Os livros que não podes perder se gostas de The Handmaid’s Tale

[tps_header]

Se o final da temporada de The Handmaid’s Tale deixou-te com um vazio, a Magazine.HD deixa-te com os livros que te irão fornecer todo o drama distópico e social que precisas.

[/tps_header]

O clássico de Margaret Atwood, publicado há 30 anos, está nas bocas do mundo graças à sua adaptação televisiva desenvolvida pela Hulu [consulta a nossa crítica à primeira temporada].

O bestseller decorre num mundo distópico onde extremistas derrubaram o governo norte-americano, tornando-o numa ditadura cristã. Neste Estado, as mulheres férteis, conhecidas como Servas, são obrigadas a conceber filhos para a elite estéril. The Handmaid’s Tale segue Offred, uma Serva que acaba de ser transferida para a casa do Comandante e da sua ciumenta mulher. O valor das Servas reside na fertilidade, logo o fracasso significa o exílio nas Colónias.

Lê também: Os 20 livros que tens de ler antes das adaptações à televisão

O clássico de Margaret Atwood fornece uma visão sombria de como as decisões políticas podem motivar consequências devastadoras. Se precisas de mais histórias distópicas que se situam em futuros pós-apocalípticos, então a Magazine.HD tem as respostas. Reunimos os livros que os fãs de The Handmaid’s Tale não podem perder.

[tps_start_button label=”CLICA e descobre os livros obrigatórios para os fãs de The Handmaid’s Tale” style=”color: #ff0000; font-size: 12pt;” class=””]



the handmaid's tale

#1 CHILDREN OF MEN, de P.D. James

O bestseller de P.D. James é, talvez, um dos títulos cuja história se assemelha mais a The Handmaid’s Tale. O livro decorre numa civilização na qual os humanos tornaram-se totalmente inférteis. Esta condição orientou ao pânico e depressão das gerações.

O título centra-se em Theo Faron, historiador e primo do Guardião de Inglaterra. Vive uma vida solitária até que conhece uma jovem, membro de um grupo que procura desafiar o regime político. Então a vida de Theo altera-se e vive horrores inimagináveis para proteger essa mulher.

Em 2006 o livro foi adaptado ao grande ecrã pelas mãos do realizador Alfonso Cuarón. O filme foi protagonizado por Clive Owen, Julianne Moore e Michael Cane.




the handmaid's tale

#2 THE BEAST IS AN ANIMAL, de Peternelle van Arsdale

Alys tinha sete anos quando viu pela primeira vez os “comedores de almas”.

Os “comedores de almas” são irmãs gémeas que foram abandonadas e se tornaram em algo que não é humano, alimentando-se de almas humanas. Depois da sua aldeia ter sido atacada, Alys foi para uma vila vizinha. Lá reina o medo pelos comedores de almas e a admiração pelo The Beast.

Porém nem The Beast nem Alys são aquilo que parecem ser. A protagonista sente-se ligada com os comedores de almas e com a The Beast. À medida que cresce, apercebe-se que tem um dom que não pode contar a ninguém. Quando o desastre atinge, Alys encontra-se numa jornada para se curar e ao seu mundo.




the handmaid's tale

#3 ESTAÇÃO ONZE, de Emily St. John Mandel (Editorial Presença)

O bestseller conta a história de um grupo de pessoas que arriscam tudo em nome da arte e da sociedade humana após um acontecimento que abalou o mundo. Kirsten Raymonde nunca esqueceu a noite em que teve início uma pandemia de gripe que veio a destruir, quase por completo, a humanidade.

Vinte anos depois, Kirsten é uma atriz de uma pequena trupe que se desloca por entre as comunidades dispersas de sobreviventes. No entanto, tudo irá mudar quando a trupe chega a St. Deborah by the Water. Um profeta cruel e os seus seguidores ameaçam as vidas que os restantes sobreviventes lutaram para reconquistar.




the handmaid's tale

#4 NUNCA ME DEIXES, de Kazuo Ishiguro (Gradiva)

Kathy, Ruth e Tommy cresceram em Hailsham, num colégio interno situado na província inglesa. Foram cuidadosamente protegidos do mundo exterior e levados a crer que eram especiais. Mas o que os espera para além dos muros de Hailsham? Qual é, de facto, a sua razão de ser?

Só vários anos mais tarde, Kathy, agora uma jovem mulher de 31 anos, se permite ceder aos apelos da memória. O que se segue é a perturbadora história de como Kathy, Ruth e Tommy enfrentam aos poucos a verdade sobre uma infância aparentemente feliz — e sobre o futuro que lhes está destinado.

Carey Mulligan, Keira Knightley e Andrew Garfield protagonizam a adaptação cinematográfica realizada por Mark Romanek, em 2010.




the handmaid's tale

#5 THE LEFT HAND OF DARKNESS, de Ursula Le Guin

The Handmaid’s Tale permitiu a Margaret Atwood explorar o que poderia acontecer às mulheres no futuro. Le Guin em The Left Hand of Darkness fez algo semelhante ao apresentar um mundo não influenciado pelo género.

O livro conta a história de Genly Ai, um homem da Terra que foi enviado para Winter, um mundo desconhecido cujos habitantes podem escolher e mudar o seu género. A sua missão é facilitar a inclusão de Winter numa crescente civilização intergaláctica. Mas para alcançar o objetivo deve eliminar o fosso entre seus próprios pontos de vista e aqueles da cultura completamente diferente que ele encontra.




the handmaid's tale

#6 WHEN SHE WOKE, de Hillary Jordan

O contexto em que a distopia de Hilary Jordan decorre é semelhante ao de The Handmaid’s Tale. When She Woke Up apresenta um futuro pouco distante, no qual os direitos das mulheres não existem e o aborto é ilegal em todos os estados norte-americanos. Além disto, o livro fala sobre uma linha ténue que separa a religião da política.

No bestseller, a religião e o Estado fundiram-se e controlam todos os cidadãos, começando a “pintar” todos os criminosos – a cor da pele é alterada geneticamente de acordo com o crime cometido. Simultaneamente, a vida dos criminosos começa por ser transmitida como programa de entretenimento.

A jovem Hannah Payne acorda numa cela depois da sua pele ter sido “pintada” de vermelho por ter cometido homicídio. Ela é julgada por ter interrompido a gravidez, resultado de um caso com um evangelista famoso e casado. Hannah tenta recomeçar a sua vida, iniciando uma jornada de autodescoberta.




the handmaid's tale

#7 THE HUNGER GAMES, de Suzanne Collins (Editorial Presença)

Num futuro pós-apocalíptico, surge das cinzas do que foi a América do Norte Panem, uma nova nação governada por um regime totalitário que a partir da megalópole, Capitol, governa os doze Distritos com mão de ferro. Todos os Distritos estão obrigados a enviar anualmente dois adolescentes para participar nos Jogos da Fome – um espetáculo sangrento de combates mortais cujo lema é «matar ou morrer». No final, apenas um destes jovens escapará com vida.

Katniss Everdeen é uma adolescente de dezasseis anos que se oferece para substituir a irmã mais nova nos Jogos, um ato de extrema coragem que irá afetar toda a sociedade. Conseguirá Katniss conservar a sua vida e a sua humanidade?

Em 2012, estreou a adaptação cinematográfica do primeiro capítulo de The Hunger Games. A adaptação ao grande ecrã, protagonizada por Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson e Woody Harrelson, foi um sucesso.



the handmaid's tale

#8 THE STAND, de Stephen King

O clássico de terror de Stephen King pode não retratar a queda de um governo ou a supressão dos direitos das pessoas, mas segue o género pós-apocalíptico.

O bestseller de 1978 apresenta um mundo devastado por uma grande peste durante a década de 1980, ou seja, num futuro próximo da época do lançamento do livro. A epidemia dizimou a maioria da população e os sobreviventes dividiram-se em duas fações opostas.

Recebeu uma adaptação para a televisão em forma de minissérie em 1994, pela rede norte-americana ABC.




the handmaid's tale

#9 UNWIND, de Neal Shusterman

Num futuro próximo, os EUA são palco da Segunda Guerra Civil, resultado de divergências sobre os direitos reprodutivos. Com o objetivo de evitar futuros conflitos civis, foi decretado que o aborto é ilegal e a vida é inviolável até aos 13 anos.

No entanto, entre os 13 e os 18 anos os pais podem “dividir” o seu filho. Por outras palavras, os guardiões dos adolescentes podem transplantar todos os órgãos da criança para diferentes doadores, assim a vida não termina tecnicamente.

É este o futuro reservado para o rebelde Connor, para a dispensável Risa e para Lev, que foi concebido apenas para ser “dividido”. Mas juntos, eles podem ter a chance de escapar e sobreviver.




the handmaid's tale

#10 DIVERGENTE, de Veronica Roth (Porto Editora)

Este livro também não é desconhecido do público, uma vez que o título young adult foi adaptado ao cinema em 2014. A trilogia cinematográfica é protagonizada por Shailene Woodley, Theo James e Kate Winslet.

Na Chicago distópica de Beatrice Prior, a sociedade está dividida em cinco fações, cada uma delas destinada a cultivar uma virtude específica: Cândidos (a sinceridade), Abnegados (o altruísmo), Intrépidos (a coragem), Cordiais (a amizade) e Eruditos (a inteligência). Numa cerimónia anual, todos os jovens de 16 anos devem decidir a fação a que irão pertencer para o resto das suas vidas. Para Beatrice, a escolha é entre ficar com a sua família e ser quem realmente é. A sua decisão irá surpreender todos.

No entanto, Tris tem um segredo, que poderá colocar a sua vida em perigo. Quando descobre um conflito que ameaça devastar a aparentemente perfeita sociedade, percebe que o seu segredo pode ser a chave para salvar aqueles que ama.




the handmaid's tale

#11 THE JEWEL, de Amy Ewing

Este livro é obrigatório para todos os fãs de The Handmaid’s Tale e A Seleção.

Tal como Offred, a protagonista de The Jewel não é identificada pelo verdadeiro nome. #197 (Violet anteriormente) é uma serva comprada num leilão para trabalhar no estado da Duquesa do Lago.

#197 é rapidamente atirada para a realidade, contudo acaba por se apaixonar por um rapaz que também está sob o controle da duquesa, e um amor proibido inicia. Mas o romance tem consequências mais devastadores do que pensavam. Por trás da fachada opulenta e brilhante, The Jewel esconde a violência, manipulação e morte.



the handmaid's tale

#12 THE GLASS ARROW, de Kristen Simmons

The Glass Arrow é o resultado do encontro The Handmaid’s Tale com Blood Red Road, de Moira Young. O livro acompanha Aya, na sua jornada com um pequeno grupo de mulheres que foge dos homens que as caçam e leiloam.

O bestseller de Kristen Simmons decorre num mundo onde as mulheres são escassas e caçadas, posteriormente são compradas e vendidas no mercado pelos seus direitos de reprodução. Aya, de 15 anos, rapidamente aprendeu a se esconder. Num grupo com outras mulheres e meninas, ela evitou com sucesso a captura. Mas quando a sorte de Aya se esgota, ela é caçada por um grupo de empresários numa expedição de caça, e a luta pela sobrevivência assume um novo significado.

 

 

Não percas os nossos especiais de televisão: guia de cancelamentos e mapa de estreias


LIVROS QUE VÃO SER ADAPTADOS À TELEVISÃO


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *