Gus Van Sant no 68º Berlinale Film Festival | Denis Makarenko / Shutterstock.com

Gus Van Sant visita a Cinemateca Portuguesa em setembro

Em parceria com o Queer Lisboa, Gus Van Sant visitará a Cinemateca Portuguesa em setembro, onde terá direito a uma retrospetiva. 

Tens saudades da presença do grandes nomes do cinema mundial em Portugal? Gus Van Sant, o nomeado para 2 Óscares da Academia de Melhor Realizador, marcará presença na Cinemateca Portuguesa no próximo mês de setembro. O convite foi feito pela Cinemateca em parceria com o Queer Lisboa, e para além desta presença especial, o cineasta terá direito a uma retrospetiva.

Gus Van Sant, conhecido de filmes como “O Bom Rebelde” (1997) ou o polémico e tantas vezes debatido “Elefante” (2003) irá apresentar cinco dos seus filmes escolhidos pelo próprio e as sessões de uma carta branca dedicada a Andy Warhol, um dos principais nomes da arte pop mundial.

Gus Van Sant
Gus Van Sant

Neste sentido, os espectadores portugueses terão oportunidade de assistir à sua primeira longa-metragem “Mala Noche” (1986), um marco importante do cinema independente norte-americano dos anos 80, numa sessão acompanhada por algumas das curtas-metragens, numa colaboração da Cinemateca Portuguesa com o Curtas de Vila do Conde.

Depois disso, poderemos assistir a “A Caminho de Idaho“, com Keanu Reeves e River Phoenix, “Milk” (2008) com Sean Penn, com o qual o ator ganhou o Óscar de Melhor Ator Principal e “Elefante” (2003), vencedor da Palma de Ouro em Cannes. Será ainda exibida pela primeira vez em sala a obra de encomenda “Ouverture of Something That Never Ended“, uma parceria entre Sant e o diretor criativo da marca de luxo Gucci Alessandro Michele (conhece mais pormenores sobre este projeto).

Relativamente à carta branca de Gus Van Sant a Andy Warhol, o cineasta apresentará o filme “Batman Dracula” (1964) de Warhol sobre o homem-morcego da banda-desenhada da DC Comics e o documentário “Andy Warhol: A Documentary Film” (2006), retrato do artista plástico da autoria de Ric Burns.

Mais informações sobre a presença de Gus Van Sant na Cinemateca Portuguesa em setembro de 2021 serão anunciadas em breve pela instituição.

Ansioso pela presença deste realizador em Portugal? Fica atento a todas as novidades partilhadas contigo pela MHD. 

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Virgílio Jesus has 1267 posts and counting. See all posts by Virgílio Jesus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *