O vestuário de Os Oito Odiados | Major Warren e Xerife Mannix

 

Como Major Warren, Samuel L. Jackson é a figura mais elegante de Os Oito Odiados. Por outro lado, a personagem de Walton Goggins encontra-se incrivelmente mal vestida para fazer face ao inverno do Wyoming.

 

<< John Ruth e Daisy Domergue | General Smithers e Joe Gage >>

 

Apesar da fidelidade de Hoffman às indicações textuais de Tarantino, por vezes certas adaptações tiveram de ser feitas como no caso de Samuel L. Jackson que, no texto, é descrito como estando vestido com um uniforme azul da União. Aqui Hoffman teve de aplicar alguma estilização pessoal, usando a silhueta histórica de um casaco do exército do Norte, mas retirando-lhe os seus vistosos botões dourados e mudando-lhe as cores, escurecendo e atenuando a intensidade do seu azul e acrescentando um forro em amarelo vivo que faz a sua figura brilhar na brancura gélida das paisagens invernais que caracterizam o início de Os Oito Odiados.

Os-Oito-Odiados-Courtney-Hoffman

Tarantino já tinha pensado numa utilização de cor intensa no figurino de Jackson pelo que, quando Hoffman entrou no processo de envelhecer os figurinos de modo a atingir um mínimo de realismo impossível de alcançar com um guarda-roupa perfeitamente novo, o realizador indicou que o forro do casaco de Samuel L Jackson não deveria ser envelhecido. Esse pormenor no tratamento dos tecidos faz com que, o momento em que o ator levanta os seus braços, o amarelo intenso do seu fato converta este momento numa das mais memoráveis imagens do filme.

Lê Também:
Nicolas Cage poderá ser ele próprio no próximo filme

Os Oito odiados

Os Oito Odiados

A figura do Major Marquis Warren deve muito às personagens interpretadas por Lee Van Cleef numa variedade de célebres obras italianas, incluindo os westerns do genial Sergio Leone. O formato do chapéu do figurino de Jackson e a sua gravata encarnada foram, em particular, uma direta reprodução do figurino usada pelo ator Lee Van Cleef em Sabata de 1969.

Lê Também: Top 10 Tarantino | 5. As t-shirts de Jules e Vincent

As luvas de Samuel L. Jackson são, interessantemente, a parte do seu vestuário que mais desgaste expõe. Apesar de ser uma visão de elegância, com o seu casaco forrado a amarelo, o seu chapéu à Van Cleef, um longo cachecol e uma gravata em intenso vermelho, as suas luvas marcam a violência e esforço da sua vida como um soldado, um oficial e, por fim, um caçador de recompensas.

Lê Também:
Nicolas Cage poderá ser ele próprio no próximo filme

Os Oito Odiados

Os Oito Odiados

O figurino de Walton Goggins foi criado com base nas indicações de Tarantino que queria que a sua personagem aparecesse como alguém completamente mal vestido para as condições climatéricas. No diálogo, Goggins aponta como está gelado e isso é uma verdade tanto da personagem como do ator pois a figurinista seguiu à risca as indicações do seu autor, usando materiais completamente impróprios para filmagens na neve. No final, contudo, Goggins adquire um casaco volumoso cuja aparição, no entanto, nunca é explicada no filme, sendo que a cena em que a personagem adquiria o casaco foi cortada da montagem final de Os Oito Odiados.

Os Oito Odiados

Menos elegantes ou memoráveis que este estranho duo, é o próximo par de odiosos sacanas. Segue para a próxima página para saberes mais.

 

<< John Ruth e Daisy Domergue | General Smithers e Joe Gage >>

 

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *