Maria do Mar © Cinemateca Portuguesa

Maria do Mar | Clássico português já disponível em streaming

Maria do Mar está disponível a partir do dia 23 de junho em streaming. Não percas a oportunidade de conhecer este clássico português. 

Apresentado no Teatro Municipal São Luiz, o clássico filme “Maria do Mar“, realizado por José Leitão de Barros está disponível a partir de hoje (23 de Junho) no site da Cinemateca Portuguesa. O filme está disponível durante todo o dia no site da instituição portuguesa, sendo organizada no âmbito do programa “A Season of Classic Films”, financiado pelo Programa Europa Criativa e coordenado pela ACE (Association des Cinémathèques Européennes).

Maria do Mar
Maria do Mar © Cinemateca Portuguesa

O objetivo deste programa é “valorizar o património cinematográfico europeu, em especial convidando à descoberta do mesmo por parte de novas gerações”. “Maria do Mar” é um dos filmes mais notáveis do cinema clássico português, sendo o primeiro trabalho de restauro realizado em 2000 pela Cinemateca e pelo Arquivo Nacional das Imagens em Movimento. Aquilo que os espectadores poderão assistir é uma versão restaurada digitalmente e em 4K do negativo original.

Um dos pontos altos do cinema mudo português, MARIA DO MAR é um notável trabalho de integração da paisagem marítima e da vida dos pescadores da Nazaré numa ficção construída à volta do ódio entre duas famílias, de onde brota uma história de amor que ultrapassa qualquer rivalidade. Um belíssimo filme, com imagens surpreendentes e um trabalho de montagem claramente marcado pela influência da vanguarda soviética da época, onde se notam ainda muitos outros sinais do cinema europeu e americano dos anos vinte do século passado.

A apresentação em streaming de “Maria do Mar” conta com a banda-sonora original da autoria de Bernardo Sassetti e encomendada pela Cinemateca em 1999, por ocasião do restauro de 2000.

Lê Também:
Filmes de Jacqueline Audry na Festa do Cinema Francês

Além deste filme, a Cinemateca Portuguesa apresenta regularmente na sua programação filmes portugueses. Não percas os grandes acontecimentos desta instituição que em breve receberá Gus van Sant.

Não percas a oportunidade de assistir a “Maria do Mar” no site da Cinemateca .

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *