The Son, em análise | Primeiras Impressões

The Son, a nova série do AMC, entrou com o pé direito no seu episódio de estreia! Confere as nossas primeiras impressões.

Após alguma espera, estreou finalmente The Son, a nova aposta do AMC. Adaptando o livro com o mesmo nome, de Philipp Meyer, a série protagonizada por Pierce Brosnan faz uma boa entrada no panorama televisivo. O primeiro dos dez episódios que irão compor a primeira temporada tem uma qualidade muito consistente e a apresentação do mundo de The Son é feita a um bom ritmo, divulgando as informações necessárias para compreendermos de que forma o drama se irá desenrolar.

Vê mais: AMC Portugal promete abalar o mundo seriólico em 2017

A série começa no ano de 1849, onde conhecemos o protagonista, Eli McCullough, e a sua restante família. A normalidade parece reinar na casa de Eli. Porém, esta é drasticamente abalada quando o protagonista enfrenta um ataque dos índios Comanches, vê a sua família ser morta à sua frente e acaba por ser capturado pelos nativo americanos. Somos de seguida transportados para o tempo presente, 1915, onde vemos a versão crescida de Eli. Agora ele é o patriarca de uma poderosa família do Sul do Texas e está empenhado em manter este domínio nas mãos dos McCullough.

the son

The Son é uma série que, de acordo com este episódio inicial, irá estruturar a sua narrativa viajando entre duas épocas: o passado, 1849; e o presente, 1915. Esta estrutura apresenta aspectos positivos e negativos, que podem, ou não, favorecer a série. Por um lado, o facto de já sabermos que tipo de homem Eli se irá tornar, impede que exista um lado mais incógnito sobre o seu personagem e que nos deixe com vontade de descobrir o que é que o futuro lhe reserva. Assim, os flashbacks podem tornar-se menos interessantes. Mas se olharmos com outro ponto de vista, esta estrutura pode ser uma mais valia para The Son. Visto que já sabemos que Eli se irá tornar neste homem poderoso e rico, o nosso foco deverá concentrar-se na forma como ele conseguiu chegar a este ponto. Esta jornada será o elemento mais forte dos flashbacks. 

Lê também: Por Treze Razões, em análise

Grande parte do episódio First Son of Texas é dedicado à contextualização do mundo de The Son e à apresentação dos personagens e das suas relações. Embora o episódio viaje ao passado de Eli, a maior parte do tempo concentra-se no presente, já que é aqui que se encontra a verdadeira intriga e conflito da história. Eli McCullough quer aumentar a sua fortuna através da exploração de petróleo nas terras do seu rancho. Porém, o Sul do Texas está a ser assolado por uma guerra que põe em confronto os mexicanos e texanos. E para piorar mais a situação, avizinha-se uma luta entre a família McCullough e a família Garcia.

the son

Não percas: Os melhores pedidos de casamento das séries

Ainda é cedo para se perceber se The Son vai conseguir um lugar privilegiado neste vasto universo das séries televisivas. Contudo, os principais ingredientes de The Son estão na mesa e, embora a história não aparente ser algo completamente arrojado e original, a execução da série, juntamente com um bom elenco, poderão fazer da série do AMC e de Pierce Borsnan mais um excelente western televisivo.

Lê Também:
AMC dá-nos episódios alargados de Normal People

Deste episódio piloto, há dois elementos que destacamos, quer pelo seu carácter individual, quer pelo benefício que proporciona à série. Já referimos que The Son é constituído por um elenco de qualidade. E até agora, os atores parecem estar a entrar confortavelmente nas peles dos seus personagens. Porém, há um ator que se evidencia entre o restante elenco. Falamos, como é óbvio, do protagonista, Pierce Brosnan. O ator irlandês deixou o seu lado sofisticado de James Bond, e encarna na perfeição a figura de Eli McCullough. Esta versão adulta do personagem é de um homem implacável, forte e destemido. E diríamos até, sem escrúpulos. Brosnan entrega-se de corpo e alma ao personagem. Mesmo quando Eli faz ou diz algo completamente imoral, o espectador não consegue afastar os olhos dele. Tudo graças à interpretação de Brosnan, que torna esta figura muito carismática, em todos os seus momentos.

Consulta ainda: Mapa das Séries | Todas as estreias nacionais de abril 2017

the son

Vê mais: Calendário de Séries Midseason 2017 | As estreias e os regressos das tuas séries

O outro elemento que destacamos no episódio First Son of Texas é a relação entre Eli e Jeannie. este avô e esta neta, apesar de terem vários anos de vida a separá-los, partilham uma relação de grande cumplicidade. A ligação dos personagens é quase como se fossem melhores amigos. Eles partilham mutuamente os seus pensamentos e sentimentos. E embora Jeannie seja apenas uma criança, Eli não tem qualquer problema em ser franco e direto com ela, contando-lhe tudo sem rodeios. Mesmo que se tratem de assuntos mais sensíveis ou violentos. Existe uma admiração recíproca que é formidável de ver. Esta relação e proximidade ganha um relevo ainda maior quando lemos numa das informações disponibilizadas pelo AMC, de que a série vai acompanhar o crescimento e evolução de Jeannie McCullough, até ela se numa impiedosa CEO de um império do petróleo.

Lê Também:
Fear the Walking Dead e World Beyond dominam a AMC

Depois deste primeiro episódio, há muita coisa pela qual podemos aguardar com alguma antecipação nos próximos episódios. Relativamente aos flashbacks, o interesse estará em conhecer a evolução de Eli. Como irá lidar com os índios? Conseguirá integrar-se? De que maneira? Que influência irão ter os Comanche na construção da personalidade de Eli? Enquanto no tempo presente, há vários conflitos a emergirem, nomeadamente uma possível guerra entre as famílias McCullough e Garcia. 

The Son está em exibição no AMC Portugal. O canal está disponível nos seguintes operadores: NOS (Canal 84), MEO (Canal 67) e NOWO (Canal 38).

The Son - Primeiras Impressões
the son

Name: The Son

Description: Baseada no best seller finalista do Prémio Pulitzer de Philipp Meyer, The Son explora a ascensão ao poder da família McCullough no negócio do petróleo nos princípios do Século XX até chegar a ser uma das famílias mais poderosas e ricas do Texas. A série mostra a transformação de Eli McCullough (Pierce Brosnan), o carismático patriarca da família, detentor de um famoso rancho de petróleo, que passa da mais bondosa inocência à violência mais calculada, sentimento que se reflete constantemente na forma de fazer negócios.

  • Filipa Machado - 65
  • Jorge Lestre - 35
50

CONCLUSÃO

A nova série do AMC entrou com o pé direito, mas ainda é cedo para afirmarmos que é um sucesso. The Son conta com um ótimo elenco, especialmente Pierce Borsnan no lugar do protagonista. A história, embora não seja completamente original, poderá revelar algumas surpresas e agradar aos fãs do género western.

Filipa Machado

Sending
User Review
3.33 (6 votes)
Comments Rating ( reviews)

Filipa Machado

Uma fã da 7ª Arte, adora ler e passar as suas folgas a fazer maratonas de séries e não pode viver sem um pouco de anime no seu dia a dia.

Filipa Machado has 862 posts and counting. See all posts by Filipa Machado

One Response

  1. carlos Roberto 8 de Janeiro de 2018

Leave a Reply

Sending