Obra-prima de Francis Ford Coppola desilude nos cinemas mas faz sucesso noutra plataforma
Havia muitas expectativas para o filme “Megalopolis”, de Francis Ford Coppola, e o seu maior sucesso aconteceu no Tik Tok.
Sumário:
- O realizador Francis Ford Coppola estreou mundialmente o seu mais recente filme “Megalopolis”, protagonizado por Adam Driver, no festival de Cannes, em maio, com opiniões divididas.
- Apesar da crítica especializada e da maioria do público não ter abraçado o projeto, este desenvolveu um culto online. Nem todos o defendem, mas uma coisa é certa: não lhe ficaram indiferentes.
- “Megalopolis” esteve guardado na gaveta durante 40 anos e custou mais de 100 milhões. Depois de várias críticas negativas e um box office de apenas 4 milhões no fim de semana de estreia é possível que o realizador nunca recupere o investimento.
O mais recente filme de Francis Ford Coppola, “Megalopolis” estreou com o pé esquerdo, em maio, no Festival de Cannes, onde teve opiniões divididas. Houve quem o aplaudisse, mas muitos também o vaiaram considerando-o um desastre. À medida que as críticas iam sendo publicadas aumentava a perceção negativa do filme. Há quem tenha considerado a obra “problemática” e um “massivo flop”. O crítico da MHD, José Vieira Mendes, considerou a produção “uma grande deceção”. Contudo, nem todas as críticas foram totalmente destrutivas. Alex Pappademas, o editor de cultura da GQ, defendeu que o público devia ver o filme e tirar a própria conclusão.
A produção tem um elenco de luxo – Adam Driver, Forest Whitaker, Nathalie Emmanuel, Jon Voight, Aubrey Plaza, Laurence Fishburne, Shia LaBeouf, Talia Shire, Jason Schwartzman e Giancarlo Esposito.
“Megalopolis” tornou-se viral online com várias reações divertidas do público
A narrativa do filme não é fácil de explicar e é marcada por momentos surreais, por isso, tornou-se viral nas redes sociais, nomeadamente no Tik Tok. Talvez este seja um pequeno alento para Francis Ford Coppola, que manteve o projeto guardado na gaveta durante 40 anos, e muito provavelmente nunca recuperará o investimento de mais de 100 milhões de dólares.
Na história épica de “Megalopolis”, Adam Driver (“Patterson”) interpreta Cesar Catilina, um artista brilhante em favor de um futuro utópico, que entra num duelo com o ganancioso Franklyn Cícero (Giancarlo Esposito), o pai da sua namorada Júlia (Nathalie Emmanuel). O filme, que tem estreia prevista para dia 17 de outubro em Portugal, apresenta alguns diálogos chocantes que foram alvo de gozo nas redes sociais. Foram vários os perfis que decidiram reagir ao filme online:
@xiandivyne Been doing this all day #fyp #xiandivyne #megalopolis ♬ original sound – Christian Divyne
@wannabee.romcom #megalopolismovie ♬ original sound – wannabee.romcom
Them: How was Megalopolis ?
Me: pic.twitter.com/omtjagFeuW
— Tweeting@ThemSoftly (@CookieT0TS) October 4, 2024
just kidding. what actually matters is doing the stupid idea and sharing it the stupid end result because there was joy in the process. and isn’t that what megalopolis is about (??) https://t.co/ql7K7SU29Q pic.twitter.com/O92u8rzf1Q
— demi adejuyigbe (@electrolemon) September 28, 2024
Entretanto, Francis Ford Coppola (“O Padrinho”), que vai completar 86 anos, tem os olhos postos no futuro com os seus dois últimos filmes na lista de prioridades. O realizador já deixou claro que não se vai reformar sem ter estas produções concluídas.
Vais atrever-te a ver Megalopolis no cinema?