©Springbok Productions

Medeia Filmes apresenta ciclo dedicado a Joseph Losey

Continuando a demonstrar um amor maior pelo cinema, a Medeia Filmes presta homenagem, a partir de 19 de Abril, ao realizador Joseph Losey.

Com a abertura iminente dos cinemas a 19 de Abril, a Medeia Filmes, conhecida distribuidora de cinema de autor, prepara um regresso em grande, com um ciclo inteiramente dedicado a Joseph Losey, conceituado realizador Americano. São 10 filmes do realizador, que vão povoar o cinema Nimas, em Lisboa e o Teatro Municipal Campo alegre, no Porto.

A partir de dia 19, serão exibidas 5 cópias restauradas do realizador, das quais fazem parte as 3 colaborações entre Losey e Harold Pinter, “O Criado”, “Acidente” e “The Go-Between- O Mensageiro”, este último, a estrear apenas dia 13 de Maio. No primeiro, temos um drama, no limiar do thriller, sobre um homem e o seu criado, numa história onde os papéis de mestre e de servo, se vão tornando cada vez mais abstractos. “Acidente”, mostra-nos as características intrínsecas da classe média britânica, através dos jogos de poder entre 3 homens apaixonados pela mesma mulher.

Nesta primeira fase, teremos também, “Prisão Maior”, um drama prisional sobre um célebre criminoso e a eventual queda do seu alto estatuto dentro do submundo do crime; “Eva- Director’s Cut”, um thriller erótico sobre um escritor em Veneza e a sedução do mesmo, por Eva, uma femme fatale à beira de cair na sua própria armadilha; “Mr. Klein- Um Homem na Sombra”, primeiro filme francês de Losey, onde acompanhamos um negociante de arte oportunista, que se vê mergulhado numa crise, quando um homem procurado pela justiça, aparenta ter o seu nome.

Lê Também:
Os Melhores Filmes sobre a Primeira Guerra Mundial

A segunda fase deste ciclo, começa a partir de 3 de Maio, com algumas sessões especiais de mais 4 filmes de Joseph Losey. Dia 3 e 11, será exibido “Cerimónia Secreta”, onde Leonora, uma prostituta de meia idade, cria uma relação paternal com, Cenci, jovem sem rumo e sem remo, que lhe lembra a sua filha. Com a chegada do padrasto de Cenci, a situação complica-se. Nos dias 8 e 12, entra em cena, “The Big Night”, no qual acompanhamos o jovem George, numa jornada em busca de vingança pelo espancamento do seu pai, às mãos de um conhecido jornalista desportivo. “The Gypsy and the Gentlemen”, estreia no dia 13 e dar-nos-á a conhecer, Belle, uma encantadora mulher cigana e Paul, seu marido endividado, enquanto o casal tenta roubar o dinheiro herdado por Sarah, irmã de Paul. Também no dia 13, aparece a terceira colaboração de Losey e Harold Pinter, “The Go-Between- O Mensageiro”, que nos leva até à paisagem rural britânica do século 19, para nos dar a conhecer uma história de amor proibido.

A encerrar este ciclo, teremos “Modesty Blaise”, uma comédia de espionagem, sobre uma espia e o eu parceiro, incutidos pelos serviços secretos britânicos, de impedir o roubo de diamantes. Os bilhetes para a primeira fase deste ciclo, podem já ser adquiridos no site oficial da Medeia Filmes. Para além deste ciclo de Joseph Losey, importa também destacar a estreia, a partir de dia 19, dos filmes, “Undine”, de Christian Petzold e “Nomadland- Sobreviver na América” de Chloé Zhao

TEASER | O CICLO DA MEDEIA FILMES, DEDICADO A JOSEPH LOSEY

Curioso/a com a obra deste realizador?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *