Crédito editorial: Jaguar PS / Shutterstock.com

Óscares 2023 | Há novas mudanças na cerimónia

As mudanças no anúncio de vencedores não convenceram, houve escândalo no pouco e as audiências fracassaram. Será que os próximos Óscares vão ser diferentes?

Foi no início de 2022 que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciava mudanças para a sua 94ª edição; os Óscares iriam ter uma cerimónia mais curta, oito categorias seriam galardoadas fora das câmaras, e até se esperava algum “agitar das águas” com a escolha de três anfitriãs. O resultado prático e real? Negativo.

Enquanto que o modo de apresentação não foi alvo de críticas, sendo apenas algo de mera curiosidade por parte do público, as mudanças no anúncio de vencedores dos Óscares de 8 categorias não caíram em boas graças. Além dos cinéfilos mais fiéis não terem gostado, também a comunidade em geral manifestou desagrado nesta escolha da Academia, impulsionada pela ABC (que procurava maiores audiências).

Lê Também:
Óscares 2022 | O post-mortem que tanto esperavas

Agora, nem um ano passado da cerimónia, Bill Kramer, CEO da Academia, anuncia que haverá reversão desta decisão e já para a 95ª edição dos Óscares. Com uma emissão de novo na ABC, a cerimónia dos prémios do cinema irá consagrar novamente vencedores de 23 categorias em direto. Assim, as categorias anteriormente ‘renegadas’ – Melhor Curta Metragem Documental, Melhor Edição, Melhor Maquilhagem e Cabelos, Melhor Banda Sonora Original, Melhor Design de Produção, Melhor Curta-Metragem Animada, Melhor Curta-Metragem de Imagem Real e Melhor Som – voltam a fazer parte do leque de consagrados em palco do Dolby Theatre.

Para Kramer, voltar atrás na decisão é um passo lógico para o reconhecimento dos que estão na indústria. Em entrevista à Variety, o CEO confirmou que a Academia tem o “compromisso de ter um programa que celebra os artistas, a arte e a ciência e a natureza colaborativa de fazer filmes”. Afinal de contas, essa é a missão da Academia e para ele apenas faz sentido celebrar todas essas componentes em conjunto.

A 95ª edição dos Óscares da Academia terá lugar a 12 de março de 2023 e já tem anfitrião escolhido. Jimmy Kimmel, conhecido apresentador de um talk-show, regressa pela terceira vez ao lugar de apresentador da maior cerimónia de prémios de Hollywood.

Costumas acompanhar os Óscares? O que pensas que faz falta à cerimónia?

Marta Kong Nunes

Fanática de cinema e séries por pura paixão, sou da geração Disney mas também das Tartarugas Ninjas, Motoratos e afins. Já passei pela obsessão de vários géneros de cinema e apesar de me considerar eclética, nada me tira o gozo de um bom filme de acção (por muito irrealista que seja). Séries também se devoram por cá, mas a magia de um filme, será sempre a magia de um filme!

Marta Kong Nunes has 3096 posts and counting. See all posts by Marta Kong Nunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.