Timothée Chalamet protagoniza "The King" (2019) | © Netflix

Timothée Chalamet | Perfil de uma estrela em ascensão

Entre o final de 2017 e o início de 2018, o mundo ficou ciente da existência do jovem ator Timothée Chalamet, presente um pouco em todo o lado, colecionando nomeações e distinção atrás de distinção, culminando com a sua nomeação ao Óscar de Melhor Ator por “Chama-me Pelo Teu Nome” (2017), tornando-o o mais jovem nomeado na categoria em mais de 80 anos.

Depressa se tornou um símbolo LGBTI, devido à temática do filme, e o novo namorado da internet, despertando a atenção de toda uma indústria. Nos últimos dois anos, os seus papéis têm vindo a multiplicar-se, estando cotado para protagonizar filmes realizados por autores conceituados como Wes Anderson ou Denis Villeneuve.

De momento, podemos vê-lo nos cinemas a protagonizar o último filme de Woody Allen, na Netflix com “The King”, estreado no dia 1 de novembro. Em breve, volta a fazer par romântico com Saoirse Ronan em “Mulherzinhas”, a estrear em Portugal em janeiro de 2020. O céu parece ser o limite para o jovem ator, que completa ainda 24 anos em dezembro, mas parece ter conquistado já o mundo e um lugar quase certo na selva que é Hollywood. No dia de publicação deste artigo, Timothée Chalamet era a segunda estrela doe todo o mundo do cinema (e televisão) mais popular na plataforma IMDB, que todas as semanas mede o seu “IMDB Star Meter”, aglomerando os mais pesquisados do mundo do entretenimento.

Vamos então viajar pela vida e breve, mas marcante, carreira de Timothée Chalamet, uma das maiores estrelas em ascensão na indústria cinematográfica.

1 de 16

27 DE DEZEMBRO DE 1995 

Timothée Chalamet
“Chama-me pelo Teu Nome” (2017) lançou a carreira de Timothée Chalamet| ©Memento Films

Millenial de gema, Timothée Hal Chalamet nasceu a 27 de dezembro de 1995, no bairro onde continuo a viver, toda a sua vida, inclusive depois de se tornar famoso. Em Hell’s Kitchen, Nova Iorque, um bairro no coração de Manhattan.

O ator de 23 anos, a caminhar para 24, cresceu nesta metrópole toda a sua vida, sendo a sua língua nativa o inglês, mas como o seu nome deixa adivinhar, tem ascendência francesa, da parte do seu pai, um embaixador da UNICEF francês, que há muitos anos vive nos Estados Unidos. Assim, o ator é fluente em francês, o que tem ajudado na sua polivalência no que a papéis diz respeito.

E se as relações internacionais marcam o lado da família do seu pai, o lado materno transforma-o no filho de uma família de artistas. A sua mãe, Nicole Flender, é uma agente imobiliária, mas tem um passado como dançarina na Broadway. A sua irmã mais velha, Pauline, é também uma atriz e vive em Paris. O seu tio do lado materno é o cineasta Rodman Flender, e a sua tia materna é a produtora de televisão Amy Lippman. Já o seu avô, também do lado da mãe, Harold Flender era um argumentista que trabalhou com Woody Allen. Do lado da sua mãe, recebe também  a herança judaica.

Timothée Chalamet estudou no liceu LaGuardia, em Nova Iorque, também conhecido como o liceu do filme “FAME”, que o jovem descreveu como semelhante à noção dos filmes e série, como uma excêntrica escola de artes onde se canta e dança no refeitório. Terminou o secundário em 2013, e foi precisamente na  Fiorello H. LaGuardia High School of Music & Art and Performing Arts que se apaixonou pela representação. Estudou Antropologia Cultural na prestigiada Universidade da Ivy League Columbia durante um ano, mas o curso extremamente académico não foi capaz de o satisfazer. Transferiu-se depois para a também afamada NYU, onde estudou num curso privado com tutor, mas rapidamente desistiu dos seus estudos para representar depois da participação no filme “Interstellar”, mas lá chegaremos.

1 de 16

Maggie Silva

Licenciatura e Mestrado em Ciências da Comunicação na vertente de Cinema e Televisão pela FCSH-UNL, porque à segunda é de vez. Dependente de cultura pop e cinema indie. Campeã suprema do binge watch, sempre disposta a partilhar dois dedos de conversa sobre o último fenómeno a atacar o pequeno ou grande ecrã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *