"Ice Merchants" | © Curtas Metragens CRL / Agência - Portuguese Short Film Agency

Óscares 2023 | Os potenciais candidatos portugueses

Na categoria de Melhor Filme Estrangeiro não há um finalista mas na verdade são 3 as obras portuguesas com potencial para chegar aos Óscares 2023.

O anúncio final de nomeados aos Óscares de 2023 apenas acontecerá a 24 de janeiro mas a verdade é que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood  já lançou algum vislumbre de quem está realmente em jogo. Com a divulgação dos finalistas de 10 diferentes categorias, sabemos agora que Portugal tem três chances de ser representado na maior cerimónia de prémios da indústria cinematográfica nos EUA.

“Alma Viva” era o candidato português a Melhor Filme Estrangeiro mas, apesar de não ter sido incluído na lista de finalistas, há outros trabalhos de sangue luso a serem vistos e mantidos debaixo de olho. Entre as categorias de animação e de curtas-metragens, estão ainda na corrida “Ice Merchants”, “O homem do lixo” e “O lobo solitário”.

Lê Também:
Óscares 2023 | Academia revela os finalistas em 10 categorias

Já com vários prémios em festivais de cinemas, “Ice Merchants“, de João Gonzalez, e “O homem do lixo”, de Laura Gonçalves, concorrem na categoria de Curta-Metragem de Animação. Enquanto que o filme de Gonzalez tem como ponto de partida a imagem de uma casa numa montanha, e conta a história de um pai e filho que produzem gelo, a curta-metragem de Laura Gonçalves é um filme sobre recordações e memórias.

O outro projeto português na corrida aos Óscares 2023 é uma curta-metragem. “O lobo solitário” é uma obra do realizador, argumentista e músico Filipe Melo, que conta com Adriano Luz no papel de protagonista, o radialista Vítor Lobo. A obra destaca-se por ter sido rodada num só plano, tendo direção de arte de Juan Cavia e música original co-assinada com The Legendary Tigerman.

Comic Con Portugal
Juan Cavia e Filipe Melo podem ser potenciais nomeados ao Óscar | © CCPT

Conheces alguma destas três obras portuguesas?

Marta Kong Nunes

Fanática de cinema e séries por pura paixão, sou da geração Disney mas também das Tartarugas Ninjas, Motoratos e afins. Já passei pela obsessão de vários géneros de cinema e apesar de me considerar eclética, nada me tira o gozo de um bom filme de acção (por muito irrealista que seja). Séries também se devoram por cá, mas a magia de um filme, será sempre a magia de um filme!

Marta Kong Nunes has 3069 posts and counting. See all posts by Marta Kong Nunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.