"Joker" | © NOS Audiovisuais

Os filmes mais vistos nas salas de cinema nacionais em 2019

Dizemos adeus a mais um ano, e como despedida multiplica-se as listas do melhor que este teve para oferecer. Esta época de transição é também uma altura de balanços e, por isso, acompanhem-nos numa viagem pelos 40 filmes mais vistos nas salas de cinema nacionais em 2019! 

O Instituto do Cinema e do Audiovisual, ou ICA, disponibiliza toda a informação, semanalmente, sobre as estreias comerciais em sala que acontecem em Portugal, e também valores referentes a fins-de-semana, mensais e, para os propósitos desta lista, que dizem respeito à receita das bilheteiras no decurso do ano. Podemos assim consultar o ranking geral de filmes mais vistos em 2019, que passamos agora em revista.

Com o nosso pequeno território nacional, com população reduzida, estes valores não são particularmente impressionantes, mas reflectem as tendências de consumo de cinema a nível internacional, e muitos dos fenómenos que mais deram que falar neste ano. Entre os valores vamos encontrar um novo campeão absoluto de bilheteira nacional…curiosos?

1 de 40

40 – A FAMÍLIA ADDAMS (2019) 

A Família Addams filmes mais vistos em sala 40
“A Família Addams” | © NOS Audiovisuais

A Família Addams é uma das mais célebres da cultura popular, e por isso é normal que figure nesta lista de filmes mais vistos.  A família com um toque de gótico vitoriano imiscuído no quotidiano contemporâneo regressou em 2019, desta vez com uma versão animada inserida na época comemorativa do “Dia das Bruxas” ou Halloween.

Em 40º lugar, encontramos mais um dos muitos remakes que de momento dominam as bilheteiras. Esta nova versão da família Addams foi um dos filmes mais bem-sucedidos do ano, no que a animação diz respeito. Particularmente popular junto dos mais novos, o filme estreado no final de outubro continua a estar em exibição nas salas de cinema nacionais, na entrada de 2020, um feito respeitável.

Data de estreia em Portugal: 31 de outubro de 2019

Receita bruta na bilheteira: € 523.457,06

Espectadores: 103.803

1 de 40

Maggie Silva

Mestre em Ciências da Comunicação na vertente de Cinema e Televisão pela FCSH-UNL. Dependente de cultura pop e cinema indie. Campeã suprema do binge watch, sempre disposta a partilhar dois dedos de conversa sobre o último fenómeno a atacar o pequeno ou grande ecrã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *