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MOTELx’20 | Sputnik, em análise

O Motelx está de regresso para a sua 14ª edição, entre 7 e 14 de setembro, no Cinema São Jorge. A competir pelo Prémio de Melhor Longa de Terror Europeia podemos encontrar “Sputnik”, thriller de ficção científica que marca a estreia na realização de longas-metragens de Egor Abramenko.

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O Festival de Terror de Lisboa está de volta com uma programação diversificada que inclui antestreias nacionais e as melhores competições de curtas e longas-metragens a nível europeu e nacional. O Cinema São Jorge é novamente o palco da festa, desta vez com medidas especiais de protecção no âmbito da pandemia e com uma redução de lugares que garante assim o distanciamento social.

Na competição europeia deste MOTELx’20 encontramos “Sputnik”, um thriller de ficção situado historicamente no período da escalada espacial soviética no âmbito da Guera Fria. Estamos nos anos 80 e a URSS e os Estados Unidos da América disputam quem tem o melhor armamento e desenvolvimento científico e espacial.

Em “Sputnik” acompanhamos uma jornada espacial de dois russos que depois de meses de sucesso de acordo com o protocolo acaba com um incidente inesperado. Eis que a história destes dois “heróis” se vai encontrar com a da jovem médica Tatiana Yurievna, que se encontra à beira de perder a sua licença devido aos seus métodos pouco consensuais.

Tatiana é chamada pelas forças militares para uma missão muito especial, ajudar, num centro remoto e secreto situado no Cazaquistão Soviético, o cosmonauta Konstantin Sergeyevich a libertar-se de um hóspede inesperado e alojado que se juntou a si no regresso ao Planeta Terra. É agora a missão da jovem médica separar hóspede e parasita sem que a segurança do astronauta seja colocada em causa.

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“Sputnik”, mais uma narrativa de ficção científica em formato thriller do que um filme de terror, é uma clara homenagem ao filme “Alien”, aproveitando a premissa genérica para tecer uma crítica nítida ao regime soviético e a todos os esqueletos no seu “armário” coletivo. A narrativa pode ser algo cliché e não inovar, mas crédito onde crédito é devido, não obstante. A longa-metragem tem um valor de produção elevadíssimo, desde uma sequência inicial no espaço passando pelo sucessivo aparecimento da criatura alienígena em campo.

A primeira longa-metragem de Egor Abramenko não é senão um sucesso no que diz respeito a associar terror ao próprio imaginário coletivo e história de um povo. Neste caso o seu povo, o povo russo, que continua a lamber as feridas e a evocar traumas de um regime austero que perdurou no tempo e deixa ainda marcas. Os pecados de “Sputnik” são notáveis: é um filme excessivamente longo para o seu simples enredo, torna-se por vezes repetitivo e sofre quebras de ritmo. Não é de forma alguma original, mas as suas falhas são mais que colmatadas pela forte orientação no sentido do desenho de uma atmosfera tensa, remota, fantasmagórica e acima de tudo credível.

“Sputnik” teve a sua primeira exibição no dia 8 de setembro e repete dia 12, pelas 00h15, na sala 3 do Cinema São Jorge.

É sem dúvida uma aposta sólida para quem tenha interesse numa “vacina russa para o sci-fi americano”, como foi apresentada pela organização do MOTELX.

TRAILER | SPUTNIK (2020) DE EGOR ABRAMENKO 

 

Sputnik, em análise
Sputnik Motelx'20

Movie title: Sputnik

Date published: 9 de September de 2020

Director(s): Egor Abramenko

Actor(s): Oksana Akinshina, , Fedor Bondarchuk, , Pyotr Fyodorov

Genre: Ficção Científica, Terror, Rússia, 2020, 113'

  • Maggie Silva - 77
77

CONCLUSÃO

“Sputnik” é uma proposta sólida de ficção científica oriunda da Russa. Perfeita para fãs do género, embora pouco coesa no que ao seu ritmo diz respeito.

 

O MELHOR: A atmosfera tensa e febril que atravessa toda a longa-metragem.

A reinterpretação ousada de um clássico.

O PIOR: A falta de ritmo e excessiva duração;

MS

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