O Caso Spotlight triunfa na National Society of Film Critics | Lista completa dos vencedores

 

A National Society of Film Critics é uma das últimas organizações de críticos nesta Awards Season a anunciar os seus vencedores, que incluem O Caso Spotlight, Creed: O Legado de Rocky, Carol e Kristen Stewart, entre outros.

Depois do ano passado a National Society of Film Critics ter escolhido o Adeus à Linguagem 3D de Jean-Luc Godard como melhor filme de 2014, a seleção de O Caso Spotlight para o seu galardão de 2015 parece ser particularmente conservadora, mas parece que é impossível parar a adoração crítica que o drama de Tom McCarthy tem vindo a receber. Resta saber se o filme sobre uma investigação de 2001 acerca de abusos sexuais perpetrados por padres e encobertos pela igreja católica, terá suficiente força e apoio para prolongar este período de sucessivas vitórias até aos Óscares.

 

National Society of Film Critics Creed
Michael B. Jordan em Creed: O Legado de Rocky

 

Como Melhor Ator, a National Society of Film Critics, decidiu honrar o jovem Michael B. Jordan pelo seu formidável trabalho em Creed – O Legado de Rocky. Depois dos prémios de Nova Iorque, Boston e Los Angeles (os principais prémios regionais da crítica americana), parece que ainda não existe um grande favorito nesta categoria, se bem que este parece ir ser o ano de Leonardo DiCaprio que, no entanto, nem sequer foi apontado como uma das menções honrosas desta associação que também ponderaram honrar Tom Courtenay em 45 Anos e Geza Rohrig em Filho de Saul.

Consulta Também: Golden Globes 2016 | Lista Completa de Nomeados

Uma prova da, por vezes, fraca correlação entre esta associação e o gosto da Academia de Hollywood é a sua escolha para o troféu de Melhor Atriz Secundária, Kristen Stewart em As Nuvens de Sils Maria. A atriz, que ganhou fama e infâmia pela sua participação nos filmes da saga Twilight, tem-se provado uma favorita dos críticos mas, infelizmente, parece pouco provável que tal adoração se traduza numa merecida nomeação ao Óscar.

 

National Society of Film Critics 45 Anos
Tom Courtenay e Charlotte Rampling em 45 Anos

 

Os prémios de Melhor Atriz e Ator Secundário foram entregues a dois dos favoritos desta fase da Awards Season caracterizada pelas associações de críticos, Charlotte Rampling em 45 Anos e Mark Rylance em A Ponte dos Espiões. Rylance, em particular, parece estar bem encaminhado para subir ao palco do Dolby Theatre no próximo mês para aceitar o Óscar de Melhor Ator Secundário pelo seu modesto mas poderoso trabalho no mais recente filme de Steven Spielberg.

Lê Ainda: Tom Hardy e Mark Rylance no próximo filme de Christopher Nolan

Outro dos filmes mais honrados pela National Society of Film Critics foi Carol, uma apaixonante adaptação de um romance de Patricia Highsmith, que arrecadou os prémios de Melhor Realizador e Melhor Fotografia. Para além disso o filme de Todd Haynes protagonizado por Cate Blanchett e Rooney Mara também marcou presença como runner-up na categoria de Melhor Filme, juntamente com Mad Max: Estrada da Fúria que, apesar da adoração que tem recebido da crítica internacional, não foi galardoado com nenhum dos prémios desta associação.

 

New York Film Critics Circle National Society of Film critics
Rooney Mara e Cate Blanchett em Carol

 

Uma peculiaridade dos National Society of Film Critics Awards é o facto de a organização divulgar, para além dos seus vencedores, os filmes e prestações que ficaram em segundo e terceiro lugar na votação, assim como a quantidade de pontos que arrecadaram na votação dos vários membros.

 

NATIONAL SOCIETY OF FILM CRITICS AWARDS | LISTA COMPLETA

MELHOR FILME:

  1. O Caso Spotlight – 23
  2. Carol – 17
  3. Mad Max: Estrada da Fúria – 13

 

MELHOR REALIZADOR:

  1. Todd Haynes, Carol – 21
  2. Tom McCarthy, O Caso Spotlight – 21 (ficou em segundo lugar por ter sido mencionado por menos críticos que Todd Haynes)
  3. George Miller, Mad Max: Estrada da Fúria – 20

 

MELHOR ATRIZ:

  1. Charlotte Rampling, 45 Anos –  57
  2. Saoirse Ronan, Brooklyn – 30
  3. Nina Hoss, Phoenix – 22

 

MELHOR ATOR:

  1. Michael B. Jordan, Creed: O Legado de Rocky – 29
  2. Geza Rohrig, Filho de Saul – 18
  3. Tom Courtenay, 45 Anos – 15

 

MELHOR ATRIZ SECUNDÁRIA:

  1. Kristen Stewart, As Nuvens de Sils Maria – 53
  2. Alicia Vikander, Ex Machina – 23
  3. Kate Winslet, Steve Jobs e Elizabeth Banks, Love & Mercy – 17

 

MELHOR ATOR SECUNDÁRIO:

  1. Mark Rylance, A Ponte dos Espiões – 56
  2. Michael Shannon, 99 Casas – 16
  3. Sylvester Stallone, Creed: O Legado de Rocky – 14

 

MELHOR ARGUMENTO:

  1. Josh Singer e Tom McCarthy, O Caso Spotlight – 21
  2. Charlie Kaufman, Anomalisa – 15
  3. Charles Randolph e Adam McKay, A Queda de Wall Street – 15

 

MELHOR FOTOGRAFIA:

  1. Ed Lachman, Carol – 25
  2. Mark Lee Ping-bin, A Assassina – 22
  3. John Seale, Mad Max: Estrada da Fúria – 12

 

MELHOR FILME NUMA LÍNGUA ESTRANGEIRA:

  1. Timbuktu – 22
  2. Phoenix – 20
  3. A Assassina – 16

 

MELHOR DOCUMENTÁRIO:

  1. Amy – 23
  2. In Jackson Heights – 18
  3. Seymour: An Introduction – 15

 

FILM HERITAGE AWARDS:

A Film Society do Lincoln Center e os programadores Jake Perlin e Michelle Materre, pela série Tell It Like It Is: Black Independents in New York, 1968-1986

 

A Criterion Collection e a L’Immagine Ritrovata pela restauração da Trilogia de Apu do realizador Satyajit Ray

A Association Chaplin por supervisionar a restauração dos filmes de Charles Chaplin para a Essanay Films.

Foi também dada uma CITAÇÃO ESPECIAL para melhor filme à espera de distribuição americana a Un etaj mai jos, um filme romeno realizado por Radu Muntean.

 

Para saberes mais sobre os vários prémios que têm sido entregues durante a presente Awards Season, consulta o nosso Calendário da  Awards Season 2015/2016.

 

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Cláudio Alves has 1665 posts and counting. See all posts by Cláudio Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.