"Possessor" | © MOTELX

Menu gourmet no MOTELX deste ano

O MOTELX está prestes a regressar ao Cinema São Jorge para a 17ª edição, e a Magazine.HD conta-te tudo sobre o delicioso menu preparado para 2023.

O MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa é já um marco na programação anual da capital portuguesa e as novidades da 17ª edição deste projeto prometem ser fresquinhas. Sob o slogan ‘Onde o terror é o prato do dia‘, o menu preparado para este ano é bem requintado, ao ponto de fazer crescer água na boca. Aliás, o próprio spot promocional do Festival apresenta-nos uma espécie de curta-metragem que poderia constar na programação do MOTELX, mostrando um fine dining que termina numa chacina perfeita. Dinarte De Freitas (ator de “Rabo de Peixe“) e Mariana Fonseca são as caras deste curto vídeo introdutório do MOTELX 2023. Será entre os dias 12 e 18 de setembro que o Cinema São Jorge se transformará num verdadeiro restaurante em que o terror é servido como o prato principal. A Magazine.HD esteve presente na sessão de apresentação do menu deste ano, e desvenda-te tudo sobre a 17ª edição do MOTELX. Também podes ficar a saber mais sobre o Festival aqui.

Lê Também:   Insidious | Tudo o que precisas de saber sobre a saga

LONGAS-METRAGENS

Um dos grandes focos do MOTELX é servir ao público longas-metragens que mostrem o melhor terror que se faz pelo mundo inteiro. Este ano, a grande novidade recai sobre o regresso de David Farrier, o jornalista neozelandês responsável pela série documental de sucesso da Netflix “Turismo Macabro”, que havia estado presente no Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa em 2016. Além disso, há uma forte presença de filmes brasileiros na secção de longas-metragens deste ano, sendo este país mestre nas histórias sobre lutas de classes. Também a Austrália continua a demonstrar a sua mestria na realização de filmes de terror em torno da maternidade, como tem vindo a acontecer nas últimas edições do Festival.

Infinity Pool
“Infinity Pool” | © MOTELX
  • “A Semente do Mal”, um filme de Gabriel Abrantes (realizador de “Diamantino“) que mostra, pela primeira vez, uma longa-metragem de terror portuguesa não experimental. A história assenta num mistério sobre as origens da família e faz um paralelismo entre o campo e a cidade, as duas paisagens opostas do nosso país.
  • “Estranho Caminho”, Guto Parente estreia-se no MOTELX com uma longa-metragem que acompanha o regresso de um jovem brasileiro que vive em Portugal ao seu país de origem. No decorrer da viagem, o mundo entra em confinamento em sequência da Covid-19 e o rapaz vê-se obrigado a ir viver com o seu pai e os demónios que habitam o seu mundo.
  • “Infinity Pool”, uma longa-metragem que gira em torno da ida de um casal para um resort em busca de reacender a chama do casamento. Porém, a ilha paradisíaca rapidamente dá lugar a um acidente que se torna numa verdadeira história de terror macabra.
  • “Mister Organ”, o documentário que marca o regresso de David Farrier à realização faz uma investigação sobre Michael Organ, o proprietário de uma loja de antiguidades conhecido por exercer terror psicológico sobres os seus clientes.
  • “Propriedade”, um filme que mostra o terror real de uma luta de classes que faz lembrar o período colonial do Brasil, a nova longa-metragem de Daniel Bandeira mostra uma revolta do povo quando se vê obrigado a abandonar as suas propriedades para que os ricos possam lá habitar.
  • “My Animal”, a primeira longa-metragem de Jacqueline Castel conta a história de uma jovem guarda-redes de hóquei em patins que se apaixona por uma rapariga nova na sua cidade após ser rejeitada por todos à sua volta. Este é um filme que descende do clássico “Ginger Snaps” (2000).
  • “Perpetrator”, neste filme experimental e surrealista de Jennifer Reed somos apresentados a um ritual pelo qual todas as mulheres de uma família devem passar, tendo como pano de fundo uma cidade com uma história assustadora.
  • “Run Rabbit Run”, este é um filme com uma ficha técnica assente no poder feminino, uma vez que foi escrito, realizado, produzido e fotografado por mulheres, para além das duas protagonistas. Quando um coelho surge à porta de casa, a filha interpreta-o como o melhor presente de aniversário de sempre, mas a mãe fica em pânico quando se vê confrontada com um segredo terrível.
  • “Tiger Stripes”, tendo a Malásia como pano de fundo, esta é uma história que serve de metáfora para as transformações que o corpo feminino sofre ao longo dos anos. Esta metamorfose surge na longa-metragem sob a forma de uma mudança sobrenatural de um corpo maligno que vive acorrentado num corpo de uma adolescente.
  • “Vincent Must Die”, Stéphan Castang apresenta-nos Vincent, um homem banal com pouco jeito para as tarefas do dia-a-dia. Porém, por onde quer que passe, as pessoas à sua volta ganham uma vontade súbita de o espancar, o que vai obrigar a lutar pela sua sobrevivência.



SESSÕES ESPECIAIS

exorcista
“Exorcista” | © MOTELX

O MOTELX prima pelo uso de ingredientes surpresa ao longo das refeições que serve, mas este ano a fasquia eleva-se com a apresentação, pela primeira vez, de um filme mistério. Isso mesmo! Ninguém saberá de que filme se trata até que o mesmo comece a ser exibido na tela. Esta é uma parceria com a FilmTwist, a plataforma de streaming portuguesa dedicada ao terror. Além disso, o MOTELX comemora o quinquagésimo aniversário do lançamento de “O Exorcista“, a longa-metragem que mudou para sempre o cinema do horror.

Uma outra novidade que consta no cardápio deste ano é a parceria com o Guiões – Festival do Roteiro de Língua Portuguesa (existente desde 2014). Em conjunto, os dois parceiros irão cozinhar uma programação especial entre os dias 13 e 17 de setembro e preparam-se para atribuir um novo prémio a argumentos de longas-metragens ainda não produzidos. Além disso, em sequência deste banquete, será ainda servido como prato principal a exibição de “The Witch“, numa sessão que conta com a presença de um dos produtores, Rodrigo Teixeira.




RETROSPETIVA BRANDON CRONENBERG

antiviral
“Antiviral” | © MOTELX

Na hora de servir ao público a estreia da longa-metragem “Infinity Pool”, o seu cozinheiro principal, Brandon Cronenberg, marcará presença no Festival, sendo que haverá também uma masterclass cozinhada pelo próprio. Filho de David Cronenberg, o responsável pela forma como o cinema passou a olhar para o body horror, o argumentista e realizador terá uma retrospectiva dedicada ao seu trabalho em filmes de terror. Assim, fazem parte do menu “Antiviral“, que lida com vírus de celebridades, e “Possessor“, que acompanha uma assassina profissional.




PRÉMIO MOTELX – MELHOR CURTA DE TERROR PORTUGUESA 2023

paralisia
“Paralisia” | © MOTELX

A Secção ‘Prémio MOTELX – Melhor Curta de Terror Portuguesa‘ continua a ser o petisco mais apetecido do Festival, sendo que, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, o MOTELX concede o maior prémio monetário para curtas-metragens em Portugal. O principal objetivo desta seleção é estimular e formar jovens portugueses na produção de pequenos filmes de terror. Este ano, o melhor petisco será premiado com a quantia de 5.000€, sendo que, após a submissão de centenas de candidaturas, apenas doze curtas-metragens se encontram em concurso.

Na competição deste ano, todos os candidatos têm sangue de novatos, com exceção de Chico Noras que cozinhou “Maria José Maria“, baseado numa horripilante história verídica portuguesa. Este é um filme de época que contrasta com a atualidade da curta “15‘”, produzida por Francisco Neves. Quanto às curtas-metragens preparadas pelo género feminino, temos “Dead Wheel“, que tem como pano de fundo uma feira popular; “O Abafador“, que segue a história de uma pessoa com a missão de pôr termo à vida de doentes terminais; e “Paralisia“, que fala da possessão corporal. Além disso, a seleção deste ano conta ainda com filmes que abordam a crise habitacional, como “Casa Incerta“, “Habitat” e “The Devil Lived Here“. Importa também salientar as curtas que aludem a sistemas políticos opressivos, como “De Imperio” e “Our Tell-Tale Heart“. Por fim, resta mencionar “Monstros” e a ghost story A Floresta“.




CURTAS INTERNACIONAIS

we forgot about the zombies
“We Forgot About the Zombies” | © MOTELX

Apesar de apenas as curtas-metragens portuguesas estarem a concurso no MOTELX, o Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa tem uma seleção de curtas internacionais que são servidas como entrada antes da exibição de longas-metragens como prato principal. Este ano, o menu conta com “A Whim to Kill“, uma curta chinesa que lida com mummy issues; e “CONTENT: Lo-Fi Man“, uma crítica social que marca o regresso dos americanos Brian Lonano e Blake Myers. Enquanto isso, “Gnomes” fala sobre a vida selvagem; e o espanhol Marc Martínez Jórdan retorna com uma história sobre um homem desfigurado, em “Mystic Tiger“. Do Canadá chega-nos “NU“, que revela uma assombração natural a meio da intimidade, ao mesmo tempo que “The Flute” mostra a existência de alguns instrumentos psicopáticos. Por fim, o folk horror chega-nos através de “The Wyrm of Bwich Pen Barras“, e Chris McInroy regressa com “We Forgot About the Zombies“.




YOUTUBE MICROCURTAS MOTELX

Este ano, o cardápio do MOTELX conta com um novo chef de cozinha, o Youtube! A secção anteriormente apelidada de microCURTAS recebe agora o título de Youtube microCURTAS MOTELX, que terá como objetivo divulgar produções cinematográficas criadas através de novas tecnologias, como o telemóvel, o tablet e a webcam. Para serem consideradas finalistas, as produções devem receber um mínimo de vinte likes na página de Youtube do MOTELX. Serão três as categorias gastronómicas em concurso este ano – a Melhor microCURTA MOTELX, uma Menção Especial e o Melhor Trailer YouTube Short. Pela primeira vez, a competição contará com um prémio monetário.

Aproveitando esta nova parceria com o Youtube, o MOTELX contará com uma ação de formação, a ‘Youtube Training‘, focada na utilização das ferramentas disponibilizadas pela plataforma de vídeo.




QUARTO PERDIDO 

tarde demais
“Tarde Demais” | © MOTELX

Sendo a água e o sal dois dos principais ingredientes para uma refeição deliciosa, o FILMar volta a juntar-se ao MOTELX para mostrarem ao público a relação do cinema de terror com o mar. Tendo como objetivo a recuperação de longas e curtas-metragens de horror que têm o mar como pano de fundo, este é um projeto que conta com a parceria da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e do ANIM – Arquivo Nacional da Imagem em Movimento. O menu deste ano traz-nos “Tarde Demais” (2000), de José Nascimento, que conta a história de um naufrágio; “A Invenção do Amor“, o primeiro filme de António Campos, e “A Cama“, onde um casal procura arrastar uma cama para a praia para poder fazer amor. Além disso, será ainda exibido “Os Olhos da Alma“, uma obra de Roger Lion que celebra cem anos em 2023. Para além dos filmes portugueses, faz também parte da lista “Serpiente de Mar“, um filme espanhol gravado na Costa Portuguesa.




SECTIONX

Home Invasion
“Home Invasion” | © MOTELX

Até ao momento, a SectionX era a secção do MOTELX dedicada a curtas experimentais de terror, de estilo mais underground. Porém, este ano as regras foram todas quebradas e a receita inverteu-se por completo. A SectionX serve agora como prato principal, pela primeira vez, uma longa-metragem, que será fatiada em quatro capítulos. Trata-se de “Home Invasion“, um filme de Graeme Arnfield que assenta no medo provocado pela tecnologia e a assombração da vigilância.




LOBO MAU

perlimps
“Perlimps” | © MOTELX

Qualquer restaurante que se preze tem um menu infantil e a refeição que o MOTELX preparou para os mais novos este ano conta com a presença de deliciosos monstrinhos. Com o objetivo de introduzir a criançada no mundo do terror, de forma educativa e não assustadora, o cardápio deste ano conta com a exibição de longas-metragens como “Perlimps“. Além disso, a imaginação dos mais novos será estimulada com a secção de apresentação de curtas-metragens animadas, conhecida como ‘Sustos Curtos‘. E quando os pequenos estômagos começarem a fraquejar, um memorável banquete será servido durante a rubrica ‘Matar a Fome?‘. Para ajudar os lobinhos a ultrapassarem os seus medos, a secção ‘À Descoberta dos Anti-Medos‘ combinará momentos de mindfulness e artes plásticas. Por fim, o Cinema São Jorge irá transformar-se numa verdadeira casa assombrada durante o tão conhecido ‘Peddy Paper‘.

TEASER | A 17ª EDIÇÃO DO MOTELX REGRESSA A LISBOA EM SETEMBRO

Prontos para uma semana repleta do melhor terror nesta 17ª edição do MOTELX? 

One thought on “Menu gourmet no MOTELX deste ano

  • Queria tanto que estreassem o Winnie-the-Pooh: Blood and Honey

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *