O vestuário de Os Oito Odiados | John Ruth e Daisy Domergue

 

Em Os Oito Odiados, Kurt Russell e Jennifer Jason Leigh são um bizarro par, tão feroz nas suas personalidades antagónicas como estranhamente semelhantes nas suas imagens.

 

<< Introdução | Major Warren e Xerife Mannix >>

 

Na construção dos figurinos de John Ruth e Daisy Domergue, dois dos sacanas de Os Oito Odiados, Courtney Hoffman decidiu jogar com as silhuetas e proporções destas figuras, encontrando algo de bizarro e ridículo no seu guarda-roupa. Outra das grandes intensões da figurinista e de Quentin Tarantino era que este par parecesse uma unidade visual, como que duas figuras de ação vendidas em conjunto.

Os Oito Odiados

Kurt Russell enverga um volumoso casaco feito de pele de bisonte americano, que é fortemente baseado numa peça histórica presente no Museu do Oeste Americano de Autry em Los Angeles. Um pormenor fascinante desta peça é o modo como Hoffman decidiu usar peles adquiridas em diferentes estações, sendo que a pelagem invernal, mais pesada e corpulenta, foi usada para os braços e para o peito, enquanto o corpo principal foi feito de peles de estações mais quentes e, por isso, com menos volume. Esta técnica curiosa resultou numa silhueta exagerada, em que o corpo do ator é como que caricaturado e transmutado numa figura de brutalidade e força quase digna de um cartoon. No final, o casaco pesou cerca de 4,5 quilogramas.

Os Oito Odiados

Os Oito Odiados

Outro inteligente apontamento do figurino de Kurt Russell é o seu chapéu de pele de castor, que foi especificamente escolhido para combinar com a sua farfalhuda barba, conferindo ao ator uma aparência quase animalesca.

Lê Também: The Revenant e a autenticidade histórica do seu vestuário

Para Daisy, a figurinista tentou criar a aparência de uma perigosa boneca desengonçada, exacerbando a pequenez da estatura da atriz com um casaco de homem demasiado grande, com uma gola de pele de urso e que é posteriormente atado com um cinto, que salienta a pequena cintura de Jennifer Jason Leigh, que usou um corpete vitoriano como seria a norma para as mulheres da época. O seu chapéu de raposa foi inspirado em bonecas russas, exacerbando essa imagem de fragilidade feminina, no entanto, mesclada com uma força e inegável violência.

Os Oito Odiados Jennifer Jason Leigh

Por baixo destas camadas exteriores, Daisy enverga o que seria, segundo a figurinista, o seu vestido de maior qualidade. Uma parte do guião que não chegou a ser filmado, revelava que Daisy tinha sido apanhada pelo caçador de recompensas em Itália, quando este estava prestes a entrar no navio que o traria de regresso à América. Como consequência o seu vestido tem um certo requinte europeu, feito de uma rica lã com um padrão feminino e um busto e cintura decorados com delicados pregueados típicos da moda da época.

Os Oito Odiados

No final, todas estas maravilhosas peças acabam cobertas de sangue e vísceras, afinal este é um filme de Tarantino. Mais um par de sanguinários sacanas de Os Oito Odiados encontram-se na próxima página. Confirma!

 

<< Introdução | Major Warren e Xerife Mannix >>

 

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *