Ben Houdijk via Shutterstock.com, ID

Quando John Mayer “meteu no bolso” Eric Clapton e outras lendas do Blues

John Mayer brilhou, ainda novo, numa atuação em 2007, em cima de um palco onde estavam várias lendas do blues, incluindo o Eric Clapton.

Sumário:

  • O Crossroads Guitar Festival é um festival dedicado exclusivamente a atuações com grande foco na guitarra elétrica e foi criado por Eric Clapton;
  • A primeira edição deste festival foi em 2004;
  • Na edição de 2007, John Mayer, que subiu ao palco com muitas lendas do Blues (tais como Eric Clapton e Buddy Guy) brilhou com um espetacular improviso de guitarra.
Lê Também:
Jimi Hendrix foi "vetado" por Quincy Jones?

Em 2004, Eric Clapton criou o Crossroads Guitar Festival. Este festival tinha (e tem) um objetivo de beneficiência, sendo que os lucros do mesmo revertem para uma clínica (também fundada por Clapton) focada em tratar pessoas toxicodependentes. O festival foi um sucesso, e desde aí já houve cinco edições.

O conceito é simples: juntar o passado, o presente e o futuro do mundo da guitarra elétrica. Com uma dinâmica muito própria, este evento oferece uma variedade de concertos com músicos que se destacam pelo seu talento na guitarra e pelo foco que, nas suas canções e atuações, colocam neste instrumento.

Muito comum neste festival é também haver um momento, ou vários, em que os grandes se juntam em palco e fazem uma rendição de algum clássico do blues (o que envolve bastantes improvisos de guitarra). Uma atuação que ficou muito conhecida foi quando B.B. King, Eric Clapton, Robert Cray e Jimmy Vaughan tocaram, todos juntos, “The Thrill is Gone”.


Ora, no Crossroads de 2007, John Mayer, com apenas 29 anos, tocou “Sweet Home Chicago” (um dos maiores clássicos do blues, composto, supostamente, pelo intemporal Robert Johnson), ao lado de Clapton, Buddy Guy, Robert Cray, Johnny Winter e outros. Ou seja, ao lado de lendas da guitarra e do blues  com idade para serem pais, e talvez avós, de Mayer.

Lê Também:
Noel Gallagher (Oasis) revela a sua composição preferida de sempre

Enquanto Buddy Guy e Eric Clapton lideravam as vozes e faziam improvisos de guitarra, a par de tempo dado no instrumento a Robert Cray, John encontrava-se mais atrás. Com a humildade típica de quem se encontra ao lado dos músicos que o inspiraram enquanto crescia, acompanhava o que se passava com meros acordes, linhas discretas de guitarra ou segundas vozes. No entanto, depois de um dos refrões, Buddy Guy apontou para ele, como quem diz: “agora és tu!”. E pronto, John Mayer estava lançado.

Com um vigor aliciante o jovem músico agarrou a escala de blues e trouxe uma nova sonoridade para cima do palco. Embebido ao longo da vida pela influência de todos os gigantes que o rodeavam, Mayer cantou o blues com a guitarra com uma energia eletrizante.

É como se estivéssemos a ver o testemunho a ser passado, e é espetacular.

“Sweet Home Chicago” | Live at 2007 Crossroads Guitar Festival

A partir do minuto 03:14 deste vídeo podemos ver o palco a ser roubado, por um jovem John Mayer, aos intemporais do blues. Para quem é conhecido (e era) como um dos artistas pop da atualidade, isto mostra bem onde estão as raízes de Mayer…



Loading poll ...
Em breve
A Tua Opinião Conta: Qual é a melhor?

Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *