© RTP

Esta nova série da RTP sobre as lendas e mitos de Portugal promete não deixar ninguém indiferente

“Lusitânia” é uma nova série que está prestes a chegar à RTP e que promete aguçar a tua curiosidade quanto às lendas e mitos do nosso país.

Há muito que a RTP se tem afirmado como pioneira na produção de conteúdos focados na história e cultura portuguesa, o que tem arrancado largos elogios ao canal público. Depois da produção de minisséries como “O Crime do Padre Amaro” e “CODEX 632“, o canal que conta com José Fragoso como Diretor de Programas prepara-se para lançar um novo projeto que procura retratar as raízes do nosso país. “Lusitânia” é a nova aposta da RTP que estreia já no próximo dia 13 de novembro, segunda-feira, às 21:00.

Lê Também:   O Crime do Padre Amaro | Entrevista com o elenco

“Lusitânia” é uma antologia de histórias cujo foco são as lendas e mitos da cultura folclore de Portugal. Ao longo de seis episódios semanais, serão abordadas narrativas diferentes com localização, personagens e épocas próprias, remetendo para um mito ou lenda tradicional do nosso país. O principal objetivo será cativar o espectador e despertar-lhe a curiosidade sobre as histórias e tradições portuguesas, bem como mostrar cenários do nosso país que conservam a mística de outros tempos. Assim, os conteúdos chegam ao pequeno ecrã todas as segundas-feiras no mesmo horário, ficando também disponíveis na RTP Play para (re)ver mais tarde. Além disso, os mais curiosos que procurem saber mais sobre estas narrativas poderão aceder ao site criado para o efeito – www.lusitaniaserie.pt




EPISÓDIO I – INÊS NEGRA

inês negra - lusitânia
© RTP

O primeiro episódio de “Lusitânia” terá como título “Inês Negra” e baseia-se no cerco de Melgaço efetuado pelo Rei D. João I. Numa altura em que Portugal luta para se libertar dos castelhanos, o Castelo de Melgaço permanece no lado do inimigo, o que origina uma guerra entre duas mulheres imponentes que entram numa disputa pela cidade traidora. Conseguirá a temível Inês Negra devolver a fortaleza ao nosso país? O episódio foi gravado em Penamacor, em Castelo Branco, e conta com Maria Leite e Joana Ribeiro nos papéis principais.




EPISÓDIO II – A APOSTA COM O DIABO

a aposta com o diabo - lusitânia
© RTP

Depois de um drama épico, chegará até nós o segundo episódio de “Lusitânia” que tem um estilo muito mais leve, tratando-se de uma comédia. “A Aposta com o Diabo” baseia-se na lenda da Ponte-da-Aliviada, pertencente a Marco de Canavezes, que afirma que o Diabo se havia instalado na ponte, fazendo a vida negra aos aldeões. O Frade de Tagilde é chamado para investigar o caso e confrontar a criatura que se considera dona do local, construindo uma segunda ponte. Esta divertida comédia teve como cenário a Sortelha, uma freguesia do Sabugal, e tem como protagonistas João Vicente e Igor Regalla.

Lê Também:   Motel Valkirias | Entrevista com o elenco




EPISÓDIO III – CIDADE PERDIDA

cidade perdida - lusitânia
© RTP

Soraia Tavares, João Arrais e Paulo Pascoal protagonizam “Cidade Perdida“, o terceiro episódio de “Lusitânia” que acompanha uma princesa moura, um capitão mouro e um cavaleiro português numa deliciosa aventura em busca de um tesouro que se esconde na cidade perdida. As origens desta narrativa remetem para a lenda popular ‘Os Três Sapinhos’, uma história que atravessou gerações na freguesia de Eiriz, em Paços de Ferreira. O episódio foi filmado na aldeia em ruínas de Rosmaninhal e em Monsanto.




EPISÓDIO IV – BOI VERMELHO

boi vermelho - lusitânia
© RTP

Reza a lenda que um bruxo muito rico escondeu o seu tesouro na Fonte de São João, em Algoso, aquando do despoletar da guerra. Na altura em que o homem tentava esconder os bens preciosos, uma moura avistou a cena. Receoso de que a mulher revelasse o esconderijo, o bruxo lançou-lhe uma maldição que a tornou guardiã eterna do tesouro. Em “Boi Vermelho“, um emissário mouro descobrirá esta antiga conspiração com origens sobrenaturais, embarcando numa verdadeira aventura. Gravado junto ao castelo de Sortelha, o quarto episódio de “Lusitânia” com Allex Miranda, Madalena Aragão e Miguel Moreira no elenco principal.

Lê Também:   Esta é actualmente uma das melhores séries de época da Apple TV+




EPISÓDIO V – A LENDA DA SERPENTE

a lenda da serpente - lusitânia
© RTP

Júlia Palha e Rita Loureiro trazem ao pequeno ecrã a lenda ‘Couber Briga’ que reza que uma cobra gigante havia caído no Rio Mondego, instalando o pânico na cidade. Numa tentativa de solucionar o problema, o Rei decretou que quem matasse a criatura teria a oportunidade de pedir a mão da sua filha em casamento. Penha Garcia, em Idanha-a-Nova, foi o cenário selecionado para o quinto episódio de “Lusitânia”, “A Lenda da Serpente“.




EPISÓDIO VI – CRIANÇA LOBO

criança lobo - lusitania
© RTP

Criança Lobo” é o último episódio de “Lusitânia” que apresenta uma lenda popular da aldeia de Darque que conta a história de uma camponesa que fez um pacto com uma moura encantada para ter um filho. Porém, o seu pedido vem amaldiçoada e a criança nasce com poderes sobrenaturais que a faz transformar-se em lobo nas noites de lua cheia. Manuel Nabais e Rita Cabaço protagonizam esta narrativa filmada no distrito do Sabugal, na Guarda.

Lê Também:   Tom Hiddleston junta-se a novo projeto da Apple TV

Já conhecias alguma destas lendas? Estás ansioso(a) pela estreia de “Lusitânia”?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *