Morte no Nilo | © 20th Century Studios

Curiosidades sobre Morte no Nilo, um thriller de mistério

[tps_header]

Um thriller de mistério, suspense e crime, “Morte no Nilo” chega aos cinemas em 2022. Descobre aqui algumas curiosidades do novo filme de Kenneth Branagh.

Um filme inspirado no romance de 1937, de Agatha Christie, “Morte no Nilo” é a mais recente peça cinematográfica de Kenneth Branagh a chegar aos ecrãs gigantes. Descrito3 como um ousado thriller de mistério, suspense e ciúme, tem uma história de volta do caos emocional e as consequências mortais desencadeadas pelo amor obsessivo.

Com um elenco de caras bastante conhecidas, que reúne estrelas como Gal Gadot, Kenneth Branagh, Annette Bening ou Emma Mackey, tem estreia marcada nos cinemas portugueses para dia 10 de fevereiro de 2022. Vamos conhecer algumas das curiosidades por detrás da produção do filme?

[/tps_header]

AS FILMAGENS DE MORTE NO NILO

Morte no Nilo
Gal Gadot e Emma Mackey © 20th Century Studios

Todo o filme de “Morte no Nilo” foi filmado com recurso a câmaras de 65 mm, uma forma de filmagem imersiva. Segundo Kenneth Branagh, o realizador, “o escapismo e o transporte são totais. É uma experiência maravilhosamente imersiva e ilusória, muito cheia e densa. A profundidade, os detalhes, a oportunidade de replicar a experiência da visão humana, são absolutamente valiosas”.



CENÁRIOS VS LOCALIZAÇÃO

Morte no Nilo
© 20th Century Studios

Os cenários físicos foram escolhidos a dedo por Jim Clay, designer de produção. Apesar de não terem estado no Egipto e no Rio Nilo, as filmagens para o filme aconteceram no parque aquático de Cotswolds, onde um mercado de especiarias egípcio foi criado, com os lagos de Cleveland fazendo de Rio Nilo. Ainda foram utilizados os estúdios Longcross e Stage 1, onde houve espaço para a recriação de partes do Hotel Cataract de Assuão.



UM CENÁRIO DE LUXO

Death on the Nile
© 20th Century Studios

Para criar o cenário da festa de casamento de Simon e Linnet, Jim Clay e a sua equipa construíram um cenário com lobby, amplos salões abertos, chão de mármore, maravilhosos arcos, uma grande varanda e escadaria, bem como um pátio externo e área de cais. Durante um total de 13 semanas, conseguiu-se montar pré-fabricados nas oficinas para erguer as estruturas do cenário, que contemplaram chapas de madeira com acabamentos decorativos em gesso.



O TEMPLO E A SUA RÉPLICA

Morte no Nilo
© 20th Century Studios

O grande templo de Abu Simbel, que tem as quatro estátuas antigas de Ramsés, o Grande, foi recriado na íntegra para as filmagens de “Morte no Nilo”. A construção do modelo para o cenário demorou 16 semanas a ser completado e foi construído com as dimensões exactas do templo original: 21 metros de altura, 30 metros de largura e ainda com detalhes como a areia e a área circundante ajardinada.



S. S. KARNAK

Morte no Nilo
© 20th Century Studios

S. S. Karnak, o enorme barco a vapor de luxo que possui toques asiáticos e interiores requintados, é provavelmente um dos cenários mais extraordinários de “Morte no Nilo”. Foi construído na íntegra nos estúdios Longcross, seguindo a ideia do realizador Kenneth Branagh para ser um barco “ameaçador e que se assemelhasse a um tubarão a navegar as águas perigosas do Rio Nilo”. Em termos estruturais, o barco ficou com 72 metros de comprimento, 15 metros de largura, 13 metros de altura e pesando 225 toneladas, tendo a a sua fabricação começado no final de junho de 2018, e levando um total de 30 semanas para construir.



O GUARDA-ROUPA ELEGANTE

Morte no Nilo Figurinos
© 20th Century Studios

O guarda-roupa deslumbrante de “Morte no Nilo” procura levar uma sensação de modernidade à década de 30. É uma criação de Paco Delgado, figurinista já nomeado ao Óscar, e marca a sua primeira colaboração com Kenneth Branagh numa longa-metragem. Todo o guarda-roupa do filme pretende reflectir uma paleta de cores e leveza dos tecidos de verão, procurando retratar o calor evidente pelo cenário egípcio da história.



OS FIGURINOS EXCLUSIVOS

Gal Gadot
© 20th Century Studios

Cerca de 92% dos figurinos do filme, que representam cerca de 150 roupas, foram criados à mão por Paco Delgado e a sua equipa de artistas. Tal decisão foi feita por quererem adequar as roupas ao estilo elegante das personagens, e terem alguma dificuldade em encontrar peças já feitas que fossem de encontro à sua visão.

[tps_footer]

Estás familiarizado(a) com as histórias de Agatha Christie? Está “Morte no Nilo” no top favoritas?

Lê Também:   Morte no Nilo apresenta o seu elenco de suspeitos

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *