© 2023 Warner Bros. Ent. All Rights Reserved.

Ruth Handler: A Mulher por trás da Barbie

“Barbie” é o assunto do momento graças ao filme de Greta Gerwig. Uma autêntica viagem pela história da boneca mais famosa do mundo, e muito mais.

É ao lado de “Oppenheimer“, de Christopher Nolan, a outra grande razão para ir ao cinema neste verão. “Barbie” voltou a pôr a boneca mais famosa do mundo na ordem do dia, com um filme live-action que é muito mais do que aparenta ser – uma viagem histórica pelos vários modelos da boneca, lições de capitalismo, e masculinidade frágil (quem já viu o filme irá perceber). Apesar das outras lições que o filme nos dá, quem foi realmente Ruth Handler, a criadora da famosa boneca, e de onde surgiu a ideia?

Lê Também:   Barbie continua a bater recordes

A primeira ideia (ou inspiração) de Ruth Handler surgiu depois de ver a sua filha Barbara, cujo nome da futura boneca seria inspirado, a brincar com bonecos de papel com as amigas. Na sua biografia, Handler diz, “eu descobri algo muito importante, elas estavam a usar os bonecos para projetar os seus sonhos dos seus futuros enquanto mulheres adultas. Não seria incrível se conseguíssemos pegar nesse padrão de brincadeira e dar-lhe três dimensões?”.

Lê Também:   Barbie vs Oppenheimer: Já é conhecido o vencedor na disputa pelo Box Office de abertura




Quando Ruth discutiu a ideia com o seu marido Elliot, e o seu parceiro Harold “Matt” Matson (nomes que iriam inspirar o nome da Mattel), ambos receberam a ideia com algum receio. “Eu creio realmente que a sensibilidade daqueles designers – cada um deles era homem – vaporizaram a ideia por o facto da boneca ter peito.”.

Barbie
© Canal Panda

No entanto, anos mais tarde, tudo mudou com uma viagem de família à Suíça, em 1956. Numa visita a uma loja de brinquedo, juntamente com a filha, descobriram Lilli, uma boneca inspirada numa banda desenhada para adultos alemã, muito diferente do que agora vemos em Barbie. Handler comprou a boneca e levou-a para a Mattel, entregando ao então novo vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento Jack Ryan, num projeto para adaptar essa boneca para as raparigas norte-americanas. Três anos mais tarde, nasce a Barbie. No entanto, os primeiros tempos da comercialização da boneca foram complicados, visto que a Mattel teve de adquirir os direitos de Lilli em 1964. A boneca alemã foi criada pelo ilustrador Reinhard Beuthien para cobrir os locais sem notícias do jornal Bild.

Lê Também:   Descobre como ativar o 'modo Barbie' no WhatsApp

Ruth Handler esteve por detrás da fundação da Mattel, tornando-se também na primeira presidente da empresa, até 1973, altura em que renunciou o cargo devido a problemas de saúde. A criadora de “Barbie” faleceu aos 85 anos, em 2002, depois de complicações numa cirurgia no cólon.
“Barbie” já está nos cinemas portugueses, e no elenco podemos encontrar nomes com Margot Robbie, Ryan Gosling, Nicola Coughlan, Emerald Fennell, Kate McKinnon, Michael Cera, Emma Mackey, Dua Lipa, Alexandra ShippSimu Liu, Will Ferrell, America Ferrera, entre muitos outros

TRAILER | GRETA GERWIG TRAZ UMA NOVA VISÃO SOBRE A BARBIE

Já foste ver o filme? Conhecias a criadora?



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *