© Netflix

Netflix estreia longas-metragens de cineastas portuguesas

Os filmes vencedores da convocatória aberta lançada pela Netflix e pela Academia Portuguesa de Cinema estreiam amanhã na plataforma.

A Netflix acabou de anunciar que amanhã, na antecâmara da celebração do Dia Mundial do Cinema, irá estrear as cinco longas-metragens das cineastas portuguesas vencedoras da convocatória aberta lançada pela plataforma e pela Academia Portuguesa de Cinema. O concurso tinha como objetivo apoiar as produtoras, guionistas e realizadoras nacionais que estiveram envolvidas diretamente em longas-metragens portuguesas de ficção e/ou documentário.

Com um total de 31 candidaturas, referentes a longas-metragens finalizadas entre 2019 e 2020, o projeto procurou também colmatar as disparidades de género no setor do cinema e audiovisual, tendo as expectativas das duas entidades sido superadas em larga escala:

A APC orgulha-se por ter sido parceira nesta Convocatória às Cineastas Portuguesas. Os 5 filmes eleitos, 3 ficções e 2 documentários, refletem a diversidade do cinema nacional. Esta convocatória não só permitirá a divulgação dos 5 filmes por todo o mundo, trazendo maior paridade de género ao cinema, como apoia financeiramente a continuidade do trabalho destas cineastas. Permitiu também à Netflix conhecer mais profundamente parte do cinema nacional, feito por mulheres e homens, na diversidade de linguagens, géneros, temáticas e pontos de vista, das 31 candidaturas a que tivemos acesso. E quanto a nós, APC, estaremos sempre disponíveis para participar em iniciativas que contribuam para o reconhecimento e internacionalização do cinema português”, afirma Carla Chambel, vice-presidente da Academia Portuguesa de Cinema.

Os filmes selecionados vão estar disponíveis a partir de amanhã, dia 4 de novembro, a nível mundial na Netflix. São eles:

Conhecias esta iniciativa?

Lê Também:
Cobra Kai recebe temporada final

Inês Serra

Cresci a ir ao cinema, filha de pais que iam a sessões duplas...Será genético? Devoro livros e algumas séries. Fã incondicional do fantástico e do sci-fi. Gostaria de viver todos os dias com o mote Spielbergiano - "I dream for a living"

Inês Serra has 1003 posts and counting. See all posts by Inês Serra

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.