Foto by Jéssica Rodrigues | ©MHD

Morangos com Açúcar | Tudo o que precisas de saber

A Magazine.HD esteve à conversa com José Eduardo Moniz e Ricardo Carbonero e ficámos a conhecer melhor o processo de criação do reboot de “Morangos com Açúcar”.

Independentemente da geração, ninguém é indiferente aos “Morangos com Açúcar“, a telenovela juvenil que esteve no ar entre 2003 e 2012 e que se tornou um verdadeiro marco da televisão portuguesa. O argumento baseava-se no dia-a-dia de vários jovens, provenientes de diferentes classes sociais, mostrando os seus comportamentos perante a escola, a família e a sociedade em constante mudança. Numa altura em que a televisão estava ainda muito condicionada nos tópicos que abordava, os “Morangos com Açúcar” tornaram-se um lugar onde as paixões, os medos, a orientação sexual, a aceitação, a saúde mental e física, a gravidez na adolescência, o divórcio e tantos outros temas ganharam voz. Em apenas uma década, a telenovela juvenil conseguiu fazer com que milhares de jovens se identificassem com as personagens e tornou-se, para muitos, um projeto de culto.

Lê Também:   Operação Maré Negra T2, primeiras impressões

Passados dez anos após o término de “Morangos com Açúcar”, a TVI aliou-se à Prime Video para fazer um reboot da telenovela juvenil, desta vez em formato de série. A Magazine.HD esteve presente na assinatura do contrato que valida esta coprodução e falou com dois dos principais responsáveis por este novo projeto, José Eduardo Moniz, o Diretor Geral da TVI que pode ser considerado o pai dos “Morangos com Açúcar”, e Ricardo Carbonero, responsável pelo conteúdo da Prime Video.

Em suma, eis o que já sabemos sobre este reboot da telenovela juvenil… Trata-se de uma série, para já com duas temporadas, sendo que a primeira se dedicará ao período escolar e a segunda às férias de verão, à semelhança do que acontecia no formato original. A primeira temporada terá um total de vinte episódios, mas não se sabe ainda com que frequência serão lançados os mesmos. A série terá uma exibição simultânea na TVI e na plataforma de streaming Prime Video, sendo emitida não só em Portugal, mas também no Brasil e em Espanha. Por se tratar de um reboot, os novos “Morangos com Açúcar” continuarão a sua missão de formar atores novos, mas muitos elementos do elenco original regressarão aos seus papéis, sendo que as suas personagens acompanharão a linha do tempo. A série está prevista estrear já no último semestre deste ano, sendo que os castings estão já em andamento.

Agora, sem mais demoras, lê aqui a entrevista de José Eduardo Moniz e Ricardo Carbonero.

morangos com Açúcar
os “Morangos com Açúcar” estrearam em 2003 | © TVI

JOSÉ EDUARDO MONIZ

Magazine.HD: Passou mais de uma década desde a última vez que os “Morangos com Açúcar” passaram na televisão. Qual é que é o sentimento de reanimar a telenovela juvenil de sucesso? 

José Eduardo Moniz: Sinto-me muito feliz neste momento, porque, de facto, estive no nascimento dos “Morangos com Açúcar” desde a primeira hora e acompanhei a sua evolução. E chegar aqui, passados estes anos todos, com a possibilidade de fazer um produto com dimensão internacional é o melhor prémio que qualquer pessoa pode ter! Portanto, acho que fizemos tudo certo até agora [risos]. Negociámos com o parceiro adequado, tivemos as reuniões certas, trocámos as impressões ajustadas a cada circunstância… e agora estamos a preparar um casting! Além disso, temos a autora mais experiente e mais sabedora [Maria João Mira]. Portanto, eu espero que estejam reunidos os ingredientes para que isto funcione bem [risos]. 

Magazine.HD: Os “Morangos com Açúcar” marcaram uma geração muito específica. Esta versão em série vai marcar a mesma geração ou será direcionada para uma geração mais nova? 

José Eduardo Moniz: Eu espero que marque as duas! Tanto as que viveram os “Morangos com Açúcar” na altura, como as novas que neles entrem agora, tendo, no entanto, tendo presente que são produtos diferentes. Estávamos a falar de uma série diária e que esteve no ar durante anos e agora vamos fazer séries mais curtas, ajustando-nos àquele que é o modelo de procura que existe atualmente. Portanto, são dois produtos muito diferentes, mas eu creio que serão igualmente sugestivos e sedutores para quem os vive!

Magazine.HD: Esta nova série vai ser transmitida semanalmente?

José Eduardo Moniz: Nós ainda não decidimos como é que a vamos transmitir. A única coisa que nós temos completamente definida é que vamos fazê-lo em simultâneo com a Prime Video.  




RICARDO CARBONERO

Magazine.HD: Como é que os “Morangos com Açúcar” chegaram à Prime Video?  

Ricardo Carbonero: Nós na Prime Video o que queremos é estar muito perto da nossa audiência aqui em Portugal. Temos grandes êxitos, como “O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder“, que tiveram muito êxito internacional, mas queremos também estar perto do público nacional. Quando tivemos a primeira reunião com a TVI, propusemos recuperar esta grande marca local. Isto é uma grande oportunidade, porque este é um ponto de partida muito fácil para nos conectar com esta audiência, sendo que nos pode servir para a conectar com histórias atualizadas para os mais jovens, mas também com o efeito nostalgia. E, principalmente, ligamo-nos ao público que via os “Morangos com Açúcar” há uns anos, sendo também uma oportunidade para nos conectarmos com as famílias portuguesas que costumavam assistir a este programa. 

Magazine.HD: Em Portugal, os “Morangos com Açúcar” são um marco importante. Como é que se vai dar a conhecer este projeto à Espanha e ao Brasil? 

Ricardo Carbonero: Nós acreditamos que podemos contribuir com muitas coisas para os “Morangos com Açúcar”. Podemos contribuir com a nossa experiência de grandes produções e ter um maior pressuposto, mas também o valor com que podemos contribuir a nível internacional. Pela nossa experiência, sabemos que as séries nacionais se tiverem uma boa qualidade de produção, podem passar em qualquer outro país. Temos esse exemplo com outras séries nacionais que passam em plataformas como a Netflix, HBO, etc. E nós queremos ajudar Portugal a esse nível. No fundo, queremos que estas histórias de jovens, dos seus país e das suas famílias, que estão bem contadas aqui em Portugal, tenham valores universais e que passem em qualquer outro país. E nós vamos provar que isso é possível! Primeiro em Espanha, por ser mais próximo, e iremos acrescentar na série alguns elementos, como atores espanhóis, mas também no Brasil, devido à sua conexão com Portugal.

Magazine.HD: Em Espanha existem muitas séries sobre jovens. Existe algum truque para fazer com que esta seja diferente? 

Ricardo Carbonero: Bom, eu creio que os “Morangos com Açúcar” têm um formato muito interessante, porque originalmente era um formato diário e recorrente. Em Espanha, temos formatos mais curtos e minisséries. Como a primeira primeira temporada vai ter vinte episódios, teremos desde logo que aprofundar mais as personagens e as suas histórias. Mas, acima de tudo, este vai ser um projeto muito diferente daquele a que estamos habituados em Espanha!

TRAILER | EM 2012 ESTREOU MORANGOS COM AÇÚCAR: O FILME

Eras fã da telenovela “Morangos com Açúcar”? Estás ansioso(a) pelo lançamento desta nova série?

Sobre o Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *