Prazer, Camaradas! | @Uma Pedra no Sapato

Prazer, Camaradas! | Novo filme de José Filipe Costa estreia esta semana

“Prazer, Camaradas!”, de José Filipe Costa estreia esta semana nos cinemas nacionais. Sabe tudo sobre este documentário e onde vê-lo. 

“Prazer, Camaradas!”, o novo documentário sobre a revolução sexual em Portugal de 1975 chega esta semana às salas de cinema. A estreia acontece a 20 de maio em algumas cidades portuguesas como Lisboa (Cinema City Alvalade, UCI El Corte Inglés), Porto (Cinema Trindade, UCI Arrábida 20), Braga (Cineplace Braga), Coimbra (Cinema NOS Alma) e Setúbal (Cinema City Setúbal). Além de sessões especiais que vale a pena conhecer com muitos convidados.

Doclisboa '19 Prazer Camaradas
Prazer, Camaradas! | @Uma Pedra no Sapato

A MHD partilha contigo esta sessões a seguir, que contarão, entre os convidados, com a presença do próprio realizador José Filipe Costa. A produção de “Prazer, Camaradas!” está a cargo da empresa Uma Pedra no Sapato.

Prazer, Camaradas! | Sessões especiais em Lisboa

  • Quinta, 20 de Maio, às 19:30 – Cinema City Alvalade – sessão com a presença do realizador José Filipe Costa e da equipa
  • Sexta, 21 de Maio, às 17:45 – Cinema Nimas – sessão com a presença do realizador e de Ana Margarida de Carvalho (escritora e crítica de cinema)
  • Sábado, 22 de maio, às 17:00, Cinema City Alvalade – sessão com a presença do realizador e de Isabel Freire (investigadora do ICS de História da Sexualidade), Patrícia Pascoal (investigadora, psicoterapeuta/sexóloga e presidente da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica)
  • Domingo, 23 de maio, às 20:00, Cinema Nimas – sessão com a presença de Leonor Rosas (estudante activista e feminista, licenciada em ciência política e mestranda em antropologia)
  • Quarta, 26 de maio, às 20:15, Cinema Nimas – sessão com a presença do realizador José Filipe Costa e de Francisco Louçã (economista e professor)

Prazer, Camaradas! | Sessões especiais no Porto

  • Domingo, 23 de maio, às 20:00 – Cinema Trindade – sessão com a presença do realizador e de Ricardo Vieira Lisboa (programador e crítico de cinema).

Contam-se ainda outras sessões especiais: em Tomar (1 de Junho, 19:00, no Cine-Teatro Paraíso, com a presença do realizador), São João da Madeira (2 de Junho, 20:00, no Auditório Paços da Cultura, com a presença do realizador), Coimbra (7 de Junho, 19:00, no Teatro Académico Gil Vicente, com a presença do realizador), Seia (10 de Junho, 18:30, no Cine-Teatro Casa da Cultura), Figueira da Foz (11 de Junho, 19:00, no Centro de Artes e Espetáculos), Setúbal (17 e 18 de Junho, 18:00, no Cinema Charlot, com a presença do realizador), Seia (10 de Junho, 18:30, no Cine-Teatro Casa da Cultura), Montemor-o-Novo (17 de Junho, 20:30, no Cine-Teatro Curvo Semedo, com a presença do realizador), Avanca (22 de Junho, 20:30, no Cine-Teatro de Estarreja), Viana do Castelo (6 de Setembro, 21:30, no Cinema Verde Viana), e Guimarães, Braga, Funchal e Ovar (de 10 a 17 de junho no Cinema Vida).

A sinopse de “Prazer, Camaradas!” pode ser conhecida abaixo, assim como o trailer.

Em 1975, no Portugal pós-revolução de Abril, uma mulher e dois homens – Eduarda Rosa, João Azevedo e Mick Geer – viajam da Europa do Norte para trabalharem nas cooperativas das herdades ocupadas no Ribatejo. Como muitos outros, ajudam nas actividades rurais e pecuárias, dão consultas médicas, aulas de planeamento familiar, mostram filmes de educação sexual e participam nos bailes tradicionais. Vêm fazer a revolução sexual, abalando as velhas certezas de quem viveu tanto tempo em ditadura: como convivem homens e mulheres nas aldeias do Ribatejo? Por que é que as mulheres têm de ir virgens para o casamento? Por que é que só os homens têm direito ao prazer sexual?

Segundo José Filipe Costa:

jogo lúdico: propôs-se a actores não profissionais que dramatizassem as memórias de uma revolução que não foi apenas política, mas também sexual e de costumes. O filme desenvolve-se em quadros improvisados, confrontando as ideias e comportamentos de estrangeiros e portugueses sobre a intimidade e a vivência da sexualidade. Há a ambição de mostrar que a revolução não estava só a acontecer no palco politico-constitucional, mas também nas cabeças e nos corpos das pessoas.

Podes conhecer mais filmes do realizador José Filipe Costa na sua página oficial (entra aqui). Não percas a estreia do seu novo filme nas salas de diferentes cidades portuguesas.

Prazer, Camaradas! | Trailer do documentário sobre a revolução sexual

Não percas as sessões de “Prazer, Camaradas!”. Podes ainda ler a nossa crítica a este documentário que após passar por festivais internacionais como o Festival de Locarno em 2019, chega agora às salas comerciais portuguesas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *