Louise Fletcher em "Voando Sobre um Ninho de Cucos" © 1975 - Warner Bros. Entertainment

Louise Fletcher, vencedora de um Óscar, morre aos 88 anos

Conhecida pela sua performance como a tenebrosa Enfermeira Ratched em “Voando sobre um Ninho de Cucos”, Louise Fletcher conquistou o Óscar de Melhor Actriz.

Ao longo da sua carreira teve inúmeros papéis de vilã, mas nenhum se destacou mais que o de enfermeira Ratched. Louise Fletcher, nascida a 22 de julho de 1934, iniciou o seu percurso na representação com a série de televisão “77 Sunset Strip” mas foi no cinema que conquistou fama internacional. Com 88 anos, morreu em sua casa, em França (as causas não foram divulgadas).

Estreou-se pela primeira vez numa longa-metragem em 1963, com “A Gathering of Eagles” (“Águias em Alerta”), mas foi apenas uma década depois, em 1974, que manteve de forma regular a sua presença em filmes.  Em 1975 juntou-se à adaptação cinematográfica de “One Flew Over the Cuckoo’s Nest” (“Voando Sobre um Ninho de Cucos”), a obra de Ken Kesey.

Lê Também:
TOP 100 Melhores Vilões do Cinema

A sua performance como uma das vilãs do filme conquistou a crítica e fez parte de um feito histórico dos prémios da Academia; levando para casa o Óscar de Melhor Actriz Principal, a sua estatueta fez com que o filme conseguisse arrecadar cinco Óscares e todos nas categorias principais (Melhor Actriz, Melhor Actor, Melhor Argumento, Melhor Realizador e Melhor Filme).

Após o sucesso do filme esteve ligada a vários filmes onde foi vilã, participou em sagas como “O Exorcista”, entrou na adaptação de “Firestarter”, e nas últimas décadas dedicou-se mais a filmes de televisão e séries. Entrou em “ER – Serviço de Urgência”, foi a matriarca Peggy ‘Grammy’ Gallagher de “Shameless“, e teve aparições em “Heroes”, “Clínica Privada” e “Star Trek: Deep Space Nine”.

Além do Óscar conquistado, Louise Fletcher deixa um legado que conta com um BAFTA (pelo papel de Ratched), duas nomeações aos Emmys como convidada de “Picket Fences” (1996) e “Joan of Arcadia” (2004). Foi casada com Jerry Bick, produtor de Hollywood, e deixa dois filhos.

VÍDEO | LOUISE FLETCHER NOS ÓSCARES DE 1976

Qual o teu papel favorito da actriz?

Marta Kong Nunes

Fanática de cinema e séries por pura paixão, sou da geração Disney mas também das Tartarugas Ninjas, Motoratos e afins. Já passei pela obsessão de vários géneros de cinema e apesar de me considerar eclética, nada me tira o gozo de um bom filme de acção (por muito irrealista que seja). Séries também se devoram por cá, mas a magia de um filme, será sempre a magia de um filme!

Marta Kong Nunes has 2937 posts and counting. See all posts by Marta Kong Nunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.