“Supersonic” dos Oasis | A história do famoso single da banda do momento
“Supersonic” foi a primeira música de apresentação do álbum Definitely Maybe, o tão bem sucedido primeiro disco da banda, e a história da sua composição e gravação é muito curiosa.
Sumário:
- Apesar de não ter sido a primeira música a ser gravada pela banda, “Supersonic” foi a primeira canção de apresentação do álbum de estreia do grupo;
- Ao que parece, quando foi gravada, não era essa a faixa que a banda estava a gravar;
- Como a canção pensada não estava a sair bem, Noel Gallagher compôs “Supersonic” numa pausa das gravações e decidiu gravar a música poucos minutos depois de a compor.
Não é surpresa para nenhum fã dos Oasis que o grande génio por trás das composições da banda é Noel Gallagher, irmão de Liam. Todos os grandes êxitos do grupo foram inteiramente compostos por ele. “Don’t Look Back In Anger”, “Wonderwall”, “Champagne Supernova”, “Live Forever”, entre muitos outros: autênticos hinos com reconhecimento mundial.
Apesar de Noel ter começado a cantar algumas das músicas a partir do segundo álbum, (What’s The Story) Morning Glory?, a banda apresentou-se ao mundo com Liam como o único vocalista da banda (e na verdade, como a “cara” do grupo). Assim, nos primeiros anos, quem não conhecesse a fundo o conjunto não notaria em Noel, o guitarrista com um ar calmo e discreto que se encontrava ao lado de Liam em palco.
No entanto, era este o Gallagher mais criativo, tendo uma habilidade assoberbante para compor músicas. Aliás, a história de gravação da faixa “Supersonic” comprova precisamente isso.
A Gravação de “Supersonic”
Os Oasis tinham-se juntado, em 1993, para gravar aquele que seria o single de apresentação do seu primeiro álbum (Definitely Maybe), mas a gravação não estava a correr nada bem.
Ao que parece, o baterista (que mais tarde acabou por ser demitido) Tony McCarroll estava a ter bastantes problemas com a percussão em estúdio, e foram muitas as horas que a banda passou em frente aos microfones em tentativas de terminar o single.
Ora, tendo chegado a hora de jantar, a banda encomendou comida, e enquanto todos os membros saciavam a fome, Noel isolou-se numa divisão e, em poucos minutos, escreveu “Supersonic”. Após o ter feito, aproximou-se dos seus colegas e disse: “tenho uma nova música para gravarmos”.
E assim foi. Depois de passarem o dia inteiro a tentar gravar uma canção que não estava a correr bem, os Oasis gravaram em pouco tempo uma música que tinha acabado de ser composta pelo génio do grupo.
“Supersonic” | Oasis
Conseguimos ver o destaque de Liam no videoclipe em comparação com a atenção dedicada a Noel. No entanto, ele era, de facto, a “cabeça” da banda, tal como a história desta música demonstra.