Óscares 2017 | 10 nomeados que (possivelmente) não conheces

Apesar de não serem tão celebrados, alguns dos mais interessantes nomeados para os Óscares estão indicados nas categorias mais “técnicas”. Vem conhecê-los.

 


Começa a explorar a nossa lista… >>


 

Todos os anos, quando chegamos ao fogoso píncaro da Awards Season, as redes sociais e conversas de cinéfilos enchem-se de lamentações e protestações de devoção cinematográfica a entidades que conseguiram, ou não, a gloriosa honra de uma nomeação para o Óscar. Infelizmente, a grande maioria destes seguidores da temporada de prémios sofrem de uma terrível miopia que lhes limita a visão e os faz pensar apenas sobre atores e realizadores e, muito ocasionalmente, algum argumentista ou dois.

 

lA LA LAND MARY ZOPHRES oscares 2017 10 nomeados que nao conheces
Com 14 nomeações, LA LA LAND é o grande frontrunner dos Óscares

 

Uma das razões pela qual os Óscares ainda têm tanto valor na indústria e são considerados, sem grande fundamento, como uma meritocracia, é a sua insistência em valorizar os vários ramos de especialização que, conjugados, dão origem ao filme como objeto artístico finalizado. Enquanto outras associações renegam as categorias ditas “técnicas” para fora da sua emissão em direto, a Academia de Hollywood até dá tempo de antena aos realizadores de curtas metragens documentais, se bem que, como é comercialmente entendível, a pompa e circunstância mais aparatosas estão reservadas para as categorias “principais” – Filme, Realizador, Atores e Argumentos.

Lê Também:   Kirsten Dunst e marido juntos pela terceira vez nesta grande estreia

Lê Também: A fantasia colorida dos figurinos de La La Land

Como tal, achamos por bem realçar a importância das pessoas que trabalham no anonimato que é o espaço por trás da câmara que acaba por não ser visível ao espetador no cinema. Falamos de figurinistas, cenógrafos, diretores de fotografia, designers de som, animadores e muitas outras pessoas que tornam possíveis os filmes que tanto nos deleitam mas que raramente são individualmente celebrados.

 

salve-cesar-07
Em 2016, Roger Deakins filmou SALVE, CÉSAR!

 

O ano passado, por exemplo, parecia que metade dos utilizadores de internet do mundo estavam a ter um ataque de nervos a ponderar a possibilidade de Leonardo DiCaprio perder mais um Óscar, mas poucas pessoas se manifestaram sobre a perda de Roger Deakins. Para quem não sabe, Deakins é um dos melhores diretores de fotografia do cinema atual, frequente colaborador dos irmãos Coen e o grande pioneiro tanto na utilização de técnicas de color grading digital em cinema como no desenvolver da iluminação de filmes de animação gerada por computador. Mesmo assim, depois de 13 nomeações ainda não ganhou.

Lê Também:   Novo projeto de Emma Stone conta com os produtores de Stranger Things

Consulta Ainda: Guia das Estreias de Cinema | Fevereiro 2017

Nesta lista vão encontrar outros casos semelhantes e ainda mais flagrantes que o de Roger Deakins, assim como algumas pessoas que já ganharam Óscares mas que merecem uma certa celebração personalizada como o homem responsável pelos cenários da saga Harry Potter ou a figurinista que desenhou quase todas as fantasias mirabolantes de Tim Burton. Quem sabe, algumas destas personalidades poderão até terminar o ano com mais um ou dois homenzinhos doirados na prateleira. Só saberemos ao certo no próximo dia 26 de fevereiro.

 


Começa a explorar a nossa lista… >>


 

Na próxima página iniciamos a nossa lista de 10 ilustres nomeados que (possivelmente) não conheces e a primeira vítima dos nossos elogios é um dos compositores mais prolíferos e bem-sucedidos da Hollywood atual que, estranhamente, ainda não conseguiu alcançar o galardão mais cobiçado da sua indústria. Não percas!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *