Livros a não perder | Seleção de janeiro 2017 by MHD

Seja romance, policial, histórico, biográfico, de mistério ou de ficção-científica, a Magazine.HD apresenta-te os livros em destaques do mês de janeiro.


<< SELEÇÃO DE DEZEMBRO | SELEÇÃO DE FEVEREIRO >>


O principal destaque do primeiro mês de 2017 é o lançamento de Elementos Secretos, cuja adaptação chegará aos cinemas a 2 de fevereiro.

Mas antes sublinhamos o mais recente livro da autora vencedora do Prémio Pulitzer. Lançado pela Editorial Presença, Anne Tyler apresenta-nos uma família desde o período da Depressão até aos dias de hoje. Em O Carrinho de Linha Azul conhecemos os Whitshank, uma típica família de classe média, com os patriarcas Abby e Red, os seus quatro filhos e os netos. Reunidos no alpendre parecem o retrato da felicidade, plenos de lembranças e a celebrar o passado que remonta aos anos 20, com a chegada dos pais de Red a Baltimore. Uma imagem de perfeição que se desintegra no momento em que atravessamos a porta de entrada, quando aos risos e celebrações se juntam segredos, ciúmes e desapontamentos, guardados entre as quatro paredes de uma casa antiga que já albergou quatro gerações.

Lê também: 20 filmes odiados pelas razões erradas

O segundo destaque de janeiro é a história de Leonor de Lencastre, a mais culta e rica das rainhas portuguesas, mas também a mais trágica. No novo livro da editora Saída de Emergência, Paula Veiga conta a biografia da monarca portuguesa desde o seu nascimento em 1458 até à sua morte em 1525. Conhecida como “A Rainha Perfeitíssima”, cuja designação dá nome ao livro, a sua vida foi um rosário de tragédias. Desde o seu casamento infeliz com o primo D. João II, às tentativas de assassinato, à morte do irmão e do próprio filho.

Consulta ainda: 7 Biografias Reveladoras

 

livros

ELEMENTOS SECRETOS, de Margot Lee Shetterly (HarperCollins)

Esta é a história incrível e verídica de um grupo de mulheres matemáticas afro-americanas da NASA que, com os seus cálculos, ajudaram a concretizar alguns dos maiores feitos americanos no espaço.

Este livro começa na Segunda Guerra Mundial e desenvolve-se durante a Guerra Fria, o movimento dos direitos civis e da corrida espacial. Elementos Secretos segue a vida de Dorothy Vaughan, Mary Jackson, Katherine Johnson e Christine Darden, quatro mulheres afro-americanas que participaram em vários dos maiores sucessos da NASA. É uma crónica de quase três décadas durante as quais essas mulheres enfrentaram desafios, forjaram alianças e usaram o seu intelecto para mudar as suas próprias vidas e o futuro do seu país.

 

 

livros

CONFISSÕES DE INVERNO, de Brendan Kiely (Bertrand Editora)

Quando a vida de Aidan Donovan, de 16 anos, se começa a desmoronar à sua volta, ele procura refúgio no bar do pai e nas atenções do padre Greg, o único adulto que o escuta. Chegado ao Natal, Aidan entra numa crise profunda ao compreender a natureza obscura do afeto do padre. Vira-se então para um novo grupo de amigos: Josie, a rapariga por quem talvez esteja apaixonado, Sophie, a amiga um pouco rebelde, e Mark, o carismático capitão da equipa de natação, cuja sensação de angústia rivaliza com a de Aidan.

Confissões de Inverno é um romance ousado que olha de forma intensa e sensível temas difíceis como os desafios do crescimento e do amor.

 

 

 

livros

O ENFORCADO, de Faye Kellerman (HarperCollins)

Há quinze anos, Chris Whitman confessou ter assassinado a namorada, Cheryl Diggs, na tentativa de proteger Terry McLaughlin de testemunhar no seu julgamento. Quando a verdade foi descoberta, Chris casou-se com Terry, que estava grávida dele, e mudou o seu apelido para Donatti.

Peter Decker foi o detetive do caso e manteve sempre contacto com Terry. Agora, a sua amiga pede-lhe um favor, mas tudo se complicou quando Terry e Donatti desaparecem, deixando o filho Gabe sozinho. Mas Decker tem de combinar a procura de Terry com o assassinato de Adrianna Blancc. O último contacto de Adrianna tinha sido uma mensagem provocadora para o namorado, que também tinha desaparecido sem deixar rasto.

Coordenar as duas investigações torna-se cada vez mais difícil, porque se havia algo que tinha claro era que, com um sociopata como Donatti à solta, ninguém estava realmente seguro.

 

Vê também: Depois de Leonardo DiCaprio, é hora de uma previsão aos Óscares 2017

 

livros

ANTES DE TE CONHECER, de Lucie Whitehouse (Bertrand Editora)

Hannah é uma mulher independente que, num certo verão em Nova Iorque, conhece Mark Reilly. Os dois apaixonam-se e Hannah muda de ideias sobre o casamento.

Agora vive na sua elegante casa em Londres, com um marido que adora e sente-se feliz. Mas quando ele não regressa de uma viagem de negócios aos EUA e as horas de espera se alongam em dias, Hannah começa a duvidar. Porque é que os colegas do marido acham que ele está em Paris? Porque não há registos seus no hotel? E quem é esta mulher que lhe anda a telefonar?

Hannah começa a investigar a vida do marido e descobre coisas que a fazem duvidar de tudo o que julgava saber sobre ele. Da história de encantar que vive, é levada para um mundo de violência e medo. Mas será que os segredos de Mark se destinam a protegê-lo a ele ou a ela?

 

 

livros

GRAVAR AS MARCAS, de Veronica Roth (HarperCollins)

Numa galáxia dominada pela corrente, todos têm um dom. Cyra é a irmã do tirano governador de Shotet. O dom de Cyra confere-lhe dor e poder, que o irmão explora, usando-a para torturar os seus inimigos.

Akos é filho de um agricultor e do oráculo de Thuvhe, a nação-planeta mais gelada. Protegido por um dom invulgar, Akos dedica-se infinitamente à família. Depois do irmão e de Akos serem capturados, por soldados Shotet, o protagonista tenta desesperadamente libertar o irmão.

Então, Akos é empurrado para o mundo de Cyra, onde a inimizade entre ambas as nações e famílias aparenta ser incontornável. Ajudar-se-ão mutuamente a sobreviver ou optarão por se destruir um ao outro?

 

 

Lê também: As melhores cenas de abertura do cinema

 

livros

Saga Sebastian Bergman – Livro 3: O HOMEM AUSENTE, de Michael Hjorth & Hans Rosenfeldt (Suma de Letras)

Na ladeira das montanhas da Suécia, seis corpos esqueletos são encontrados, dois deles de crianças. Os corpos foram enterrados há muito tempo. E para Sebastian Bergman, que viaja para o local do crime com o resto da equipa do Departamento de Investigação Criminal, estes factos só tornam ainda mais complexa a investigação sobre quem são, quem os matou e porquê.

No início, Sebastian vê o caso como uma oportunidade de escapar da ex-namorada e passar algum tempo com a filha, Vanja. Uma oportunidade para tentar construir uma relação com ela antes que seja tarde demais. Mas rapidamente descobre que está mais envolvido no caso do que gostaria de estar.

 

 

livros

UMA NOVA PROMESSA, de Nora Roberts (Chá das Cinco)

Na família Montgomery, Ryder é conhecido como o irmão antissocial. Mas quando se esforça, nenhuma mulher resiste ao seu apelo sensual. Exceto Hope Beaumont, a gerente que trabalha para ele no Hotel Boonsboro. Hope habituada ao glamour, alcançou tudo o que queria, exceto na vida amorosa. A sua única interação com o sexo oposto são as constantes lutas com o exasperante dono, Ryder Montgomery.

Mas ninguém consegue negar a química entre eles, que se incendeia ainda mais com um beijo na noite do Ano Novo. Quando tudo parece estar a correr bem no hotel, graças à experiência de Hope, e no amor, surge então do seu passado uma visita indesejada. Ao ver Hope tão vulnerável, Ryder terá de decidir entre deixar-se afetar pelo passado ou ceder à paixão.

 


<< SELEÇÃO DE DEZEMBRO | SELEÇÃO DE FEVEREIRO >>


Não percas os livros em destaque de fevereiro!

Catarina Fernandes

Mestre em Ciências da Comunicação e fotógrafa amadora. Seriófila compulsiva e apaixonada por literatura, assim como pelo cinema e pela sua história. (Extremamente) Viciada em música e concertos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *