"Ice Merchants" | © Curtas Metragens CRL / Agência - Portuguese Short Film Agency

Óscares 2023 | Os potenciais candidatos portugueses

Na categoria de Melhor Filme Estrangeiro não há um finalista mas na verdade são 3 as obras portuguesas com potencial para chegar aos Óscares 2023.

O anúncio final de nomeados aos Óscares de 2023 apenas acontecerá a 24 de janeiro mas a verdade é que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood  já lançou algum vislumbre de quem está realmente em jogo. Com a divulgação dos finalistas de 10 diferentes categorias, sabemos agora que Portugal tem três chances de ser representado na maior cerimónia de prémios da indústria cinematográfica nos EUA.

Pub

“Alma Viva” era o candidato português a Melhor Filme Estrangeiro mas, apesar de não ter sido incluído na lista de finalistas, há outros trabalhos de sangue luso a serem vistos e mantidos debaixo de olho. Entre as categorias de animação e de curtas-metragens, estão ainda na corrida “Ice Merchants”, “O homem do lixo” e “O lobo solitário”.

Lê Também:
Óscares 2023 | Academia revela os finalistas em 10 categorias

Já com vários prémios em festivais de cinemas, “Ice Merchants“, de João Gonzalez, e “O homem do lixo”, de Laura Gonçalves, concorrem na categoria de Curta-Metragem de Animação. Enquanto que o filme de Gonzalez tem como ponto de partida a imagem de uma casa numa montanha, e conta a história de um pai e filho que produzem gelo, a curta-metragem de Laura Gonçalves é um filme sobre recordações e memórias.

O outro projeto português na corrida aos Óscares 2023 é uma curta-metragem. “O lobo solitário” é uma obra do realizador, argumentista e músico Filipe Melo, que conta com Adriano Luz no papel de protagonista, o radialista Vítor Lobo. A obra destaca-se por ter sido rodada num só plano, tendo direção de arte de Juan Cavia e música original co-assinada com The Legendary Tigerman.

Comic Con Portugal
Juan Cavia e Filipe Melo podem ser potenciais nomeados ao Óscar | © CCPT

Conheces alguma destas três obras portuguesas?

Pub

About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *