Caspian (foto de promoção)

On Circles é o novo álbum dos Caspian

Depois de quatro anos, Caspian anunciam um novo álbum, On Circles, e lançam o primeiro single “Flowers of Light”. Ouve-o aqui. 

Recentemente a banda de pós-rock de Massachusetts anunciou uma digressão pela costa oeste para 2020, o que gerou suspeitas de que alguma novidade estava para vir. Com o anúncio de On Circles, os Caspian confirmam as suspeitas. Vem aí a sequela de Dust and Disquiet de 2015. O novo álbum será lançado a 24 de janeiro via Triple Crown.

Formados no outono de 2003 no Gordon College em Beverly, os Caspian vão já no seu quarto álbum. Sobre o próximo registo, o guitarrista e tecladista Phil Jamieson diz-nos:

 “Fartei-me de ler sobre bandas a discutir as propriedades renovadoras e reabilitadoras que o mais recente [álbum] delas teve sobre elas. Incorrem na corrosão, quase se esgotam, descem para o abismo escuro e finalmente emergem do outro lado com um registo que lhes deu uma perspectiva clara e um caminho confiante para a frente. On Circles não é esse registo. ”

“Flowers of Light”, o primeiro single divulgado vem desde já desvendar a natureza do próximo álbum. Numa colisão de pós-rock, metal, shoegaze, electrónica, minimalismo, ruído e música ambiente, a banda entrega-se a uma reflexão existencial sobre a natureza cíclica da vida e da carreira. Apesar da ausência de qualquer conteúdo lírico, o caráter circular já antecipado pelo título do álbum ganha expressão nesta primeira faixa por meio da repetição de um ritmo minimalista de fundo que se mantém constante. O próprio título do single parece reverter para a mesma ideia de circularidade, numa possível alusão à “flower of life” que nasce da sobreposição infinita de círculos.

Lê Também:
"Fairy Tree" traz-nos a fantasia cósmica de Pulse Emitter

Gravado no Studio 4 em Conshohocken, Pensilvânia, pelo produtor Will Yip (Code Orange, Defeater, Quicksand, Turnstile), On Circles marca as sessões de composição e gravação mais orgânicas dos 15 anos dos Caspian. Juntos durante quatro sessões de composição, com a duração de uma semana cada uma, a banda optou por música onde brilhasse uma componente mais visceral, abandonando ideias muito complexas, pensamentos e conceitos abrangentes que normalmente se concretizam em longos crescendos.

On Circles Caspian Flowers of Light
Capa de On Circles

As notícias do iminente lançamento de On Circles revelaram que os Caspian se estão a preparar para a digressão mais extensa que a banda fez nos últimos anos: irão à China em dezembro, seguidamente farão a primeira visita em três anos ao oeste da América do Norte e uma outra visita à costa leste. Nós por cá podemos ir acompanhando as suas partilhas enquanto aguardamos por mais um álbum para o início de 2020.

CASPIAN | “FLOWERS OF LIGHT”

ON CIRCLES | Alinhamento do álbum

  1. “Wildblood”
  2. “Flowers Of Light”
  3. “Nostalgist” (Feat. Kyle Durfey)
  4. “Divison Blues”
  5. “Onsra”
  6. “Collapser”
  7. “Ishmael”
  8. “Circles On Circles”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.