© 2023 Warner Bros. Ent.

Netflix vai contar a história da primeira Barbie negra

A Netflix está a preparar-se para lançar um documentário intitulado “Black Barbie”. Descobre sobre o que se trata neste artigo.

A primeira boneca negra da Mattel foi lançada em 1980, 31 anos depois da estreia da original. A boneca da Barbie sempre foi alvo de várias críticas não só por reforçar um padrão de beleza e de corpo, mas também por não ser representativa em vários aspetos. Entre eles, a cor de pele.

Lê Também:   As 10 séries renovadas pela Netflix em 2023

Hoje em dia já é comum vermos todo o tipo de barbies, com diferentes corpos, tamanhos e cores de pele e de cabelo. Até profissões as bonecas têm! Mas como será que essa mudança aconteceu? No documentário “Black Barbie” a Netflix foca-se na cor da pele negra para mostrar como foi o processo de trazer uma boneca diferente, representativa para tantas pessoas.

O documentário que a plataforma de streaming vermelha se prepara para lançar, em parceria com a Shondaland, explora a história da primeira Barbie negra, lançada nos anos 80. A produção mostra a importância de três mulheres negras, funcionárias da Mattel, que foram essenciais para a existência desta versão da barbie.




Lagueria Davis assina na realização desta obra que estreou em março no festival SXSW 2023. De modo geral, as reações ao filme foram positivas, numa altura em que a barbie voltou a estar na moda depois do lançamento do filme live-action da boneca, protagonizada por Margot Robbie, que foi um sucesso no cinema este ano, arrecadando mais de mil milhões de euros nas bilheteiras.

A realizadora já reagiu à oportunidade:

Contar a história da Black Barbie tem sido uma jornada muito pessoal para mim. É uma honra celebrar o legado da minha tia Beulah Mae Mitchell, de Kitty Black Perkins e de Stacey McBride Irby no nosso filme. Estamos entusiasmados por ter a Shondaland e a Netflix como parceiros para levar esta história ao público global.

Lê Também:   Os Melhores Filmes na TV | Semana 16 a 22 Outubro

Shonda Rhimes e Betsy Beers assinam como produtoras executivas do documentário. De acordo com vários testemunhos da Mattel o filme vai centrar-se na “importância da representatividade e como as bonecas podem ser fundamentais para a formação da identidade e imaginação”. Aspetos que, em parte, vimos ser trabalhados no live-action, realizado por Greta Gerwig (“Lady Bird”, “White Noise”).

Além do processo para lançar a barbie negra, o documentário vai mostrar o seu impacto a nível cultural e social.

TRAILER | LIVE ACTION DA BARBIE IMPULSIONA DOCUMENTÁRIO NA NETFLIX

Tens interesse em documentários?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *