Olivia Colman, Lady Gaga e Kristen Stewart são alguns dos nomes mais falados do ano cinematográfico |©Netflix/Nos/ Cinemundo

Óscares 2022 | Quais são os atores favoritos da temporada de prémios? 

[tps_header]

Chega o momento alto do ano cinematográfico, a temporada de prémios, repleta de cerimónias cheias de glamour e estrelas. Mas quem são os grandes favoritos da award season de 2021/2022? 

Com a atual temporada de prémios ao rubro, e os Óscares 2022 a acontecerem no próximo dia 27 de março, com as nomeações reveladas já a 8 de fevereiro, chega a altura de fazer um apanhado dos atores e atrizes que mais estão a dar que falar este ano e com que papéis.

[/tps_header]

AS ATRIZES DESTA TEMPORADA DE PRÉMIOS 2021/2022

NICOLE KIDMAN POR BEING THE RICARDOS/ OS RICARDOS (2021) 

Amazon Prime Video
Being The Ricardos (Javier Bardem e Nicole Kidman) | © Amazon

“Being the Ricardos” está disponível na Amazon Prime Video é a prova viva de que nunca podemos descartar Nicole Kidman como estrela na temporada de prémios. Neste filme interpreta Lucille Ball, nos bastidores da sua imensamente popular série “I Love Lucy”. No drama de Aaron Sorkin (que na última temporada nos trouxe “Os 7 de Chicago”), Kidman dá vida a uma semana muito má na vida de Lucille Ball e do seu então marido Desi Arnaz (Javier Bardem). 

Apesar de não ter sido a primeira atriz escolhida para o projeto, tendo assumido o papel depois de Cate Blanchett desistir, não obstante os protestos dos fãs, que vêem em Debra Messing (“Will and Grace”) como uma sósia quase autêntica do antigo ícone de comédia, ainda assim Nicole Kidman foi capaz de desaparecer no papel de Lucille Ball. Depois de vencer o Globo de Ouro, a corrida vai bem lançada para chegar à nomeação ao Óscar, quem sabe até à vitória, depois de numa fase mais inicial a corrida de Melhor Atriz parecer fadada a decidir-se entre Lady Gaga (“Casa Gucci”) e Kristen Stewart (“Spencer”).

Quantos Óscares já venceu Nicole Kidman? Em 2003, venceu o seu primeiro e até agora único Óscar  – na categoria de Melhor Atriz –  pelo drama “As Horas”.

Quantas vezes foi nomeada no passado? Incluindo “As Horas”, Kidman foi nomeada um total de quatro vezes aos Óscares: em 2002, pela primeira vez, como Melhor Atriz por “Moulin Rouge!”, em 2011 por “Rabbit Hole” e mais recentemente por “Lion”, em 2017, pela primeira vez nomeada para Melhor Atriz Secundária.

Onde ver “Os Ricardos”: O filme está disponível na Amazon Prime Video.




LADY GAGA POR CASA GUCCI (2021) 

Casa gucci
Lady Gaga na sua mais recente incursão no cinema| ©NOS Audiovisuais

 

Apesar de “Casa Gucci”, enquanto filme, ter vindo a perder preponderância e momentum nesta corrida, Lady gaga continua a ser uma das estrelas da temporada como Patrizia Reggiani, a mulher real, condenada a 18 anos na prisão por ter mandado matar o seu marido – Maurizio Gucci (Adam Driver).

Uma atriz capaz de se manter na pele de Reggiani durante meses a fio, Lady Gaga deu prioridade ao “method acting”, treinando o sotaque italiano durante seis meses e mantendo-se sempre na pele da personagem durante as gravações. A nomeação ao Óscar de certo não lhe escapará. Ao fim de contas, já conta com nomeações para este papel para os Screen Actors Guild Awards e para os Globos de Ouro, entre outras premiações.

Quantos Óscares já venceu Lady Gaga? Lady Gaga nunca ganhou um Óscar de representação, mas venceu uma estatueta dourada pela música “Shallow”, inserida no filme “Assim Nasce uma Estrela” (2018).

Quantas vezes foi nomeada no passado? No total, Gaga conta com 3 nomeações aos Óscares, incluindo o que venceu. A sua primeira indicação foi em 2016, pela música “ “Til It Happens to You”. Em 2019 somou duas nomeações, uma pela música “Shallow”, que actuou na cerimónia ao lado de Bradley Cooper, e ainda pelo seu papel de protagonista em “Assim Nasce uma Estrela”.

Onde ver “Casa Gucci”: O filme está em exibição desde novembro de 2021 e ainda se encontra em várias salas pelo país fora.




KRISTEN STEWART POR SPENCER (2021)

spencer figurinos temporada de prémios
Kristen Stewart em “Spencer” | © Cinemundo

Uma das grandes dúvidas desta temporada de prémios, as reações iniciais depois da estreia de “Spencer” davam ao Óscar de bandeja a Kristen Stewart pela sua maravilhosa interpretação como a amada Princesa Diana. Tudo mudou quando a atriz foi ignorada nas nomeações aos SAG, os Screen Actors Guild Awards, Prémios da Academia de Atores de Hollywood, e um dos maiores barómetros para as nomeações nos Óscares para as categorias de representação.

Contudo, Stewart não deixa de ser uma grande presença nesta temporada de prémios 2021/2022, depois de traduzir Diana para o ecrã como nunca a havíamos visto antes. Todos os olhos estão, por isso, postos nas nomeações aos Óscares, anunciadas já no início de fevereiro.

Quantos Óscares já venceu Kristen Stewart? Apesar de ser uma atriz célebre e conhecida do grande público, vencedora de prémios em festivais e a única americana a alguma vez vencer o “César” – “Óscares” da Academia Francesa – Kristen Stewart nunca foi nomeada ao Óscar. Com alguma justiça restaurada a 8 de fevereiro de 2022, esta poderá ser a sua primeira nomeação.

Onde ver “Spencer”: “Spencer” estreou nos cinemas em novembro, já saiu das salas e, portanto, teremos de esperar que chegue ao VOD para ver ou rever o filme.




FRANCES MCDORMAND POR “A TRAGÉDIA DE MACBETH” (2022)

Macbeth Apple TV 2022
Frances McDormand em “A Tragédia de Macbeth”, a grande estreia de arranque do ano | ©AppleTV+

 

Uma das atrizes mais “oscarizadas” de sempre, Frances McDormand tem tido uns últimos anos excelentes, pelo menos no que diz respeito à sua capacidade de acumular Óscares. Depois de no ano passado ter arrasado, com alguma surpresa – tornando-se a primeira atriz nomeada e vencedora nessa categoria e simultaneamente na de Melhor Filme (como produtora) por “Nomadland – Sobreviver na América” – McDormand poderá este ano surpreender  com o seu papel em “A Tragédia de Mabeth”. 

Embora o seu co-protagonista Denzel Washington esteja a somar mais nomeações ao longo da presente temporada de prémios, nunca podemos descartar a capacidade de McDormand de surpreender. Chegará novamente à nomeação? Apesar de ter falhado a nomeação ao Globo de Ouro

Quantos Óscares já venceu Frances McDormand? Para além das suas duas vitórias em 2021 – Melhor Atriz e Melhor Filme – Frances venceu ainda Óscares de Melhor Atriz pelos seus papéis marcantes em “Fargo”  e “Três Cartazes à Beira da Estrada”.

Quantas vezes foi nomeada no passado? Para além das quatro estatuetas vencidas, a atriz foi nomeada ao Óscar pela primeira vez em 1989 pelo seu papel secundário em “Mississipi em Chamas” (1988) e posteriormente ainda contou com nomeações pelos seus papéis secundários em “Quase Famosos” (2000) e “North Country – Terra Fria” (2005).

Onde ver “A Tragédia de Macbeth”: O filme estreou,  a 14 janeiro de 2022, em exclusivo na Apple TV+. 




JESSICA CHASTAIN POR OS OLHOS DE TAMMY FAYE (2021)

The Eyes of Tammy Faye
Jessica Chastain como  Tammy Faye © 2021 20th Century Studios All Rights Reserved

Neste filme podemos ver Jessica Chastain praticamente irreconhecível e a encarnar, neste drama de época, a pele de Tammy Faye Bakker. A narrativa biográfica acompanha a acensão, queda e redenção desta famosa televangelista que, nas décadas de 1970 e 1980, juntamente com o seu marido Jim Bakker (Andrew Garfield), ergueu uma poderosa rede de canais televisivos religiosos. Todavia, escândalos sucessivos depressa levariam à ruína do seu império.

Se há algo que apaixona a  Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsável pela entrega dos Óscares, é sem dúvida uma boa transformação  – Chastain entrega isso mesmo, a todos os sentidos, num ano em que também brilhou na televisão com a sua nova versão de “Scenes From a Marriage”.

Pelo seu papel neste drama biográfico, Jessica Chastain foi já nomeada ao SAG, Globo de Ouro e venceu o reconhecimento de Melhor Atriz em vários festivais de renome como o espanhol San Sebastián International Film Festival ou o americano Palm Springs International Film Festival.

Quantos Óscares já venceu Jessica Chastain? Por incrível que pareça, esta incrível atriz, que conta 44 primaveras, entrou “no jogo” mais tarde e ainda não tem nenhuma estatueta dourada.

Quantas vezes foi nomeada no passado? Apesar de ainda não ter vencido nenhum Óscar, Chastain conta já com duas nomeações prévias em dois anos seguintes – em 2012 foi nomeada a Melhor Atriz Secundária por “As Serviçais” e em 2013 para Melhor Atriz por “Zero Dark Thirty – A hora mais negra”.

Onde ver “Os Olhos de Tammy Faye”? Este filme de 2021 só chega às salas de cinema portuguesas neste início de 2022, distribuído pela NOS Audiovisuais. Estreará em fevereiro, mesmo a tempo da cerimónia dos Óscares em março.




OLIVIA COLMAN POR THE LOST DAUGHTER (2021) 

78º Festival de Veneza
The Lost Daughter/©Netflix
“The Lost Daughter” é uma das surpresas da presente temporada de prémios, como um filme independente e uma estreia na realização por parte da atriz e agora realizada Maggie Gyllenhaal. Nesta narrativa Olivia Colman desempenha o papel algo desagradável de uma mulher incapaz de conciliar o seu presente e o seu passado, assombrada pelas memórias da criação das suas filhas. Nesta obra corajosa, Maggie Gyllenhaal apresenta-nos uma ideia poderosa e pouco explorada: nada na maternidade é natural ou inerente.
Pelo seu papel como a difícil e quase inexplicável Leda, Olivia Colman tem vindo a colher elogios por toda a parte.
Quantos Óscares já venceu Olivia Colman? Colman venceu um Óscar em 2019 pela sua prestação central no controverso filme “A Favorita”.
Quantas vezes foi nomeada no passado? Em 2021, Olivia Colman foi nomeada pela segunda. Desta vez pela sua prestação secundária no poderoso “O Pai”. Entrará na corrida dois anos seguidos? Parece cada vez mais provável.
Onde ver  “The Lost Daughter”? A narrativa chega à Netflix portuguesa a 3 de fevereiro de 2022.



JENNIFER HUDSON POR RESPECT (2021) 

respect
Jennifer Hudson como Aretha Franklin em “Respect” © NOS Audiovisuais

Antes de falecer em 2018, a Rainha do Soul, Aretha Louise Franklin escolheu a “dreamgirl” Jennifer Hudson a dedo para a interpretar na biografia musical “Respect”. Como aconteceu com muitas narrativas do género, o filme não se destacou por aí além ao longo do ano cinematográfico. Todavia, o mesmo não se pode dizer da prestação de Jennifer Hudson, a qual continua na corrida para os Óscares e apresenta-se como uma das grandes dúvidas desta temporada de prémios.

Quantos Óscares já venceu Jennifer Hudson? Jennifer Hudson é mais conhecida por ter vencido o Óscar de Melhor Atriz Secundária pelo seu trabalho impecável ao lado de Beyoncé, Eddie Murphy e Jamie Foxx em “Dreamsgirls”.

Onde ver “Respect”?  O filme passou pelas salas de cinema em agosto de 2021. Entretanto, o filme pode ser alugado ou comprado, em 4k, em várias plataformas de VOD – Video on Demand – como Apple TV, Google Play ou ainda Rakuten TV e Youtube. Por agora, o filme ainda não está presente em nenhuma das principais plataformas de streaming.




MERYL STREEP POR NÃO OLHEM PARA CIMA (2021)

Não Olhem Para Cima temporada de prémios 2021/2022
©NOS Audiovisuais

Se para Jennifer Lawrence, ainda assim nomeada ao Globo de Ouro pela sua prestação, a corrida está demasiado renhida para chegar à nomeação ao Óscar por “Don’t Look Up”, o mesmo pode não ser verdade para Meryl Streep na categoria de Melhor Atriz Secundária.

Meryl Streep está também a tentar posicionar-se numa categoria bem competitiva, a de Melhor Atriz Secundária, mas nunca podemos descurar a paixão da Academia por Streep. Em especial pois a sua performance é uma das melhores da comédia negra de Adam McKay, interpretando uma Presidente dos Estados Unidos que se assemelha em tudo a uma não-demasiado-gritante versão feminina de Trump.

Quantos Óscares já venceu Meryl Streep? Streep venceu já três Óscares, o primeiro em 1980 por Melhor Atriz Secundária em “Kramer VS Kramer”. Os dois seguintes foram já por Melhor Atriz, em 1983 por “A Escolha de Sofia” e, mais recentemente, em 2012 por a “Dama de Ferro”.

Quantas vezes foi nomeada no passado? Meryl Streep é a atriz mais nomeada de sempre na história dos Óscares, acumulando  21 indicações.

Onde ver “Não Olhem para Cima”? “Don’t Look Up” (no original) é já o segundo filme original Netflix mais visto de sempre, a caminhar a largos passos para o primeiro lugar.




CAITRÍONA BALFE POR BELFAST (2021)

temporada de prémios candidatos oscars
Caitríona Balfe e Jamie Dornan em “Belfast” © 2021 Universal Studios. All Rights Reserved.

 

Caitríona Balfe pode não ser um nome gigante no cinema, mas é amada e reconhecida como um grande talento, há vários anos, pela legião de fãs da série de época “Outlander”. Na temporada de prémios de cinema de 2021/2022 é finalmente hora de se destacar no cinema com um drama emotivo realizado por Kenneth Branagh. Não sendo uma biografia, a história de “Belfast” é fortemente influenciada pela infância do realizador, também conhecido pelo seu trabalho como ator.

Quantos Óscares já venceu Caitríona Balfe? Balfe nunca foi nomeada aos Óscares, e esta será muito provavelmente a sua primeira nomeação, como Melhor Atriz Secundária. A atriz irlandesa de 42 anos apenas alcançou a fama já na casa dos 30 com o casting para a popular série “Outlander”. A atriz conta já com quatro nomeações pelo seu papel como Claire em “Outlander”. Em 2022, foi nomeada pela primeira vez aos Globos de Ouro na categoria de Cinema.

Onde ver “Belfast” ? “Belfast” estreia nas salas portuguesas a 24 de fevereiro de 2022, com distribuição a cargo da Cinemundo.




KRISTEN DUNST POR O PODER DO CÃO (2021) 

O Poder do Cão temporada de prémios 21/22
Jesse Plemons e Kirsten Dunst em “O Poder do Cão” © Cross City Films Limited/ Netflix

 

No western dramático “The Power of the Dog” Kristen Dunst interpreta a nova esposa de um racheiro – Rose Gorden. No rancho, terá de enfrentar o carismático e tóxico Phil Burbank, irmão do seu noivo. Nesta narrativa inventiva, Rose tem dificuldade em aceitar o seu cruel cunhado. Dunst, umas atriz sempre em altas, tem vindo a ser elogiada pela sua prestação nesta obra original Netflix.

Já com a nomeação ao SAG conquistada, bem como indicações por diversos círculos de críticos, Kristen Dunst parece um dos nomes mais sólidos para a corrida de Melhor Atriz Secundária nos Óscares.

Quantos Óscares já venceu Kristen Dunst? Apesar de estar em Hollywood há várias décadas, sendo aclamada desde criança – conhecida a partir do seu papel em “Entrevista com um Vampiro (1994)”, a verdade é que Kristen Dunst, vencedora de Melhor Atriz em Cannes pelo seu papel em “Melancolia”, nunca foi nomeada ao Óscar. Este pode ser o ano que corrige esse grande esquecimento.

Onde ver “O Poder do Cão”? O novo filme da afamada Jane Campion (“O Piano”)  está disponível na Netflix desde 1 de dezembro de 2021 e não passou pelas salas de cinema.




CATE BLANCHETT EM “NÃO OLHEM PARA CIMA” (2021)  OU EM “NIGHTMARE ALLEY” (2021) 

Cate Blanchett
Cate Blanchett em “Don’t look up” ©NIKO TAVERNISE/Netflix

 

Ao falarmos das prestações de apoio em “Don’t Look Up”, Cate Blanchett posiciona-se ainda melhor que Meryl Streep com a sua interpretação  como Brie Evantee, repórter e apresentadora, uma figura marcante ao longo do filme e uma caricatura muito bem concretizada por Blanchett. Contudo, Cate Blanchett, uma atriz mais do que prolífica, tem uma vantagem gigante na corrida de Melhor Atriz Secundária: concorre com duas prestações distintas.

Em “Nightmare Alley – O Beco das Almas Perdidas” , a nova obra de Del Toro, dá vida à Dr. Lilith Ritter, uma figura de femme fatale que enriquece a narrativa deste neo-noir.

Quantos Óscares já venceu Cate Blanchett? A talentosa intérprete australiana já venceu dois Óscares. O primeiro em 2005 pela sua prestação em “O Aviador”, a segunda como protagonista de “Blue Jasmine” de Woody Allen (em 2014).

Quantas vezes foi nomeada no passado? No total, Blanchett é uma atriz que acumula já sete nomeações a Óscares de representação – quatro por Melhor Atriz e três por Melhor Atriz Secundária. Para além das vitórias indicadas, foi nomeada ainda por “Elizabeth” (1999), “Diário de um Escândalo” (2006), “I’m Not There – Não Estou Aí” (2008), “Elizabeth: A Idade Dourada” (2008) e ainda, mais recentemente, por “Carol” (2016).

Onde ver os dois filmes que podem levar a atriz aos Óscares de 2022? “Don’t Look Up” está disponível na Netflix e “Nightmare Alley” chega às salas já a 27 de janeiro de 2022.




OS ATORES DESTA TEMPORADA DE PRÉMIOS 2021/2022

ANDREW GARFIELD POR TICK, TICK… BOOM! (2021) E OS OLHOS DE TAMMY FAYE (2021) 

tick tick boom! netflix 2021 Tick Tick ...Boom!  temporada de prémios
Andrew Garfield no seu primeiro musical, uma biografia meta| ©Netflix

 

Porque não abrir esta lista de papéis no masculino com Andrew Garfield, um dos atores mais bem posicionados na presente temporada de prémios? Garfield é quase certo e sabido como nomeado por ser inteiramente “possuído”, corpo e alma, pelo génio do teatro Jonathan Larson em “Tick, Tick…Boom!”, a estreia na realização de outro génio da Broadway: Lin-Manuel Miranda (“In the Heights”, “Hamilton”).

Andrew Garfield não sabia cantar, mas lançou-se ao papel e nunca olhou para trás – como tem vindo a dizer em entrevistas, foi capaz de aceder a uma nova parte do seu ser ao dar vida a esta pessoa real, o criador do musical “Rent”, e ainda bem que o fez. Agora, diz-se que é a maior competição de Will Smith na corrida pelo Óscar.

Sempre a produzir trabalho de qualidade, Garfield destacou-se em 2021/2022 também no seu papel secundário em “Os Olhos de Tammy Faye” na pele do excêntrico Jim Bakker. Contudo, se a nomeação na categoria central de representação dos Óscares é quase certa, a possibilidade da nomeação dupla é mais “otimista”.

Quantos Óscares já venceu Andrew Garfield? O ator britânico-americano ainda não tem nenhuma estatueta dourada na sua lareira.

Quantas vezes foi nomeado no passado? Andrew Garfield foi nomeado, em 2017, pelo seu papel principal como um herói da vida real em “Hacksaw Ridge”. No passado tinha injustamente falhado a nomeação por “A Rede Social”(2010)  depois de ter sido indicado nesse ano a inúmeras outras premiações.

Onde ver “Tick, Tick…Boom!” e “Os Olhos de Tammy Faye”: “Tick, Tick…Boom!” está na Netflix desde novembro de 2021 e “Os Olhos de Tammy Faye” estreará nas salas em fevereiro de 2022.




WILL SMITH POR KING RICHARD – PARA ALÉM DO JOGO (2021) 

King Richard Destaque
King Richard © Cinemundo

 

Will Smith é uma figura de Hollywood mais do conceituada e uma que continua a aguardar o seu Óscar: a indústria parece achar que 2022 pode ser o ano!  Primeira classificado nas casas de apostas, Smith dá vida, neste drama desportivo biográfico,  a Richard Williams, o pai de Serena Williams, figura real responsável pela educação das suas filhas tenistas, Venus e Serena Williams – que, com a sua educação, conseguiu levar dos bairros pobres de Compton até às vitórias profissionais de ténis.

Quantos Óscares já venceu Will Smith? Até agora nenhum, apesar de uma longa carreira prolífica que decorre desde os anos 90.

Quantas vezes foi nomeado no passado? Will Smith conta com nomeações em 2002, pelo seu papel em “Ali” e novamente em 2007 por “Em Busca da Felicidade”. Será que à terceira é mesmo de vez?

Onde ver “King Richard”? O filme foi distribuído pela Cinemundo e estreou em Portugal em novembro de 2021. Pode agora ser alugado ou comprado em inúmeras plataformas, como Apple TV, Youtube, Rakuten TV ou Google Play.




JAVIER BARDEN POR OS RICARDOS (2021) 

Javier Bardem poster  temporada de prémios
© Amazon Studios

Se Nicole Kidman é uma nomeação ao Óscar quase certa pelo seu papel em “Being the Ricardos”, o mesmo pode-se dizer acerca do intérprete da personagem Ricky Ricardo, de “I Love Lucy”,  e por sua vez o seu intérprete Desi Arnaz. 

É mesmo um bom ano para Javier Barden, não tivesse o filme espanhol “O Bom Patrão”, por si protagonizado, quebrado todos os recordes de nomeações nos Goya e não tivesse sido uma das estrelas do grande êxito épico de “Dune”na pele de Stilgard. A cereja no topo do bolo para Barden será mesmo a nomeação ao Óscar de Melhor Ator, claro está.

Quantos Óscares já venceu Javier Barden? Em Espanha, Javier Barden faz parte de uma família que trabalha no cinema desde os seus primórdios. Por isso, não é de estranhar que se tenha tornado numa estrela. A trabalhar há décadas tanto na indústria europeia como na norte-americana, Barden venceu um Óscar de Melhor Ator Secundário em 2008 pelo seu papel marcante no filme dos irmãos Coen “Este Pais Não é Para Velhos”.

Quantas vezes foi nomeado no passado? Para além do ano em que venceu, Barden foi nomeado mais duas vezes aos Óscares. Em 2001 recebeu a primeira indicação por Melhor Ator numa biografia que resulta da parceria de produção entre México e EUA – “Antes que Anoiteça”.  Aqui interpretou o poeta mexicano Reinaldo Arenas. Foi também nomeado ao óscar, novamente de Melhor Ator, em 2011 por “Biutiful”.

Onde ver “Being the Ricardos”? O filme está disponível para streaming na Amazon Prime Video desde o final de dezembro de 2021.




BENEDICT CUMBERBATCH POR O PODER DO CÃO (2021) 

o poder do cão benedict cumberbatch  temporada de prémios
Benedict Cumberbatch em “O Poder do Cão” | ©KIRSTY GRIFFIN/NETFLIX

 

Outro nome quase certo nas nomeações aos Oscars 2022 é Benedict Cumberbatch, uma figura na berra no mundo do cinema independente, nesta obra de Jane Campion, mas também na primeira linha dos blockbusters, se pensarmos na sua participação no último “Homem-Aranha” e também com um novo “Dr.Strange” no forno.

Em “The Power of the Dog” Cumberbatch é implacável como o protagonista da história, Phil Burbank, um rancheiro dominante e cruel que maltrata o irmão e a sua nova família. O ator personifica aqui a masculinidade tóxica e coloca-se no caminho para muito destaque nesta presente temporada de prémios.

Quantos Óscares já venceu Benedict Cumberbatch?  Considerado, por muitos, um dos melhores atores da sua geração, Cumberbatch continua a não ter nenhum Óscar na mão.

Quantas vezes foi nomeado no passado? Benedict Cumberbatch foi nomeado ao Óscar de Melhor Ator em 2015 pelo seu papel como o génio Alan Turing na biografia  “O Jogo da Imitação” (2014).

Onde ver “O Poder do Cão”? Para ver na Netflix.




DENZEL WASHINGTON POR A TRAGÉDIA DE MACBETH (2022) 

The Tragedy of Macbeth
Denzel Washington, “The Tragedy of Macbeth” | © A24

 

Outro nome fortíssimo nesta temporada de prémios  surge-nos a partir de uma parceria entre a Apple e a A24 “A Tragédia de Macbeth”, onde Denzel Washington se destaca claramente no papel titular de Macbeth. Pela sua interpretação neste filme de Joel Coen, Washington recebeu indicações a diversos prémios como por exemplo aos SAG, Golden Globes ou ainda Satellite Awards (entre muitos outros).

Quantos Óscares já venceu Denzel Washington? Uma das maiores estrelas de cinema das últimas décadas, Washington conta já com duas estatuetas douradas em casa, o primeiro em 1990 por “Tempo de Glória”; o segundo por “Dia de Treino” em 2002.

Quantas vezes foi nomeado no passado? Nomeado um total de 8 vezes pelas suas interpretação e ainda uma vez como produtor, Denzel Washington é um dos atores que mais nomeações conta aos Óscares, testemunho da sua carreira prolífica e muito extensa. A primeira nomeação foi em 1988 para Melhor Ator Secundário em “Grita Liberdade” e a mais recente em 2018 pelo seu papel central em “Roman J. Israel, Esqu.”.

Onde ver “A Tragédia de Macbeth”: O filme estreou,  a 14 janeiro de 2022, em exclusivo na Apple TV+.




BRADLEY COOPER POR NIGHTMARE ALLEY – O BECO DAS ALMAS PERDIDAS (2021) E/ OU LICORICE PIZZA (2021)

 

Nightmare Alley  temporada de prémios
Bradley Cooper ©20th Century Studios

 

No drama de época negro de Guillermo del Toro que chega às salas de cinema nacionais já no final de janeiro, Bradley Cooper ocupa um lugar de destaque na pele de Stanton Carlisle, um vigarista que explora as “aberrações” de um freak show e que se vai aliar a uma mulher ainda mais perigosa do que ele. Neste papel, Cooper faz nu frontal pela primeira vez e mostra-nos mais algumas das suas facetas de representação.

Embora não figure no topo das apostas para as nomeações aos Óscares na categoria de Melhor Ator, nunca podemos descartar a sua presença na corrida da temporada. Não fosse Cooper um grande favorito da Academia.

E se Bradley Cooper é um “long shot” (uma improbabilidade) na categoria de Melhor Ator, é quase nomeação certa na categoria de Melhor Ator Secundário pelo seu maravilhoso timing cómico em “Licorice Pizza”, a carta de amor que Paul Thomas Anderson entregou à Califórnia dos anos 70. Neste filme, Cooper dá vida a um dos namorados mais conhecidos de Barbra Streisand  – o produtor de cinema e antigo cabeleireiro John Peters. 

Quantos Óscares já venceu Bradley Cooper?  O que não falta a Bradley Cooper são nomeações aos Óscares, mas por agora ainda não venceu nenhuma estatueta. Apesar de 2022 não parecer ainda o ano, não podemos de certo destacar pelo menos uma nova nomeação.

Quantas vezes foi nomeado no passado? Desde o momento em que deixou de fazer apenas comédias românticos, Cooper acumulou já 8 nomeações aos Óscares, praticamente um recorde de rapidez – todas as nomeações foram acumuladas apenas entre 2013 e 2020. O ator já foi nomeado como produtor de filmes nomeados três vezes, nomeadamente por “Joker” e por “Assim Nasce uma Estrela“. Aliás, em 2019 acumulou três nomeações, para Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Argumento, tudo por “Assim Nasce uma Estrela” , filme por si realizado.

Já em 2015 foi também nomeado como produtor e ator pelo patriota “Sniper Americano” de Clint Eastwood. Destacou-se, pela primeira vez, no registo da comédia, a sua “casa”,  tendo sido nomeado em 2013 pela comédia dramática “Guia para um Final Feliz” e em 2014 novamente por um filme de David O’Russel – “Golpada Americana”.

Onde ver “Nightmare Alley” e “Licorice Pizza” ? Nada de plataformas aqui, ambos os filmes são estreias apenas de sala.” Licorice Pizza”, estreado no final do ano, está em exibição em algumas salas restantes. Já “Nightmare Alley” chega a 26 de janeiro.




NICOLAS CAGE POR PIG – A VIAGEM DE ROB (2021) 

pig
© Al-Film

Uma aposta menos provável, mas ainda assim um ator que tem vindo a fazer campanha nesta temporada de prémios, Nicolas Cage, nascido Nicolas Coppola, é uma figura polarizadora online – amado por tantos, odiados por tantos outros. Contudo, é inegável que é, acima de tudo, um grande camaleão. E é isso mesmo que vemos neste “Pig”, um filme pelo qual recebeu imensa ovação crítica.

Por este papel, o de Rob, Cage falhou a nomeação aos SAG e aos Globos e Critics, o que lhe reduz as hipóteses nos Óscares, mas não deixou de encantar inúmeros círculos de críticos e festivais de cinema.

Quantos Óscares já venceu Nicolas Cage? Uma improbabilidade para muitos, mas é verdade: este rei dos memes e montagens online venceu um Óscar em 1996 pelo seu papel central no conceituado drama romântico “Morrer em Las Vegas”( baseado no romance do mesmo nome) .

Quantas vezes foi nomeado no passado? Cage foi ainda nomeado em 2003 pelo seu papel de protagonista em “Adaptação” , comédia dramática de Spike Jonze.

Onde ver “Pig”? “Pig” estreou nas salas a 8 de dezembro de 2021, distribuído pela NOS. Já saiu das salas e, por isso, há que esperar que chegue a VOD.




LEONARDO DICAPRIO POR NÃO OLHEM PARA CIMA (2021) 

Não Olhem Para Cima temporada de prémios 21 22
Leonardo DiCaprio © Niko Tavernise/Netflix

Continuando no reino das probabilidades remotas, Adam McKay tem um histórico de conseguir que os seus atores e filmes sejam nomeados aos Óscares. Apesar da receção crítica mista de “Don’t Look Up”, a presença de alguns dos seus nomes entre os nomeados aos Óscares nesta temporada de prémios não é inteiramente impossível. Leonardo Dicaprio, um nome perpetuamente na corrida, poderá surpreender na pele de um cientista neurótico e inadvertidamente atraente que descobre um cometa apocalíptico.

Quantos Óscares já venceu Leonardo DiCaprio? Quem espera, sempre alcança. O eternamente”injustiçado” DiCaprio chegou finalmente em 2016 ao Óscar de Melhor Ator com “The Revenant: O Renascido”. Na cerimónia, recebeu uma ovação de pé. Há anos que os fãs se queixavam do talentoso Leo, na indústria desde os anos 90, ainda não tivesse a sua estatueta. Muitos acreditam que a devia ter vencido com a sua interpretação louca em “O Aviador”, mas tal não aconteceu.

Quantas vezes foi nomeado no passado? Antes de vencer, Leonardo DiCaprio foi nomeado aos Óscares 5 vezes – 4 delas pelas suas interpretações. A primeira nomeação foi logo em 1994, pelo seu papel de apoio no drama “Gilbert Grape”. Seguiram-se indicações em 2005, pelo já indicado papel em “O Aviador”; em 2007 por “Diamante de Sangue”; em 2014 por “O Lobo de Wall Street” – como protagonista e como produtor. Depois da vitória, Leonardo DiCaprio já recebeu mais uma nomeação para Melhor Ator pela sua participação em “Era uma Vez em Hollywood” de Quentin Tarantino.

Onde ver “Não Olhem para Cima”? O filme teve uma curta passagem nas salas de cinemas, de forma a habilitar-se à temporada de prémios, e entretanto chegou à Netflix no Natal e tem vindo a arrasar nas visualizações.




ADAM DRIVER POR HOUSE OF GUCCI, ANNETTE OU O ÚLTIMO DUELO (2021)

O Último Duelo  temporada de prémios
Adam Driver como Jacques LeGris em “O Último Duelo” © NOS Audiovisuais / 20th Century Studios

Adam Driver é um dos grandes atores a operar, hoje, em Hollywood. Mas se há alguns meses parecia um nome certo para os Óscares, tendo grandes prestações em vários filmes elegíveis para a próxima cerimónia das Estatuetas Douradas, a verdade é que as apostas parecem indicar que Adam Driver talvez não ocupe uma posição cobiçada entre os nomeados em 2022.

Não obstante, esta temporada de prémios não deixa de ser “assombrada” pelas suas grandes prestações como um membro da família Gucci em “Casa Gucci”, um violento e cruel pai e marido na tragédia musical de “Annette” ou ainda um homem imprevisível e incorrigível no épico medieval de Ridley Scoot – “O Último Duelo”. Com tantas prestações ricas, será que ficará mesmo à margem?

Quantos Óscares já venceu Adam Driver? Aos 38 anos, Adam Driver ainda não conta com nenhum Óscar. E 2022 pode até não ser ainda o ano, mas é claramente uma questão de tempo.

Quantas vezes foi nomeado no passado? Adam Douglas Driver conta com duas nomeações prévias a Óscares, por “BlacKkKlansman – O Infiltrado” em 2019 e por “Marriage Story” em 2020.

Onde ver as três prestações marcantes de Driver em 2021?  Estreado a 25 de novembro, “Casa Gucci” ainda está em várias salas de cinema nacionais. Quanto a “O Último Duelo”, está disponível para streaming na Disney Plus nacional; já “Annette” deverá chegar em breve ao VOD e à Prime Video.




BEN AFFLECK POR SEDE DE VIVER (2021) 

amazon prime tender bar temporada de prémios
Ben Affleck e Tye Sheridan em “The Tender Bar” | © Amazon Studios

 

 

Em 2021, George Clooney realizou “The Tender Bar” (“Sede de Viver” em Portugal), uma narrativa familiar comovente, para a Amazon. Desde aí, a prestação de apoio de Ben Affleck tem vindo a ser elogiada ao longo desta presente temporada de prémios.

Foi há dez anos atrás que Ben Affleck e George Clooney foram ambos produtores de “Argo”, vencendo por este filme um Óscar. Agora, juntam-se de novo para nos transportar até aos subúrbios americanos dos anos 80, onde um jovem escritor é influenciado pelo seu tio, que ama tanta literatura que forrou o seu bar em Long Island com livros. Esse tio é precisamente encarnado por Affleck. Por esta sua interpretação, já recebeu nomeações ao Globo de Ouro, SAG, entre muitos outros prémios importantes.

Quantos Óscares já venceu Ben Affleck? Affleck venceu dois Óscares, o primeiro em 1998 pelo Argumento de “O Bom Rebelde“, que divide com Matt Damon. Em 2013 voltou a vencer como produtor de “Argo”. Curiosamente, nunca foi nomeado no campo da representação.

Quantas vezes foi nomeado no passado? Ben Affleck é um caso raro, até agora venceu todos os Óscares para os quais foi nomeado.

Onde ver “Sede de Viver”? O filme estreou na Amazon Prime Video a 6 de janeiro de 2022 e é atualmente um dos conteúdos mais vistos da plataforma.

 

[tps_footer]

Continuaremos, na Magazine.HD, a acompanhar a atual temporada de prémios de 2021/2022. Fiquem connosco desse lado e sigam o nosso calendário até aos Óscares

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *