Os melhores e piores posters da semana (28/08-03/09)

Dois apaixonados em Los Angeles, um par de comboios em rota de colisão e uma ameaçadora figura assassina são algumas das imagens em evidência nos melhores posters desta semana.

Já estamos em setembro e para entendidos isso significa que estamos prestes a entrar na Awards Season. Mas antes dos troféus de cinema começarem a ser distribuídos por milhares de diferentes instituições ainda temos dois importantíssimos festivais de cinema, onde muitos filmes desejosos de Óscares se vão exibir com esperança de receberem o apoio da crítica. Como consequência disso, ficam à espera que nas próximas semanas esta rubrica seja invadida por esses mesmos filmes do circuito dos festivais.

 


 

OS MELHORES POSTERS DA SEMANA

Começamos com a nossa secção dos melhores posters, onde temos apenas um filme vindo de Veneza.

 

melhores posters la la land

La La Land é esse filme e foi o título que teve a honra de abrir esta edição do Festival de cinema mais importante em solo italiano. Para além disso, o filme já se afirmou como um favorito da crítica, sendo que a sua fotografia colorida e estética reminiscente dos grandes romances musicais da história do cinema têm vindo a ser motivo de muita celebração. Com isso em conta, este cartaz é perfeito, usando cores fortes e enfatizando tanto a vitalidade do casal principal como a paisagem romântica de Los Angeles, completada com um céu estrelado tão belo e intenso que só pode mesmo existir no artifício de Hollywood.

Lê Também: Veneza 73 | La La Land, ao fundo do coração

 

melhores posters

De Veneza vamos para Toronto, onde o festival de cinema internacional vai receber a estreia de Buster’s Mal Heart. Pouco se tem ouvido deste filme, mas o cartaz desperta bem o interesse sem revelar grande coisa, mantendo uma atraente aura de mistério. Temos aqui a raridade de uma boa utilização do espaço vazio como modo de salientar o foco do poster, que é, neste caso, a face memorável de Rami Malek, o reflexo dos seus olhos esbugalhados e um relógio, onde os números estão invertidos. Pontue-se isto com uma críptica tagline e temos um grande poster.

 

melhores posters

Não é tão prestigioso como os festivais de Toronto ou Veneza, mas o New York Film Festival também está quase a chegar e com ele novos cartazes de filmes que lá vão passar. Um deles, é Two Trains Runnin’, um documentário sobre dois cantores de blues que usa a luta pelos direitos civis como seu pano de fundo. O uso de linhas geométricas expressivas e de grafismos quase abstratos relembra os grandes posters da União Soviética, mas aqui comum travo musical fortemente americano. É um poster original, criativo e que chama logo a atenção.

 

shut in melhores posters

Finalmente, temos um filme fora do circuito dos festivais que, mesmo assim, apresentou esta semana um poster que merece admiração. Shut In, com Naomi Watts e Jacob Tremblay, é um thriller à moda antiga e o seu cartaz realça os seus elementos de perigo e mistério com uma sublime simplicidade. O uso das duas linhas horizontais do título e da atriz na banheira são perfeitos elementos visuais para contrastarem com a indefinida silhueta que se evidencia por entre o vapor, resultando numa imagem memorável e chamativa e num dos melhores posters desta semana.

 


 

OS PIORES POSTERS DA SEMANA

Como esta semana a nossa seleção de melhores posters foi um pouco inflacionada em relação à nossa usual coleção de três cartazes, a parte dos piores foi reduzida. Para além disso, esta foi uma semana desprovida de grandes desastres.

 

certain women

Mesmo este cartaz para Certain Women não é um desastre completo, mas sim um desinspirado desapontamento. Com um elenco destes, é compreensível que o responsável por este design tenha querido enfatizar a presença das atrizes principais, mas o uso de stills do filme como base para o grafismo, a falta de cor e o aborrecido vazio, tiram valor a este poster. Isto é ainda mais criminoso porque Certain Women parece ser um filme merecedor de uma campanha publicitária muito melhor do que esta abjeta mediocridade.

Lê Ainda: Antevisão Certain Women, um filme do festival de Sundance’2016

 


Será que para a semana os festivais de cinema vão continuar a dominar esta seleção dos melhores posters? Não percas!


 

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *