Melhores Posters de 2018

TOP 2018 | Os 25 melhores posters de cinema

De “Maria Rainha dos Escoceses” a “Nunca Estiveste Aqui”, 2018 foi um ano espetacular no panorama dos posters de cinema.

O ano passado foi marcado por extraordinárias obras cinematográficas a chegarem com regularidade às salas portuguesas. De janeiro a dezembro, poucas foram as semanas em que não se conseguisse encontrar uma obra de arte e jubilante entretenimento a passar algures no grande ecrã em Portugal.

Nada disso, contudo, implica que tal qualidade se tenha repetido no panorama dos posters de cinema, uma arte de interesse puramente comercial que difere muito do mundo dos filmes apesar da sua inerente proximidade. Felizmente, foi também um ano cheio de bons e memoráveis posters de cinema e, na boa tradição da MHD, aqui se listam 25 dos melhores exemplos.

Lê Também:
A Volta ao Mundo em 80 Filmes

Para se comprovar isso basta dar uma olhadela às campanhas promocionais de filmes como “Suspiria”, “Nunca Estiveste Aqui”, “Hereditário” ou “Maria Rainha dos Escoceses”. Todos esses filmes tiveram espetaculares coleções de posters e qualquer um deles merecia dominar esta lista. Contudo, em nome da variedade e da justiça, decidiu-se que, como critério base, nenhum filme podia aparecer mais do que uma vez neste top 25 dos melhores posters.

Como especial menção honrosa, fica aqui esta maravilhosa ilustração de ares ritualistas para a promoção de “Suspiria”. Entre trailers e posters, o filme de terror de Luca Guadagnino foi mesmo o grande campeão publicitário do ano cinematográfico.

melhores posters outubro suspiria
Menção Honrosa para SUSPIRIA

Sem mais demoras, sigamos para os 25 melhores posters de cinema que foram divulgados entre 1 de janeiro e 31 de dezembro do ano passado. Para descobrires a lista, basta seguires as setas. Os filmes estão ordenados por ordem de crescente qualidade, pelo que, na última página, como número 1, está aquele que consideramos ser o melhor poster de cinema de 2018.




25. SOLLERS POINT

melhores posters sollers point
“Sollers Point” foi o filme preferido do realizador John Waters em 2018 e é também um dos projetos cinematográficos com melhores posters do ano. Veja-se esta poderosa imagem de desolação urbana, de isolamento e indiferença humana face ao caos que nos rodeia e ameaça destruir. Por vezes, um poster não precisa de muito para ser grandioso. Uma foto bem escolhida basta.




24. WILDLIFE

wildlife melhores posters
Aqui temos o retrato de uma família fraturada. Pai e mãe distantes e sem se tocarem, entre eles o vácuo de um filho ausente. No fundo, eleva-se uma torre de fumo, monumento ao cataclismo de um fogo florestal que, apesar do horror, tem uma beleza difícil de negar. Uma família desfeita cuja destruição é tão horrenda como bela. Assim é “Wildlife” e assim é o seu poster.




23. NÓS

Us Jordan Peele
Uma ameaça, uma luva, uma tesoura, uma prece, uma sugestão de terror. Podemos saber pouco sobre “Nós”, o novo filme de terror de Jordan Peele, mas este poster sugere algo misterioso e violento, algo imperdível que nos vai meter muito medo. Ou seja, uma salva de palmas para os designers do cartaz que tudo isso fazem com uma imagem de improvável simplicidade.




22. TULLY

Charlize Theron em estado de extrema exaustão maternal com a cara coberta por autocolantes coloridos é a perfeita sintetização de “Tully” em forma de poster. Há algo de trágico e cruelmente divertido nesta configuração, onde os ícones de jovialidade infantil funcionam quase como uma agressão direta à adulta desesperada. Nessa fricção entre tons opostos, quase violentamente antagónicos, vive o génio deste design.




21. ILHA DE CÃES

ilha de caes melhores posters
“Ilha de Cães”, como todos os filmes de Wes Anderson, é uma autêntica orgia de design requintado, cheio de detalhe e pormenores idiossincráticos. Como tal, seus posters tendem a refletir essa mesma filosofia de design, procurando uma abordagem detalhada, marcada pela sofisticação inocente e um aspeto meio artesanal. São belíssimos objetos de arte promocional.




20. THE MEG

Meg: Tubarão Gigante
Ocasionalmente, a chave para um bom design promocional é uma facilidade em resumir os principais aspetos de uma premissa narrativa numa imagem de rápida leitura. Isso e bom sentido de humor. Basta vermos este poster para “The Meg” para comprovar isso mesmo. O filme é sobre um tubarão gigante e é essa a ideia que o cartaz nos “vende” com inteligência, humor e um jocoso piscar de olho a transbordar de ironia.




19. HOMEM-ARANHA: NO UNIVERSO-ARANHA

Homem-Aranha: No Universo Aranha
A queda invertida para uma Manhattan de impiedosos arranha-céus é a mais deslumbrante e icónica imagem da obra-prima que é “Homem-Aranha: No Universo-Aranha”. É lógico que o cartaz do filme ecoe esse instante de instantânea iconografia. Tal como no meio da narrativa bizantina desta aventura, no contexto de um poster tal momento também arrebata e surpreende.




18. GEMINI

gemini melhores posters
As palmeiras de Los Angeles são como um fantasma neste poster de “Gemini”. Invertidas e esfumadas, como que num reflexo distorcido, a paisagem icónica é um eco assombroso que une as duas figuras humanas, também elas a esvanecer no fundo. É mistério e é sedução rarefeitos em gradações de roxo.




17. O INTERMINÁVEL

melhores filmes The endless
O universo dobra-se sobre si mesmo numa espiral de repetições e insana irrealidade. Tal conceito pode ser difícil de ilustrar, mas o poster de “O Interminável” consegue fazer isso mesmo, ilustrando de modo grandioso as ideias mirabolantes que o filme, na sua modéstia de recursos, não consegue apresentar com tal claridade.




16. THE LAND OF STEADY HABITS

melhores posters the land of steady habits
THE LAND OF STEADY HABITS

Um homem infeliz é confrontado com um risonho arco-íris de toalhas produzidas em massa. Há algo de estupidamente brilhante nesta justaposição tragicómica com que Nicole Holofcener abre a sua mais recente longa-metragem e que a equipa de marketing do mesmo teve a inteligência de usar como base para um dos melhores posters de 2018.




15. BIRDS OF PASSAGE

melhores posters birds of passage
Vermelho é a cor da violência, é a vitalidade do sangue que nos corre nas veias e o crime do se derramar, é o céu pintado pela alvorada e a brasa onde o fogo morre. Vermelho é o poster de “Birds of Passage” cuja posição nesta lista em muito se deve ao magistral uso desta cor multifacetada. É brilhante, belo e ominoso, de cortar a respiração.




14. CREED II

creed ii
Um corpo feito ícone, um herói esculpido em sombras, um homem que tenta afirmar-se face a um legado maior que todo o seu ser. Este poster para “Creed II” encara o universo do filme como um panteão de grandes figuras da lenda e do mito e, desta vez, a solenidade pomposa foi a escolha certa. Esta é uma imagem poderosa que nos captura a atenção com tanta força como o protagonista do filme desfere um murro.




13. HEREDITÁRIO

melhores posters Hereditario
“Hereditário” teve direito a uma série de estupendos cartazes. Contudo, como, pelos critérios estabelecidos para a elaboração desta lista, somente existe lugar para um poster de cada filme, seleccionámos este hediondo retrato familiar. O que realmente eleva a imagem e lhe dá uma qualidade quase humorística é a severidade soturna e expressões sorumbáticas dos atores. Esta não é, de todo, uma família feliz e é bom que todos os espectadores que arrisquem experienciar suas tragédias e horrores saibam isso de antemão.




12. WE THE ANIMALS

melhores posters we the animals
Um menino explode com a angústia, a dor e a excitação do crescimento. É como se a criatividade da personagem e a tempestade que assola e perturba a sua mente insegura rebentassem com o pequeno corpo em que se contêm. Este poster de “We the Animals” é um explosivo triunfo.




11. FELIZ COMO LÁZARO

Feliz Como Lázaro
Desde a sua estreia no Festival de Cannes que “Feliz Como Lázaro” se tem afirmado como um dos filmes mais genialmente estranhos e idiossincráticos do ano. É justo, portanto, que o poster do projeto seja caracterizado pelas mesmas qualidades. Há algo de ingénuo e maravilhosamente cru nesta pintura que podia ser um exemplo tardio de arte povera, um pequeno milagre de modéstia pictórica que se adequa perfeitamente ao protagonista milagroso desta narrativa.




10. GODZILLA: REI DOS MONSTROS

melhores posters godzilla rei dos monstros
Em 2014, “Godzilla” surpreendeu críticos e fãs do monstro mais famoso do cinema japonês com a sua qualidade. Parte do seu sucesso deveu-se aos seus triunfais jogos de escala que salientavam quão gigantesca a criatura titular realmente era em comparação com a pequenez humana. Com isso em mente, o material promocional desta sequela, “Godzilla: Rei dos Monstros”, tem a sagacidade de salientar tal dinâmica. Esta particular proposta com Mothra no centro é uma delícia de monstruosidade em proporções divinas. A extensão das suas asas, que quase não conseguem ser contidas pelo enquadramento, é a cereja no topo do bolo.




09. MARIA RAINHA DOS ESCOCESES

melhores posters outubro mary queen of scots
Ouro sobre ouro, cabelos ruivos sobre oiro, azul de olhos reais sobre o ouro de uma coroa que só traz desgraça consigo. As cores do cartaz principal de “Maria Rainha dos Escoceses” capturam a atenção de qualquer espectador com a sua riqueza e delicados contrastes. No entanto, é na simbiose deste jogo cromático com a composição simples, mas poderosa, de duas rainhas lado a lado que este cartaz encontra o seu génio e garante o lugar nesta lista.




08. À PORTA DA ETERNIDADE

melhores posters at eternitys gate
Amarelo intenso e um olhar febril que em si pode esconder os epítetos da loucura ou os píncaros do génio. Assim é o poster de “À Porta da Eternidade”, uma perfeita sumarização do seu filme e um objeto de sedutora beleza por si só.




07. THE HOUSE THAT JACK BUILT

melhores posters the house that jack built
Lars von Trier sabe o que vende e o que vende é controvérsia em elevado grau de pureza, provocação juvenil e pretensiosismo cinematográfico. Acima de tudo, o que vende é Lars von Trier, pelo que nada melhor para promover seu mais recente ato de autoflagelação masturbatória que esta imagem do realizador em pose de vitimização psicossexual. É excelente marketing, mesmo que seja péssimo cinema.




06. NUNCA ESTIVESTE AQUI

melhores posters NUNCA ESTIVESTE AQUI
Em termos de qualidade geral de uma coleção de material promocional, “Nunca Estiveste Aqui” fica só atrás de “Suspiria” nestas considerações de fim de ano. Cada um dos muitos posters para o filme de Lynne Ramsay apresentou propostas gráficas excitantes e evocativas do tipo de tragédia humana que a realizadora escocesa aqui oferece ao público. Mesmo assim, entre ilustrações inteligentes, manipulação astuta de letras e montagens solenes, foi a simplicidade deste retrato que se afirmou como o melhor deles todos. Há algo de misterioso e melancólico nos olhos de Joaquin Phoenix, um poço de angústia tanto ou mais profundo que a negrura espessa do fundo. É severidade em gesto de êxtase.




05. A FAVORITA

melhores posters a favorita
O teaser poster de “A Favorita” resumiu-se a uma listagem de créditos. Foi um gesto obstinado da parte de uma produção caracterizada pela obstinada quebra de convenções. Como muito se tem dito, este é um filme de época inglês que nada tem que ver com a obra de prestígio embalsamado que tais palavras possam sugerir. Com tudo isso em mente, o primeiro poster “a sério” desta provocação de Yorgos Lanthimos tem de responder às expetativas de um público em busca de mais detalhes que não a listagem dos créditos, ao mesmo tempo que manter a aura de desafio e subversão. Trata-se de uma alquimia estética e conceptual de grande instabilidade, mas o cartaz final realmente faz tudo isso e mais. O melhor é mesmo a ilustração da crueldade romântica do filme ao colocar a rainha em forma gigante e posição inorgânica, como um recurso paisagístico a ser minado pelas suas favoritas.




04. COLD PURSUIT

melhores posters outubro cold pursuit
Ocasionalmente, a chave para o sucesso de um determinado cartaz centra-se no simples levantar de uma questão para a qual o filme a ser promovido serve de resposta. No caso de “Cold Pursuit” a pergunta é clara. Como é que isto aconteceu? Acrescente-se o nome de Liam Neeson e os bilhetes praticamente se vendem sozinhos.




03. SUSPIRIA

melhores posters suspiria
Como já dissemos antes, “Suspiria” de Luca Guadagnino teve uma das melhores campanhas promocionais do ano assim como uma das mais extraordinárias coleções de cartazes. De todas as suas muitas maravilhas gráficas, destacamos aqui esta proposta misteriosa e elegante, onde a cor e a fisicalidade de uma figura feminina caída nos agarram ao primeiro vislumbre e não nos largam. Trata-se de um poster tão belo que quase vale somente como uma pintura digna de galeria.




02. O PRIMEIRO HOMEM NA LUA

o primeiro homem na lua melhores posters
“O Primeiro Homem na Lua” é um filme que encontra intimidade na grandeza histórica da corrida à Lua durante a Guerra Fria, um hino cinematográfico que aborda o épico com o olhar impressionista de um autor independente e encontra no fausto de um blockbuster uma tela para um poema de celuloide. Todas essas contradições e maravilhas são sumarizadas por este belíssimo cartaz. É simples, quase minimalista, mas enorme e épico na sua ação e movimento. É pouco ortodoxo, mas belo pela sua estranheza. É “O Primeiro Homem na Lua” em forma de cartaz.




01. BLACKKKLANSMAN: O INFILTRADO

BlacKkKlansman: O Infiltrado
A nossa lista dos melhores posters de 2018 termina com um dos cartazes mais deliberadamente provocadores do ano. Neste design promocional de “BlacKkKlansman: O Infiltrado”, testemunhamos uma perfeita ilustração do tipo de retórica da polémica, da raiva e da indignação justificada que tanto caracterizam o mais recente sucesso de Spike Lee. Além do mais, o design constitui uma sumarização surpreendentemente divertida e direta do conflito central do seu enredo verídico, mas inacreditável, sobre um polícia afro-americano que se infiltrou no KKK.

Concordas com as nossas escolhas? Deixa a tua reposta nos comentários e fica atento a todas as nossas listas do melhor e pior de 2018.

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Cláudio Alves has 1693 posts and counting. See all posts by Cláudio Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.