Estas são as personagens mais antigas de Lord of the Rings
Um universo tão vasto que eram preciso viver duas vidas para completar. Estas são as personagens mais antigas de “Lord of the Rings” e toda a Terra Média.
A Terra Média, o vasto e fascinante universo criado por J. R. R. Tolkien, continua a cativar gerações há quase 90 anos. Tudo começou com a publicação de “The Hobbit” em 1937, uma obra inicialmente destinada ao público infanto-juvenil, mas que rapidamente se tornou num marco na literatura. O sucesso levou o escritor e professor a expandir a sua criação, resultando na trilogia épica “O Senhor dos Anéis”, composta por “A Irmandade do Anel”, “As Duas Torres” e “O Regresso do Rei”. Estes livros, escritos entre 1937 e 1949, solidificaram a Terra Média como um dos universos fictícios mais detalhados e influentes de sempre.
Para além da trilogia e de “The Hobbit”, a extensa obra de Tolkien inclui outros contos fascinantes sobre a história deste mundo mítico, com livros como “A Queda de Gondolin” e “Beren e Lúthien”, que foram completados e publicados por Christopher Tolkien, filho do autor, a partir dos manuscritos e apontamentos deixados pelo pai. Estas obras exploram os eventos ocorridos milhares de anos antes dos acontecimentos centrais da saga, enriquecendo o universo com lendas e personagens icónicas.
Com o próximo lançamento de “The Lord of the Rings: War of the Rohirrim” na calha, a estrear em Dezembro deste ano e com a produção de “Lord of the Rings: Hunt for Gollum”, vamos revelar-te as personagens mais antigas deste universo (obviamente que Eru Ilúvatar, o criador, não vai contar para esta lista).
Shelob
Shelob é uma das criaturas mais antigas deste universo. A sua origem remonta à Primeira Era, o que significa que tem pelo menos alguns milhares de anos quando Frodo e Sam se deparam com ela.
Shelob é descendente de Ungoliant, uma entidade primordial que surgiu antes da Primeira Era e que desempenhou um papel significativo na destruição das Duas Árvores de Valinor. Ungoliant deu origem a muitas crias, e Shelob é uma das últimas sobreviventes. Devido à sua idade e linhagem, Shelob é um símbolo das forças mais antigas e sombrias da história da Terra Média.
Elrond
Elrond é um dos personagens mais antigas e importantes, sendo na realidade meio-elfo, filho de Eärendil e Elwing. Nasceu na Primeira Era, por volta do ano 532, sendo que a sua idade ultrapassa os seis mil anos.
Galadriel
Nascida na Primeira Era, Galadriel tem cerca de 7 mil anos antes dos eventos principais da trilogia, sendo filha de Finarfin, um príncipe dos Noldor, e neta de Finwë, o primeiro rei dos Noldor. Assim sendo testemunhou muitos dos eventos mais significativos da história da Terra Média, incluindo a queda de Morgoth, o primeiro Senhor das Trevas.
Círdan
Círdan, conhecido como Círdan, o Armador, é um dos elfos mais antigos da Terra Média. Ele é um dos primeiros Teleri, um grupo de elfos que despertou em Cuiviénen antes de partir para o Oeste. Ao contrário de muitos de sua linhagem que viajaram para Valinor, Círdan permaneceu na Terra Média para ajudar na construção de barcos e apoiar os elfos que ali ficaram. O elfo apareceu na série “Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder“.
Radagast
Radagast, também conhecido como Radagast, o Castanho, é uma das figuras menos conhecidas entre os Istari (os magos enviados pelos Valar à Terra Média), ao lado de Gandalf e Saruman. Os Istari chegaram à Terra Média no final da Terceira Era, com a missão de ajudar os povos livres a combater a crescente ameaça de Sauron.
Ao contrário de Gandalf, que se dedicou em guiar os povos livres em momentos de crise, Radagast ficou mais focado na natureza e em proteger a flora e a fauna.
Gandalf
Gandalf é um dos Istari mais conhecidos, ao lado de Saruman. Mas ao contrário do seu líder, este não foi corrompido pelo lado negro. O feiticeiro tem cerca de 50 mil anos.
Saruman
Saruman foi inicialmente um aliado da causa dos Elfos e dos Homens, mas gradualmente ficou obcecado pelo poder que podia obter através da influência de Sauron. Este vilão também tem cerca de 50 mil anos.
Balrog (Durin’s Bane)
Os Balrogs eram originalmente Maiar, espíritos poderosos que serviram os Valar antes da criação do mundo. No entanto, alguns foram corrompidos por Morgoth, o primeiro Senhor das Trevas. O último sobrevivente destes seres ficou escondido durante eras debaixo da montanha.
Sauron
Praticamente presente desde da criação da Arda e, originalmente conhecido como Mairon, Sauron era um dos Maiar, um poderoso espírito criado por Eru Ilúvatar antes da formação do mundo. Ele serviu sob o comando de Morgoth, o primeiro Senhor das Trevas, e foi corrompido pelo seu mestre, desenvolvendo uma ambição desmedida por poder.
Tom Bombadil
Tão importante, tão antigo mas tão desconhecido. Descrito como um espírito da natureza, Tom Bombadil é frequentemente considerado uma personificação da Terra Média e representa a simplicidade, a alegria e a harmonia com a natureza. A sua origem é incerta mas Tolkien considera a personagem mais antiga ao lado de apenas mais outra.
Treebeard
Durante as Eras Antigas, os Ents foram criados para serem pastores das florestas, protegendo-as das invasões de elfos, homens e anões. O mais velho destes Ents era conhecido como Treebeard ou Fangorn. Com o passar do tempo, à medida que as florestas diminuíam e os Ents começavam a desaparecer, Treebeard e os seus companheiros retiraram-se para a Floresta de Fangorn, onde mantiveram-se afastados das questões do mundo exterior. Gandalf refere-se a Treebeard como “a mais antiga criatura viva que ainda caminha sob o Sol nesta Terra-média.”
Sabias que estas eram as personagens mais antigas?