem tréguas. Com recurso a magia negra, Stannis afastou o irmão do caminho e agora nada o impede de conquistar Porto Real. Mas Tyrion, eleito Mão do Rei, prepara a defesa da cidade numa batalha que se adivinha sanguinária. No Norte, Winterfell encontra-se indefesa e é alvo da cobiça dos Greyjoy. Para lá da muralha, Jon oferece-se para acompanhar um grupo de batedores enviado para encontrar os selvagens. Se quer sobreviver, ele terá de aprender a ser tão cruel como aquela terra assombrada.

Mais uma vez, George R.R. Martin consegue manter-nos agarrados até à última página. Personagens que amamos são mortas sem dó nem piedade e personagens que odiamos conquistam o nosso coração. De Arya a Sansa, de Robb a Daenerys, todos terão um papel fulcral neste volume.

Sinopse Oficial — “A Fúria dos Reis”: Quando o cometa vermelho surge nos céus, os Sete Reinos estão em guerra e as hostes dos Stark e dos Lannister preparam-se para o combate final. Stannis, irmão do falecido rei, organiza um exército para reivindicar o trono e alia-se a uma misteriosa religião do Oriente. O seu irmão mais novo também se proclama rei, suportado por uma hoste que reúne quase todas as forças do Sul. Em Porto Real, o Trono de Ferro é ocupado pelo caprichoso Joffrey Baratheon, mas quem de facto governa é a sua mãe, Cersei Lannister.

A capital aguarda em tensão o momento em que os irmãos do falecido rei avancem contra ela, mas o que não sabem é que o verdadeiro perigo vem do Leste: os dragões crescem em poder e em breve chegarão com fogo e morte.




REEDIÇÕES (2)

Harry Potter e a Câmara dos Segredos 20 Anos - Gryffindor
Harry Potter e a Câmara dos Segredos 20 Anos – Gryffindor | © Editorial Presença

‘HARRY POTTER E A CÂMARA DOS SEGREDOS, 20 ANOS — GRYFFINDOR’, de J.K. Rowling (Editorial Presença)

Sinopse Oficial: Esta edição comemorativa assinala o 20.º aniversário da publicação de Harry Potter e a Câmara dos Segredos em Portugal e reúne num só volume o conteúdo das obras originais dedicadas a Gryffindor, Hufflepuff, Ravenclaw e Slytherin.

Seleciona o livro com a tua sobrecapa preferida e veste as cores da tua casa com orgulho!




REEDIÇÕES (2)

As Mãos Sujas
As Mãos Sujas | © Editora Minotauro

‘AS MÃOS SUJAS’, de Jean-Paul Sartre (Editora Minotauro)

Sinopse Oficial: As Mãos Sujas, a peça mais célebre de Jean-Paul Sartre, nasce da oposição política de um realista e de um idealista.

Um chefe revolucionário colabora com os seus adversários; uma fação do seu próprio partido considera essa tática inoportuna e encarrega um jovem idealista de o assassinar.

Quais são os livros que não queres perder deste mês?

[tps_footer]

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *