Photo by Andreas Neubauer, via Pexels

É oficial, vamos finalmente ter Museus gratuitos todos os dias e idades

O governo deu a conhecer uma nova iniciativa que irá permitir a entrada gratuita nos Museus e Monumentos de Portugal a qualquer dia da semana.

O governo liderado por António Costa já havia estabelecido uma medida que previa permitir a entrada grátis aos habitantes em território nacional a diversos Museus e Monumentos de Portugal durante os fins de semana e feriados, sendo que esta medida também estabelecia que crianças com menos de 12 anos têm sempre entrada gratuita nestes locais. Até ao momento esta diretiva apenas se aplica a monumentos sob a alçada da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) e incluem edifícios como o Convento de Cristo em Tomar, Torre de Belém em Lisboa e Palácio Nacional de Mafra em Mafra, entre muitos outros.

Lê Também:   Carlos Alberto Moniz voltou ao Capitólio com uma importante personagem dos anos 90

Agora, o novo governo liderado por Luís Montenegro promete ir mais além e expandir esta medida, alargando as entradas gratuitas além dos fins de semana e feriados. Dalila Rodrigues, a atual Ministra da Cultura, revelou recentemente que “será implementada em breve”, uma medida que irá permitir aos portugueses entrar em diversos museus nacionais de forma gratuita, seja em que dia da semana for. Esta proposta visa incentivar a população nacional a integrar-se melhor com a sua cultura, conhecendo os espaços históricos que constroem a nossa história e que dão vida ao país.




Entradas grátis em Museus e Monumentos

Mosteiro dos Jerónimos Museu
©RudiErnst via ShutterStock (ID: 1897523125)

Desta forma, com a nova medida os habitantes em Portugal terão o direito de visitar de forma gratuita os cerca de 38 museus, monumentos e palácios que estão sob a alçada da empresa Museus e Monumentos de Portugal, a qualquer dia da semana. Porém, a gratuitidade tem um limite, sendo que os cidadãos apenas podem usufruir de 52 acessos gratuitos. A validação das entradas gratuitas será realizada através de uma aplicação móvel de fácil acesso que estará disponível nas lojas digitais habituais. Até ao momento ainda não é conhecido quando a medida terá inicio, nem quando estará disponível a nova aplicação.

Lê Também:   O que importa é participar | Hugo Van Der Ding com novo espetáculo de comédia no Festival Política

Alguns dos principais locais que podes visitar através desta medida são Mosteiro dos Jerónimos, Panteão Nacional, Palácio Nacional da Ajuda, Biblioteca da Ajuda, Museu do Tesouro Real, Museu Nacional do Traje, Picadeiro Real, Torre de Belém, Museu Nacional do Teatro e da Dança, Museu Nacional do Azulejo, Museu de Arte Popular, Museu Nacional de Arte Antiga, Museu Nacional de Arqueologia, Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, Museu Nacional de Etnologia e Museu Nacional dos Coches.

O que pensas desta medida do governo? Vais aproveitar para visitar alguns destes espaços?

Nota: Uma versão anterior do artigo utilizou por lapso uma imagem do MAAT, que é uma entidade privada e não é abrangida pela medida do Governo.



Também do teu Interesse:


About The Author


One thought on “É oficial, vamos finalmente ter Museus gratuitos todos os dias e idades

  • Gostei

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *