Nicolas Roeg

Nicolas Roeg, realizador de filme com David Bowie, morre aos 90 anos

Nicolas Roeg, realizador de “O Homem Que Veio do Espaço”, com David Bowie e “Performance”, com Mick Jagger, morreu na passada sexta-feira. Tinha 90 anos.

Nicolas Roeg, que realizou filmes como o “O Homem Que Veio do Espaço”, onde entra David Bowie, e “Aquele Inverno em Veneza”, o seu famoso filme de terror, morreu na passada sexta-feira, aos 90 anos, segundo o seu filho Nicolas Roeg Junior.

O realizador, embora nunca tenha chegado a ter grande reconhecimento entre o público, sempre foi aclamado pela crítica, tendo passado pelas posições de operador de câmara, cineasta e director de fotografia (pelo qual foi aclamado) antes de ser realizador.

Lê Também:
Stan Lee | As despedidas dos super-heróis

Roeg é conhecido pela sua composição de luz, pela manipulação do tempo e por uma sensibilidade erótica. Para além de ter trabalhado com David Bowie, o realizador orientou ainda o trabalho de Mick Jagger em “Performance” (que criou polémica, com a Warner Bros a ameaçar processá-lo por não receberem o que pediram) e de Art Garfunkel em “Bad Timing/ A Sensual Obsession”.

O crítico de cinema Roger Ebert afirma que admira a maneira como Roeg jogava com a cronologia do tempo:

As suas histórias nem sempre começam no início e terminam no fim, mas procuram sentido entre si, como se momentos dispersos pudessem iluminar-se uns aos outros.

Numa entrevista em 2005, Roeg fala de um desentendimento agressivo que ele tivera com um executivo de um estúdio, depois de o mesmo lhe ter dito que o público não ia entender o filme:

Não, eles vão percebê-lo; és tu quem não o está a perceber, porque estás a tentar forçar algo que é diferente ao acabar por ser o mesmo. As pessoas normalmente começam com uma mente aberta. Eu quero que elas sintam algo emocional, mas sem planear como fazê-las chegar até lá.

TRAILER | VÊ AS IMAGENS DE ‘O HOMEM QUE VEIO DO ESPAÇO’

Qual o teu filme favorito de Nicolas Roeg? Pensas que este realizador foi realmente subvalorizado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.