Netflix | Freestocks, © Unsplash

Netflix lança concurso em conjunto com o ICA

A Netflix associa-se pela primeira vez ao Instituto do Cinema e Audiovisual português, ou ICA, e lança um concurso para argumentistas nas categorias de séries de ficção e documentais. Os prémios a atribuir são monetários e a possibilidade de ver o conteúdo produzido mantém-se em aberto.

A iniciativa “concurso de escrita e desenvolvimento de argumento”, que acontece em articulação entre a Netflix e o ICA, prevê a atribuição de apoios a séries que ainda se encontrem em fase de escrita ou desenvolvimento. Neste concurso podem participar argumentistas residentes em Portugal, e será considerado um máximo de duas candidaturas por autor, podendo ser apresentados projetos em regime de co-autoria, desde que os mesmos não excedam cinco autores.

Lê Também:
Os filmes mais vistos nas salas de cinema nacionais em 2019

As candidaturas estarão abertas a partir de amanhã, dia 30 de abril e até dia 1 de junho de 2020 às 12h00. Entre as candidaturas será feita uma pré-selecção com 10 projetos a serem apresentados à Netflix. O gigante de streaming irá atribuir um prémio de € 25.000 a cada um dos  que considerar como cinco melhores projetos, quatro séries de ficção e uma documental, e os restantes cinco pré-selecionados terão direito a € 6.000. A Netflix poderá ou não apoiar a concretização destes cinco argumentos por si premiados, mas este concurso não implica, à priori, essa obrigação. Antes, uma fase de negociação poderá eventualmente ter início entre os autores e a plataforma de streaming.

Ainda sem projetos portugueses no seu catálogo, esta poderia ser uma oportunidade perfeita para uma primeira colaboração, embora este concurso remeta apenas para argumento e não para desenvolvimento de produções. Este incentivo financeiro surge como mais um apoio ao setor do audiovisual numa altura de enorme crise e quase paralisação da sua atividade, no panorama atual de Pandemia do Covid-19. 

Victoria Guerra
“Auga Seca” foi a primeira série nacional a estrear no catálogo da HBO em Portugal e Espanha, mas para quando produção própria nacional com direito a internacionalização e apoiada de raíz pelos gigantes do streaming? | © HBO Portugal

O regulamento completo do concurso pode ser encontrado aqui. A iniciativa foi hoje, 29 de abril, anunciada em comunicado no site da Instituição responsável pelo Cinema e Audiovisual nacional. 

Entre os nossos leitores, figuram potenciais candidatos?

Maggie Silva

Comunicadora de profissão e por natureza. Dependente de cultura pop, cinema indie e vítima da incessante necessidade de descobrir novas paixões. Campeã suprema do binge watch, sempre disposta a partilhar dois dedos de conversa sobre o último fenómeno a atacar o pequeno ou grande ecrã.

One thought on “Netflix lança concurso em conjunto com o ICA

  • Vou-me fazer à fama e fortuna, tenho O argumento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *