MONSTRA ’22 | Os vencedores da 21ª edição
A MONSTRA ’22 decorreu entre os dias 16 e 27 de março e, no seu último fim de semana revelou aqueles que foram os grandes vencedores desta 21ª edição do Festival de Animação de Lisboa. Partilhamos todas as novidades e relembramos uma promessa: em março de 2023 há mais.
A cerimónia de encerramento da 21ª edição da MONSTRA decorreu no último sábado do Festival, dia 26 de março, pelas 21h30, na sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge. Esta noite de animação teve, como principal elemento na “agenda” do dia, a entrega dos prémios aos filmes em competição nas várias categorias da MONSTRA. A seleção eclética segue abaixo:
COMPETIÇÃO MONSTRINHA 2022 – os vencedores

GRANDE PRÉMIO MONSTRINHA patrocinado pela Fundação Inatel
“O segredo do Sr. Nostoc” (2021) de Patrice Seiler, Maxime Marion | França. De acordo com o júri: a inventividade com que reutiliza os materiais faz do Sr. Nostoc uma personagem profundamente altruísta e humanizadora, ao serviço de um mundo de fantasia e de magia.
Já entre as menções honrosas contaram-se filmes como “Ensaio da Orquestra” (Rússia, na categoria dos 3 aos 5), “O Meu Nome é Medo” (Alemanha, na categoria dos 6 aos 9), “Admirando a Infância” (França, na categoria dos 10 aos 14), “Todas as sensações na barriga” (Croácia, na categoria Geração M) e ainda “Há Chuvas nas Estrelas”, do Irão, na categoria de Pais e Filhos.
PRÉMIO DO PÚBLICO
“O Meu Nome é Medo” (2021) | Eliza Płocieniak-Alvarez | Alemanha (MONSTRINHA ESCOLAS)
“O Segredo do Sr. Nostoc” (2021) | Patrice Seiler, Maxime Marion | França (Pais e Filhos)
COMPETIÇÃO MONSTRA 2022 – os vencedores
COMPETIÇÃO CURTÍSSIMAS MONSTRA’22

MELHOR CURTÍSSIMA – “Dias Infelizes” ou “Inertness” (Jakub Krzyszpin, Polónia, 2021). De acordo com o júri: Uma curta-metragem em animação 2D que explora uma abordagem original e poderosa. Os movimentos de câmera fluidos e impressionantes expressam tanta raiva e frustração visual que nos atinge como um murro no estômago.
MELHOR CURTÍSSIMA PORTUGUESA (patrocinado por Ageas Seguros) -“Outch” de Carolina Nunes
MENÇÕES HONROSAS (por Myairbridge) – “WYH” de Florian Grolig e “Sensorial” de Alicia Frøy Johnsen
COMPETIÇÃO CURTAS DE ESTUDANTES MONSTRA 2022
MELHOR CURTA-METRAGEM DE ESTUDANTES – “A Queda do Rei Ibis” de Josh O’Caoimh & Mikai Geronimo. (Júri Sénior) + “Noite do Medo Vivo” (Júri Júnior)
MELHOR CURTA-METRAGEM DE ESTUDANTES PORTUGUESA (patrocinado por Ageas Seguros) -“No Meio de Nada”
PRÉMIO DO PÚBLICO – “Noite do Medo Vivo” (Nigh of the Living Dread) de Ida Melum – Reino Unido
COMPETIÇÃO CURTAS-METRAGENS MONSTRA ’22
GRANDE PRÉMIO MONSTRA – CURTA-METRAGEM patrocinado pela RTP2 – “Bestia” de Hugo Covarrubias (Chile) que, de acordo com o júri: “apresenta um estilo visual extraordinário, um desenho de personagens inesquecível e uma banda sonora estruturada em completa simbiose com a atmosfera. Aborda um tema político forte de uma forma subtil, visceral e perturbadora.”
MELHOR CURTA-METRAGEM EXPERIMENTAL – “A Quarta Parede” de Mahboube Kalaei (Irão)
MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTAL – “Terra Prometida” de Andrea Pierri (Itália)
𝗧𝗲𝗿𝗿𝗮 𝗣𝗿𝗼𝗺𝗲𝘁𝗶𝗱𝗮 [𝗣𝗿𝗼𝗺𝗶𝘀𝗲𝗱 𝗟𝗮𝗻𝗱] (2021) | Andrea Pierri | Itália
MELHOR CURTA-METRAGEM PORTUGUESA – “O Homem do Lixo” de Laura Gonçalves

PRÉMIO ESPECIAL DO JÚRI – “Um Caso de Arte” de Joanna Quinn
MENÇÕES HONROSAS (patrocinado por Myairbridge) – “O Que se Ouve no Silêncio” e “Duas Irmãs”
PRÉMIO DO PÚBLICO – “Degelo” de Susana Miguel António e Filipa Gomes da Costa
COMPETIÇÃO PORTUGUESA MONSTRA 2022
PRÉMIO SPA/VASCO GRANJA patrocinado por SPA – Sociedade Portuguesa de Autores – “O Homem do Lixo” de Laura Gonçalves – pelas suas características gráficas e poéticas, mas também pela capacidade de transformar o simples e familiar da nossa vida quotidiana num sentimento universal. Um filme feito com uma grande ternura.
MENÇÕES HONROSAS (patrocinado por Myairbridge) – “Degelo” de Susana Miguel António e Filipa Gomes da Costa e “A Criação” de José Xavier

PRÉMIO DO PÚBLICO – “O Homem do Lixo” de Laura Gonçalves
COMPETIÇÃO DE LONGAS-METRAGENS MONSTRA 2022

GRANDE PRÉMIO MONSTRA – LONGA-METRAGEM patrocinado pela RTP2 – “Mata e Foge da Cidade” de Mariusz Wilczyński (Polónia). De acordo com o júri: o Grande Prémio MONSTRA é atribuído a este filme pela profunda viagem que conduz pela subconsciência e as memórias concretizadas nos desenhos e animação artística.
MELHOR BANDA SONORA – “Mata e Foge da Cidade” de Mariusz Wilczyński
MELHOR FILME INFÂNCIA E JUVENTUDE – “Até os Ratos Merecem o Céu” de Denisa Grimmová e Jan Bubenicek (República Checa, França, Polónia e Eslováquia)
PRÉMIO ESPECIAL DO JÚRI – “A Travessia” de Florence Miailhe (França, República Checa, Alemanha)
MENÇÕES HONROSAS (patrocinado por Myairbridge) -“Bob Cuspe, Nós Não Gostamos de Gente” de César Cabral (Brasil)
PRÉMIO DO PÚBLICO – “Bob Cuspe, Nós Não Gostamos de Gente” de César Cabral (Brasil)
Fãs de cinema de animação desse lado?
Lê Também:















