© PhotoMIX Company, via Pexels

Inovador Bloco de Notas, da Google, está agora disponível em Português

Os utilizadores portugueses têm mais uma razão para utilizar o Google depois desta atualização.

O Google é utilizado por milhões de internautas por todo o mundo. Uma das maiores empresas tecnológicas do mundo define, em grande medida, a forma como utilizamos a Internet e até o que nos aparece em primeiro lugar nas pesquisas.

Lê Também:   X Ultra WiFi Smart Sonic: A escova de dentes do futuro, em análise

Da mesma forma define os padrões a seguir dentro do mundo digital, ou seja, o que é melhor para o utilizador e o que vai aparecer primeiro. Como é habitual no mundo digital, a Google (empresa) atualiza com frequência o seu motor de pesquisa e a última atualização vai agradar os utilizadores portugueses.

Como é sabido, a Inteligência Artificial veio para ficar e tem sido sempre o centro das questões no mundo tecnológico. Por exemplo a Google lançou no início do ano um novo gerador de imagens com recurso à Inteligência ArtificialImageFX. Esta nova ferramenta foi feita a partir do Imagen 2 e permite ao utilizador pedir a criação de uma imagem a partir de poucas palavras.

Fica a par das mais recentes novidades no Google Chrome
Foto de Nathana Rebouças no © Unsplash



No entanto esta aplicação faz parte de um conjunto de vários programas de criação com recurso à IA, como a MusicFX (criação de música) e TextFX (criação de textos). Mas agora há mais uma ferramenta experimental com recurso à Inteligência Artificial – o NotebookLM. E o que é isto?

Lê Também:   Waze adia lançamento desta tão aguardada funcionalidade

Esta nova funcionalidade usa os modelos de linguagem do Gemini 1.5 Pro – a mais poderosa IA que a Google disponibiliza ao público no momento – e tem como objetivo descrever o que o utilizador quiser, seja um vídeo, uma imagem ou um texto. A ferramenta é vista como um bloco de notas avançado. E como funciona?




A nova funcionalidade

google art selfie
© Google

Por exemplo, se quiser analisar um livro basta introduzir o PDF do mesmo na ferramenta e colocar as questões a que pretende obter resposta via chat. Conforme a informação disponibilizada no livro, a ferramenta experimental irá responder a todas as questões. Mas o melhor vai ficar disponível a partir de quinta-feira.

Lê Também:   Sabes como utilizar os mapas offline do Google Maps?

O NotebookLM, disponível em mais de 200 países e territórios, ficou agora também disponível em português. Agora terás a oportunidade de experimentar a nova ferramenta da Google com todas as obras da cultura nacional e internacional.

Já experimentaste o bloco de notas?



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *