Nick Park, criador e realizador de "Wallace & Gromit", ao lado das personagens |©Netflix

Netflix terá novos filmes de Wallace & Gromit e Fuga das Galinhas

O estúdio Aardman Animations traz-nos, há décadas obras de animação de referência, como a “Fuga das Galinhas” ou “A Ovelha Choné”. Em 2023, a sequela de “Chicken Run” estreia finalmente e, em 2024, os icónicos “Wallace & Gromit” chegam também à Netflix. 

Lê Também:
A Ovelha Choné: A Quinta Contra-Ataca | Conversa com os criadores na Comic Con Portugal 2019

A Aardman Animations é um dos mais bem-afamados estúdios de animação do mundo, fundado em Bristol, Reino Unido, nos anos 70. A sua marca diferenciadora passa pela sua criação de animação baseada em técnicas de stop-motion e recorrendo à utilização de figuras de plasticina. Esta é a sua marca distinta e nem a introdução do digital fez com que se perdesse a marca estética do Estúdio fundado por Peter Lord e David Sproxton. Entre outros nomes marcantes que trabalham nestas animações contamos, por exemplo, Nick Park e Barry Purves.

DE ONDE SURGIRAM WALLACE E GROMIT? 

Wallace & Gromit
Wallace & Gromit | © Aardman Animations / DreamWorks Animation

Algumas das personagens mais marcantes e de longa data do estúdio são a “Ovelha Choné” ou o “Morph”. Quanto à Ovelha Choné, surgiu pela primeira vez precisamente nas animações curtas de “Wallace and Gromit”, uma dupla composta por um cão e o seu dono muito britânico. O franchise inicou-se em 1989, tendo sido as personagens criadas pelo icónico Nick Park. Já a voz de Wallace, essa foi a do ator Peter Sallis de 1989 até à sua morte em 2010.

Estas personagens surgiram inicialmente em curtas-metragens e tiveram até a sua própria série de televisão antes de chegarem, em 2005, ao grande ecrã com “The Curse of the Wererabbit”, até agora a única longa-metragem da dupla. Em setembro de 2021, uma estátua de bronze das duas personagens foi colocada em Preston, a cidade natal de Nick Park, assinalando o estatuto icónico do par.

O ENREDO DO NOVO FILME DE WALLACE & GROMIT

wallace gromit dreamworks
“Wallace & Gromit: A Maldição do Coelhomem” | © 2005 DreamWorks

Agora, com uma nova parceria entre a Netflix e os Aardman no horizonte, o par estará finalmente de volta ao cinema – ou aliás, ao Streaming, Em todo o mundo, excepto no Reino Unido, onde a estreia ocorrerá na BBC, podemos contar com um novo filme de “Wallace& Gromit” na Netflix, mas apenas em 2024.

Nick Park volta a tomar as rédeas destas personagens, as quais aliás já lhe valeram um Óscar. Ao seu lado na realização Nick Park poderá contar com o Diretor Criativo dos Aardman, Merlin Crossingham e Mark Burton (“A Ovelha Choné”, “Madagáscar”) ficará a cargo do argumento.

Foi também já revelado o enredo deste novo filme:

A preocupação de Gromit de que Wallace se tenha tornado demasiado dependente das suas invenções ganha forma, quando Wallace inventa um “gnomo inteligente” que parece desenvolver vontade própria… Os acontecimentos saem fora do controlo e cabe a Gromit deixar de lado os seus escrúpulos e enfrentar forças sinistras, caso contrário, Wallace poderá nunca mais vir a inventar coisa alguma!

MAIS CONTEÚDO AAARDMAN NA NETFLIX   – A FUGA DAS GALINHAS REGRESSA

Fuga das Galinhas regressa na Netflix
“A Fuga das Galinhas” é um dos maiores sucessos de animação de todos os tempos |©Netflix

Contudo, não é este o único conteúdo a chegar à plataforma. A já previamente anunciada nova sequela de “A Fuga das Galinhas” foi confirmada para 2023 com um subtítulo já avançado “Dawn of the Nugget”. 

“Chicken Run: Dawn of the Nugget”  foi pensada como uma comédia de ação, em que uma vez mais os heróis são as galinhas, as quais terão de utilizar todos os seus recursos para escapar de uma fortaleza (quase) impenetrável.

As personagens Ginger e Rocky estão de volta e contarão com as vozes de Thandiwe Newton (“Westworld”) e Zachary Levi (“Chuck”), respetivamente. Bella Ramsey (jovem Lyanna Mormont  em “Game of Thrones”) dará voz à filha deste casal, entre diversos outros nomes célebres. Sam Fell (“ParaNorman”) será o realizador deste novo capítulo que já se encontra em fase de produção. Quanto a Nick Park e Peter Lord, contam-se entre os produtores executivos.

Aqui fica o enredo da aguardada sequela:

Após terem conseguido fugir, desafiando a própria morte, da quinta de Tweedy, Ginger realiza finalmente o seu sonho de encontrar um santuário tranquilo numa ilha para todo o bando, longe dos perigos do mundo humano. Quando ela e Rocky dão vida a uma pequena cria chamada Molly, o final feliz que Ginger  tanto desejara parece realizar-se. Mas de volta ao continente, os galináceos enfrentam uma nova e terrível ameaça. Para Ginger e o seu bando, mesmo que isso signifique arriscar a sua própria vida, desta vez, têm de forçar a sua entrada na quinta!

Depois de “Wallace & Gromit: A Maldição do Coelho-Homem”, a dupla icónica do Estúdio Aardman estará de volta com mais uma filme. Para ver na Netflix em 2024. Mais cedo (em 2023) poderemos ver a tão aguardada sequela de “A Fuga das Galinhas”. 

TRAILER| “WALLACE & GROMIT: A MALDIÇÃO DO COELHOMEM” (2005)  PODE SER VISTO (OU REVISTO) NA NETFLIX

Estás preparado para os novos filmes?

Maggie Silva

Comunicadora de profissão e por natureza. Dependente de cultura pop, cinema indie e vítima da incessante necessidade de descobrir novas paixões. Campeã suprema do binge watch, sempre disposta a partilhar dois dedos de conversa sobre o último fenómeno a atacar o pequeno ou grande ecrã.

Maggie Silva has 421 posts and counting. See all posts by Maggie Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.